Erupção de vulcão deixa ao menos 6 mortos na Guatemala

CIDADE DA GUATEMALA – Pelo menos seis pessoas morreram em consequência da violenta erupção do vulcão de Fogo na Guatemala neste domingo, informou uma fonte oficial.

O porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, disse que outras 20 pessoas ficaram feridas e mais de 2.000 foram retiradas de diferentes comunidades.

O mais ativo dos vulcões da América Central expeliu lava, cinzas e lançou pedras que causaram as mortes e os ferimentos. Segundo o coordenador nacional de desastres, Sergio Cabanas, há um número indeterminado de pessoas desaparecidas após a erupção do vulcão.

Com a erupção, o vulcão Fogo, situado 35 km ao sudoeste da capital da Guatemala (Cidade da Guatemala), lançou colunas de cinzas que alcançaram 2,2 mil metros sobre a cratera, segundo o Instituto de Vulcanologia (Insivumeh).

As cinzas caíram na Cidade da Guatemala, assim como nos departamentos de Sacatepequez, Chimaltenango e Escuintla. Na cidade colonial de Antigua, ruas, casas e carros ficaram negros com as cinzas. O aeroporto internacional La Aurora foi fechado, pois as cinzas estavam prejudicando a visualização.

O vulcão, de 3.763 metros de altura, fica entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, 50 quilômetros ao oeste da capital. / EFE

Fonte: Estadão

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,