Saiba mais sobre as três maiores bacias hidrográficas do País Água

O Governo do Brasil tem atuado com ações para recuperar, preservar e conservar as bacias hidrográficas do País. São atividades integradas, que promovem a melhoria da disponibilidade de água, em quantidade e qualidade, para os diversos usos. O Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas é uma delas e trabalha de maneira descentralizada, a partir de parcerias, de acordos de cooperação técnica e com parceiros como universidade, Ibama e Funasa.

Outra medida anterior protetiva foi a aprovação, em 2003, da Divisão Hidrográfica Nacional, pelo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). O documento orientou o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos em todo o País, e que também estabeleceu as 12 Regiões Hidrográficas (RH) brasileiras. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, elas são: bacias, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas, com características naturais, sociais e econômicas similares.

As doze RH brasileiras são: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico NE Ocidental, Parnaíba, Atlântico NE Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraná, Paraguai, Uruguai e Atlântico Sul.

Saiba um pouco mais sobre as três maiores bacias hidrográficas brasileiras:

Amazônica

Arquivo/ ANA

Região Hidrográfica Amazônica/ ANA

Ocupa 45% do território nacional, abrangendo sete estados (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Mato Grosso). Possui uma extensa rede de rios com grande abundância de água, como Amazonas e Solimões. A região concentra 81% da disponibilidade de águas superficiais do País.

Tocantins-Araguaia

Arquivo/ ANA

Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia/ ANA

Corresponde a 10,8% do território brasileiro, abrangendo seis estados: Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal. Na região estão presentes os biomas Floresta Amazônica, ao norte e noroeste, e Cerrado nas demais áreas.

Paraná

Arquivo/ ANA

Região Hidrográfica Paraná/ ANA

Ocupa 10% do território brasileiro, abrangendo sete estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. É a região mais populosa, de maior desenvolvimento econômico do país, e a região com maior aproveitamento do potencial hidráulico disponível.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da ANA e MMA

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,