Empresas e o meio ambiente: como ser uma empresa sustentável e lucrar mais

A busca por soluções sustentáveis é uma preocupação cada vez mais constante na sociedade. Quando a natureza é afetada a população sofre com a  poluição do ar, da água e do solo, por isso que empresas de diversos setores e indústrias buscam inovações tecnológicas para que produtos e serviços sejam distribuídos e comercializados sem afetar o meio ambiente.

A maior parte dos resíduos industriais que são produzidos no mundo vem de grandes indústrias, por isso que muitas desenvolvem um plano de gerenciamento de resíduos para organizar todas as etapas de produção da empresa. Enquanto outras apostam no mercado de resíduos para vender e comprar materiais que podem ser reciclados e reaproveitados ao invés de serem descartados.

A tecnologia contribui bastante com essas empresas, softwares como o VG Resíduos possuem tecnologia que otimiza e agiliza todo o gerenciamento de resíduos da organização, além de conectá-las com o mercado de resíduos. Isso mostra a tecnologia em prol do meio ambiente. Mas, qualquer empresa de qualquer tamanho pode aplicar práticas mais sustentáveis.

Práticas sustentáveis no dia a dia

Não importa se é um pequeno ou grande negócio, algumas atitudes como trocar os materiais descartáveis, como copos por exemplo, pode ser o primeiro passo. Incentive os colaboradores o uso de garrafas de água e/ou copos plásticos reutilizáveis, dessa forma a empresa também poupa com os gastos na compra desses materiais.

O consumo de água e energia elétrica também devem ser repensados. Torneiras com temporizador ajudam a evitar o desperdício de água principalmente nos banheiros, trocar as lâmpadas convencionais pelas mais econômicas também ajudam a diminuir a conta no final do mês, além de ter um impacto menor sobre o meio ambiente. Deixar as janelas abertas para iluminar e ventilar o ambiente diminui o uso de lâmpadas acesas e principalmente o uso constante do ar condicionado.

Para as empresas que trabalham com impressão é recomendável o uso da EcoFont, que permite a economia na tinta de impressão. Outra dica é utilizar os papéis velhos para rascunhos antes de serem descartados.

Trabalhar com empresas que já adotam práticas sustentáveis ajuda a fortalecer o conceito de empresa sustentável, além de trazer novas oportunidades. Procure também por parcerias com ONGs ou outras instituições que fazem a coleta de lixo reciclável, mas não esqueça de separar cada resíduo de forma correta para evitar que um contamine o outro.

Toda prática sustentável deve ser aplicada com a conscientização dos colaboradores. É preciso engajar os funcionários para que uma cultura sustável seja aplicada dentro da empresa. Não importa se é um e-commerce ou outro tipo de empresa, o impacto sobre a imagem da empresa é sempre positivo quando adota o conceito de empresa amiga do meio ambiente, por isso é importante que todos os colaboradores sejam conscientizados sobre isso, além de ajudar no desenvolvimento de novas ideias.

Fonte: E-Commerce News