O clima e o futuro do planeta

A simples hipótese de que um dia falte neve nos leva a um cenário apocalíptico de escassez de água potável e de condições meteorológicas ameaçadoras. O gelo é, para o planeta, questão de vida ou morte, como você confere nesta edição do Futurando. Vamos explicar a enxurrada de incertezas às quais seríamos submetidos, caso isso um dia de fato virasse realidade.

Outra questão que será levantada é: como seria o mundo sem a camada de ozônio? Já parou para pensar? Veja alguns possíveis cenários neste Futurando.

O programa vai discutir, na verdade, a questão climática de muitas perspectivas, inclusive da previsão do tempo. Quem nunca passou pela clássica situação de ser surpreendido por uma chuva mesmo com o serviço meteorológico informando o contrário? A explicação envolve a chamada camada limite planetária.

Futurando também visitou um centro de pesquisa em Leipzig, no leste da Alemanha, onde foi colocado em operação um simulador de nuvens. O objetivo dos cientistas é analisar as causas de tempestades e tentar evitar catástrofes.

As nuvens, aliás, flutuam sem aparente esforço, o que deixa no ar a dúvida sobre o peso delas. Dá para saber esse tipo de informação? Sim, é possível. A nossa equipe usou um cálculo da Física para chegar à resposta.

Fomos ainda atrás de um dos responsáveis pelos efeitos especiais no mais recente episódio da saga Guerra nas Estrelas - Star Wars: os últimos Jedi. É um pesquisador que trabalha em Munique e desenvolveu um algorítimo para dar realismo às animações de fumaça nas cenas do filme. Dá para perder? Claro que não!

O programa

Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as terças, às 21h45, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Fonte: Deutsche Welle

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,