Anúncios
Principais assuntos
acidente ambiental agropecuário amazônia apreensão arqueologia biodiversidade biotecnologia carbono chuvas ciência clima cursos e eventos código florestal dengue desenvolvimento sustentável desmatamento energia extinção fauna fenômeno flora florestal gestão ambiental gripe A gripe aviária internacional legislação licenciamento mudanças climáticas nuclear paleontologia pesquisa poluição protesto qualidade de vida queimadas recursos pesqueiros resíduos seca tecnologia terremoto transgênicos unidades de conservação águas índiosListar notícias por data
03 / 04 / 2018Produção de óleo e gás no pré-sal registra novo recorde em fevereiro
A produção do pré-sal ficou em 1,763 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed) em fevereiro, um novo recorde para a extração de matéria-prima na área. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que esse valor equivale a 53,3% do total produzido no País.
Apenas de petróleo retirado em águas profundas, na camada do pré-sal, foi 1,408 milhão de barris por dia. No caso do gás natural, 56 milhões de metros cúblicos por meio de 83 poços.
Retomada
No ano passado, o Brasil finalmente retomou as rodadas de licitação na área do pré-sal, que estavam há anos paralisadas. Com novas medidas regulatórias e maior transparência nos contratos, 75% das áreas ofertadas foram arrematadas, com forte interesse de empresas com atuação global.
Em 2018 está marcada a quarta rodada de licitações de áreas do pré-sal, prevista para ocorrer em junho. Se repetir o sucesso das ocorridas no ano passado, o leilão vai trazer investimentos, ajudar na retomada de empregos e trarão efeitos positivos na economia de estados e municípios que precisam do dinheiro oriundo do petróleo, como é o caso do Rio de Janeiro.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da ANP