Comunitários participam de programação da Semana do Meio Ambiente em Monte Alegre

Alunos participando das ações da Semana Nacional do Meio Ambiente em Monte Alegre (Foto: Ideflor-Bio/Divulgação)

Alunos participando das ações da Semana Nacional do Meio Ambiente em Monte Alegre (Foto: Ideflor-Bio/Divulgação)

Com a finalidade de apoiar a participação da comunidade na preservação da natureza, no dia 5 de junho será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Monte Alegre, no oeste do Pará, desde o dia 30 de maio está sendo realizada uma extensa programação em alusão a data.

As ações são promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) em comunidades no Parque Estadual de Monte Alegre (Pema) e na Área de proteção Ambiental (APA) Paytuna.

A abertura a Semana Nacional do Meio Ambiente foi marcada por uma ação ambiental com a participação de estudantes do município. Os alunos caminharam por vários bairros até a orla da cidade, onde fizeram coleta seletiva de lixo. À tarde, os alunos participaram de palestras sobre o Pema e os Sistemas Agroflorestais (SAFs), promovidas pela Gerência da Região Administrativa Calha Norte I e pelo Escritório Regional do Ideflor-bio no Baixo Amazonas.

Ações da Semana Nacional do Meio Ambiente em Monte Alegre (Foto: Ideflor-Bio/Divulgação)

Ações da Semana Nacional do Meio Ambiente em Monte Alegre (Foto: Ideflor-Bio/Divulgação)

Seguindo a programação, as ações ocorrerão até dia 7 de junho, mas nesta sexta-feira (1) e sábado (2) haverá uma pausa. Entre os dias 3 e 6, o evento contará com passeio ciclístico entre Monte Alegre e o Ererê; caminhada ecológica com alunos de ensino médio; coleta de lixo e arborização de Monte Alegre, e palestras sobre agrotóxicos. A celebração de uma missa marcará o encerramento da Semana do Meio Ambiente, no dia 7, às 8 h, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis.

“A programação auxilia a fortalecer o trabalho de educação ambiental e de conservação do meio ambiente junto às escolas, instituições de ensino e sociedade civil de Monte Alegre. É também uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho das instituições e escolas que executam ações em defesa ao meio ambiente aqui em Monte Alegre”, ressaltou Patrícia Messias, gerente da Região Administrativa da Calha Norte I.

Fonte: G1