Curitiba é destaque no ‘Desafio Natureza nas Cidades 2018′

(Foto: Brunno Covello/SMCS)  - Curitiba é destaque no 'Desafio Natureza nas Cidades 2018'

(Foto: Brunno Covello/SMCS)

Quase 860 imagens de animais e plantas, registradas entre os dias 27 e 30 de abril, garantiram para Curitiba o terceiro lugar no Brasil no Desafio Natureza nas Cidades 2018. Conhecida internacionalmente como City Nature Challenge, por aqui a competição ainda teve a participação de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Salvador (BA).

A ideia do desafio era fotografar – com smartphone ou câmera digital – a biodiversidade encontrada pelo caminho nos dias propostos. Foram identificadas nas imagens enviadas pelos moradores de Curitiba, na plataforma e no aplicativo, 274 espécies. O desempenho garantiu à capital paranaense o 43º lugar geral.

A diretora do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcia Arzua, lembra que foi a primeira vez que Curitiba aderiu ao Nature Challenge e avalia bem os resultados.

“Conseguimos nos destacar como a segunda cidade com mais contribuições no Brasil e mostrar a nossa biodiversidade”, disse. O aplicativo iNaturalist, completa Marcia, ainda pode ser usado. “Há equipes de especialistas que fazem a identificação de todas as imagens enviadas ao redor do mundo a qualquer momento”, explicou.

O desafio

O evento foi criado por pesquisadoras do Museu de Los Angeles de História Natural e da Academia de Ciências da Califórnia. Trata-se de uma competição internacional para o registro do maior número de plantas e animais em cada cidade participante.

Em todas as cidades, em 2018, foram colhidos quase 373 mil registros de mais de 16.000 espécies, obtidos por 15.772 voluntários. O primeiro lugar mundial ficou com a região da Baía de São Francisco, nos Estados Unidos. Foram 36,8 mil observações feitas por uma equipe de mais de 1,4 mil colaboradores.

A cidade brasileira melhor colocada foi São Paulo (32° lugar geral), com 2,5 mil observações e 154 participantes.

Fonte: Massa News

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,