Biólogos tentam desencalhar baleia de 10 toneladas no litoral da Argentina

Baleia Jubarte encalha na argentina. Baleia pesa em torno de 10 tonelada e deve ter 4 anos  (Foto: Telám)

Baleia Jubarte encalha na argentina. Baleia pesa em torno de 10 tonelada e deve ter 4 anos (Foto: Telám)

Autoridades ambientais e forças de segurança da Argentina trabalham nesta segunda-feira (9) para tentar resgatar uma baleia de quase dez toneladas que permanece encalhada desde a tarde de sábado (7) em uma praia da província de Buenos Aires.

A balheia encalhou no balneário de Punta Mogotes, na cidade de Mar del Plata, a 400 quilômetros ao sul da capital argentina.

Trata-se de uma baleia jubarte de aproximadamente dez metros de comprimento e, segundo estimam os especialistas, deve ter entre três e quatro anos.

“Estamos tentando reintroduzi-la novamente ao mar. É a quarta ou quinta vez que vamos tentar: o animal foi introduzido algumas vezes, mas voltou a encalhar”, afirmou Alejandro Saubidet, biólogo do aquário de Mar del Plata que participa da operação iniciada há quase dois dias

Biólogos tentam desencalhar baleia de 10 toneladas no litoral da Argentina

Biólogos tentam desencalhar baleia de 10 toneladas no litoral da Argentina

A baleia “seguramente tem alguma patologia associada” que faz com que queira sair da água apesar de ser reintroduzida no mar, continuou o biólogo.

Saubidet apontou que trata-se da terceira baleia que fica encalhada na costa da província nos últimos três meses.

Neste momento, a equipe da Fauna Silvestre, membros da Prefeitura Naval e Defesa Civil e moradores tentam devolver a baleia ao mar.

“Tem um comprimento de 10 metros e pesa cerca de 10 toneladas. É bastante difícil todas as manobras para reintroduzi-la”, apontou o biólogo, que espera que conseguir devolver a baleia de novo ao mar ao longo desta segunda-feira (9).

Fonte: EFE

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , , ,