Limpeza urbana na Alemanha

A feira mal acabou. A neve nem começou a derreter. As barracas do evento ainda não foram desmontadas. Mas na Alemanha, a limpeza urbana não perde o brilho da eficiência. Com um serviço discreto, os espaços públicos ficam limpos em questão de minutos.

Na Alemanha, a varrição urbana é mecanizada. Pelas ruas, circulam a todo momento veículos motorizados que sugam a sujeira e deixam o asfalto em boas condições. Ruas e calçadas costumam estar limpas. As estações de trem nem sempre.

Os equipamentos utilizados são os varredores. Alguns deles limpam faixas inteiras de ruas e calçadas com apenas uma passagem e têm capacidade para reservar até quatro toneladas de lixo.

Outros têm sistema de aspersão de água para evitar que a poeira se alastre durante o processo de limpeza. Alguns desses veículos são movidos à gasolina e funcionam como aspiradores gigantes, sugando até garrafas plásticas.

Em parques e campos, pequenos tratores são usados para aparar a grama em velocidade recorde. No inverno, pequenos caminhões abrem caminho em meio à neve.

No outono, em vez de aspirar as folhas, agentes de limpeza usam sopradores movidos à bateria para formar pequenos montes de folhas que serão sugadas por uma varredeira ou depositadas num caminhão para depois servir de adubo. Os zunidos dos varredores e sopradores são parte da rotina urbana alemã.

A prefeitura de Dresden, na Saxônia, leste alemão, até adotou um aplicativo para melhorar a limpeza urbana. Os cidadãos podem informar o município sobre pontos da cidade que precisam de limpeza. No app DreckWeg, é possível fazer o upload de uma foto, informar o endereço e descrever o problema à prefeitura.

Latas de lixo também estão espalhadas pelas ruas e estações de trem para que ninguém tenha a desculpa de jogar lixo no chão. Afinal, isso pode gerar multas. Algumas latas são específicas para cada tipo de resíduo. E a reciclagem, é claro, começa em casa.

Fonte: Deutsche Welle

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,