Toyota começa a vender ônibus de célula de combustível de hidrogênio no Japão

A Toyota abriu as vendas de seu primeiro ônibus com célula de combustível a hidrogênio, o Sora, no Japão, de acordo com um novo press release. Este novo modelo representa o primeiro ônibus de célula de combustível a hidrogênio a receber certificação de tipo de veículo no país.

A empresa revelou no passado que pretende transportar pelo menos 100 ônibus movidos a hidrogênio nas ruas de Tóquio até a Olimpíada de 2020.

O novo modelo de ônibus Toyota Sora é supostamente baseado na mesma tecnologia usada no carro movido a célula de hidrogênio da empresa, o Mirai – essa tecnologia é o sensivelmente chamado Toyota Fuel Cell System (TFCS).

O Green Car Congress fornece mais algumas informações: “O Sora está equipado com um dispositivo de saída de energia externa de alta capacidade, que pode fornecer alta produção e uma grande capacidade de fornecimento de eletricidade (9 kW de potência máxima e 235 kWh) e tem uso potencial como fonte de energia de emergência após desastres.

“Os assentos do Sora são armazenados automaticamente quando não estão em uso, melhorando o conforto e a conveniência dos passageiros com carrinhos de bebê e cadeiras de rodas, além de outros passageiros. Oito câmeras de alta definição instaladas dentro e fora do veículo detectam pedestres e ciclistas ao redor do ônibus, proporcionando um campo de visão do sistema de câmeras de apoio. Quando nos pontos de ônibus, o sistema avisa o motorista dos pedestres e ciclistas próximos por meio de notificações sonoras e imagens, melhorando assim a segurança. ”

A saída do sistema é de 113 kW duas vezes, através de duas transmissões elétricas de 113 kW. O ônibus está sendo alimentado por duas pilhas de célula de combustível de 114 kW e um tanque de armazenamento de combustível de hidrogênio de 600 litros (com combustível armazenado a 70 MPa).

Fonte: Meio Ambiente Rio

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , , ,