Secretaria do Meio Ambiente inicia plantio de mudas do Jardim Aquático na Lagoa Maior

Um novo projeto ambiental vai aprimorar a paisagem natural da Lagoa Maior. A Secretaria do Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) está criando o Jardim Aquático, um espaço de contemplação, com plantas e árvores naturais de lagos e rios. A ideia é ampliar o sistema ecológico do “maior cartão postal da Cidade”, trazendo variedades para compor a beleza do local.

Celso Yamaguti, Secretário da pasta, desenvolveu o projeto e na manhã desta sexta-feira (02), juntamente com a equipe da SEMEA, iniciou o plantio das mudas no espaço que fica em frente ao bosque da Lagoa.

O Jardim recebeu mudas das árvores embaúba e buriti. Já na água, estão sendo colocadas várias espécies como ninfeias (nas cores amarela, branca, rosa e roxa), papiros, aguapé, Lírio de São José, taboa e, estuda-se a possibilidade de trazer vitórias-régias.

Numa área de quase 1 mil m², o Jardim Aquático foi cercado e recebeu a proteção de tela de arame. “Tomamos essa medida por causa das capivaras que poderiam invadir e estragar as plantas. Tivemos sugestões por parte dos frequentadores da Lagoa que, antes mesmo da inauguração, já gostaram da novidade”, comentou Celso.

O lançamento oficial do Jardim Aquático ainda não está definido. Conforme o Secretário, assim que todas as mudas chegarem e forem plantadas, será possível prever a data. “Como é um jardim, o mais provável é que inauguremos quando estiver florindo, o que não demora muito por serem aquáticas”, conclui Celso Yamaguti.

Fonte: Jornal dia a dia