Jovens debatem meio ambiente nos estados

As 27 unidades federativas do Brasil finalizam, neste mês, as etapas estaduais para eleger delegação e selecionar propostas que representarão cada estado na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em junho, em Brasília (DF). Cada projeto estadual é escolhido a partir de um conjunto de propostas desenvolvidas nas escolas.

Ao todo, 9.632 instituições de ensino fundamental, do sexto ao nono ano, participam da etapa escolar nesta edição. “É nas escolas e nos encontros regionais e estaduais onde o processo educativo se enraiza e se constrói de acordo com as especificidades, demandas e problemáticas de cada localidade”, explicou a diretora de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Renata Maranhão. “A ideia é que a conferência seja um pretexto pedagógico para a inserção das temáticas ambientais, de modo transversal, nos currículos”, disse. Renata Maranhão participa, nesta semana, da mobilização estadual no Paraná.

Realizado em Foz do Iguaçu, oeste do estado, o encontro reúne estudantes de 11 a 14 anos que participaram da etapa escolar. Até sexta-feira (11), eles devem selecionar 19 propostas para a etapa nacional. Uma das iniciativas é, por exemplo, o projeto “Jardim Sensorial irrigado pela água do Rio Atuba”, elaborado pelos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pilar Maturana, de Curitiba.

A pesquisa tem como objetivo conscientizar a comunidade local sobre a importância da preservação da mata ciliar em torno de nascentes e o cuidado com o meio ambiente por meio do contato com o jardim. Para irrigar as plantas do espaço, os alunos utilizam água do rio Atuba, que fica a cerca de 300 metros da escola.

RECURSOS HÍDRICOS

A conferência deste ano tem por tema central “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Em todo o país, estudantes, professores e instituições públicas e privadas estão mobilizadas em torno de um objetivo comum: refletir e propor alternativas e projetos que contribuam com a governança e gestão integrada dos recursos hídricos, o que requer uma discussão integrada entre as diversas políticas públicas socioambientais.

Com um processo de adesão voluntário, a V Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), criado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de mobilizar estudantes, adolescentes e jovens de todo o país para promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas e estimular a proposição de ações e projetos socioambientais.

A etapa estadual é obrigatória e deve ser realizada até meados de maio de 2018, para debater e aprofundar os estudos e diálogos sobre o tema da conferência a partir da perspectiva local. É o momento de encontro dos delegados e delegadas eleitos na conferência municipal, regional ou das escolas escolhidas pela Comissão Organizadora Estadual.

ETAPA NACIONAL

A quinta edição acontecerá de 15 a 19 de junho de 2018 em Brasília. A etapa nacional reúne todas as delegações estaduais para realização de oficinas, atividades culturais e diálogos com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.

A conferência nacional terá a participação de cerca de 700 pessoas, dentre as quais 459 estudantes (crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos de idade) e 27 professores. No período de 11 a 14 de junho ocorrerá a formação de 54 jovens (dois por UF) que auxiliarão as atividades com os estudantes na etapa nacional.

A primeira edição da CNIJMA ocorreu em 2003 e teve a participação de 15.452 escolas. A segunda, em 2005/2006, foi realizada com 11.475 escolas. A terceira em 2009 aconteceu com a participação de 11.631 escolas e o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades. Já em 2013 envolveu 16.538 escolas com a participação de aproximadamente 5 milhões de pessoas em 3.519 municípios.

Fonte: MMA

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