Quilombos debatem gestão ambiental

Lideranças de 15 comunidades quilombolas de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte participam, até essa sexta-feira, da Terceira Oficina Territorial promovida pelo Ministério do Meio Ambiente. A ideia é traçar diretrizes para uma política de gestão territorial e ambiental e sua ligação com as mudanças climáticas globais. O encontro é na Comunidade Estivas, em Garanhuns (PE).

Simultaneamente, o Ministério do Meio Ambiente realiza o mesmo evento em Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA), com a participação de lideranças de 20 comunidades de quilombo dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. O diálogo tem o objetivo de propor ações e iniciativas conjuntas para a preservação ambiental dos quilombos.

A secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Juliana Simões, destaca que o diálogo está avançando. “Estamos conseguindo fazer com que o tema seja apropriado pelas comunidades”, explica. Segundo ela, muito se falava sobre gestão ambiental e territorial, mas o envolvimento das comunidades era baixo. “As oficinas adquirem um caráter informativo, explicando qual o reflexo que os planos de gestão ambiental e territorial tem na vida deles dentro dos quilombos”, afirma.

O processo de diálogo com as comunidades quilombolas busca propor ações e iniciativas conjuntas para a preservação ambiental em seus territórios. A Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA considera a agenda estratégica. “Muitas dessas áreas são ricas em biodiversidade, patrimônio genético, ambiental e cultural”, explica a secretária Juliana Simões. “O envolvimento das comunidades facilitará o trabalho de elaboração e implementação de planos de gestão territorial e ambiental dos quilombos”, avalia.

Participam do evento o Ministério dos Direito Humanos, Incra, autoridades municipais dos três estados, a Defensoria Pública e a Universidade Federal de Pernambuco. Ao todo, serão oito oficinas preparatórias para o Encontro Nacional do Grupo de Trabalho Quilombola, previsto para acontecer em Brasília, entre os dias 24 e 25 de maio.

Fonte: MMA

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,