ONU Meio Ambiente e Sebrae lançam plataforma de ecoinovação para pequenos negócios

www.ecoinovacao.com.br. Plataforma reúne conteúdos interativos, como infográficos, publicações e vídeos, que auxiliam o empreendedor brasileiro a embarcar no movimento global da sustentabilidade corporativa.

Imagem: PixabayImagem: Pixabay

A ONU Meio Ambiente e o Sebrae, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, com o lançamento inédito no país do seu Portal de Ecoinovação — www.ecoinovacao.com.br. A plataforma reúne conteúdos interativos, como infográficos, publicações e vídeos, que auxiliam o empreendedor brasileiro a embarcar no movimento global da sustentabilidade corporativa. Mudança para modelos responsáveis permite reduzir o impacto em toda a cadeia de valor do negócio, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e melhora o posicionamento de mercado.

A Ecoinovação é uma metodologia desenvolvida pela ONU Meio Ambiente e foi adaptada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade para os micro e pequenos negócios brasileiros. A estratégia propõe um olhar diferenciado sobre cada elo das cadeias produtivas, visando maior competitividade, qualidade de vida para os cidadãos e respeito ao meio ambiente.

Por meio do novo portal, a metodologia torna-se acessível a qualquer pessoa que queira iniciar um negócio ecoinovador ou transformar um empreendimento já existente. Além das informações do site, um dos materiais disponibilizados para download é a cartilha Ecoinovação nos Pequenos Negócios, que explica o conceito de maneira didática e apresenta o passo a passo para quem quiser aderir à ecoinovação.

O portal também traz uma série de vídeos que contam a história do Alberto, um empresário do ramo de confecção de camisetas, e de como a ecoinovação impulsionou o seu negócio. A linguagem simples e dinâmica da animação acompanha cada uma das cinco etapas pelas quais o Alberto passou para reposicionar a sua empresa no mercado: compreender o ciclo de vida, revisar a estratégia, repensar o modelo de negócio, estabelecer um plano de ação e avaliar os resultados.

“Empresas ecoinovadoras conseguem desenvolver novos modelos de negócios que integram a sustentabilidade em seus processos de decisão com base no ciclo de vida dos seus produtos e serviços. Essa mudança estrutural gera ganhos econômicos, sociais e ambientais não só para a empresa, como para todos os entes da sua cadeia de valor”, afirma Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil.

“A adequação que fizemos objetivou facilitar o acesso dos pequenos negócios a este conceito mundial, essencial para a evolução dos negócios, visando atender as crescentes demandas do consumo responsável”, explica Suênia Sousa, gerente do CSS. Ao conhecerem o conceito de ecoinovação, empresários e empreendedores poderão obter resultados imediatos em seus negócios e conquistar consumidores, cada vez mais exigentes, acrescenta a especialista.

Por que ecoinovar?

A incorporação da sustentabilidade na estratégia do negócio garante a sobrevivência da empresa no mercado altamente competitivo, melhora seu desempenho ambiental e amplia os lucros. A ecoinovação permite que as empresas cresçam respondendo às mudanças do mercado, se adiantando às tendências e se destacando dos concorrentes com soluções inovadoras.

Entre as vantagens da ecoinovação para os pequenos negócios, destacam-se: a criação de serviços e produtos diferenciados e inovadores; acesso a novos mercados, inclusive internacionais; aumento da rentabilidade ao longo da cadeia de valor; ampliação e diversificação do público-alvo atingido; relações colaborativas entre os participantes da cadeia de valor; aumento da produtividade e capacidade técnica; redução dos impactos ambientais e sociais; ampliação da visibilidade dos resultados de sustentabilidade; otimização de matérias-primas; conhecimento de cada elo do ciclo de vida; visão holística da empresa; facilidade na busca de certificações para seus produtos; e mais segurança para enfrentar os desafios da sustentabilidade.

Sobre o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS)

O CSS é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade, localizada junto à sede do Sebrae Mato Grosso em Cuiabá. Sua missão é desenvolver e disseminar conhecimento sobre o tema sustentabilidade para subsidiar o atendimento às micro e pequenas empresas em todo o país pelo Sebrae, visando a inclusão desses empreendimentos na nova economia ou economia em transição. A sede do Centro é um exemplo de construção sustentável, cujo projeto arquitetônico foi baseado nas casas indígenas dos povos do Xingu.

O prédio possui várias certificações e conquistou vários prêmios nacionais e internacionais. As últimas conquistas foram dois troféus no Breeam Awards 2018, concedidos pela instituição britânica Building Research Establishment (BRE), em março passado, em Londres. O primeiro foi na categoria Novas Edificações em Uso na América (disputado com cinco prédios norte-americanos), e o segundo foi na categoria Júri Popular, via votos digitais de vários países que escolheram o prédio do CSS como o mais sustentável do certame internacional.

O CSS já produziu mais de 440 conteúdos em diferentes formatos, como cartilhas, infográficos, vídeos, estudos de tendências, pesquisas, casos de sucesso, relatórios de inteligência, entre outros, para os pequenos negócios brasileiros. Todos estão disponíveis no portal www.sustentabilidade.sebrae.com.br.

Sobre a ONU Meio Ambiente
A ONU Meio Ambiente é a principal voz global em temas ambientais. Ela promove liderança e encoraja parcerias para cuidar do meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações. A ONU Meio Ambiente trabalha com governos, com o setor privado, com a sociedade civil e com outras instituições das Nações Unidas e organizações internacionais pelo mundo. Descubra mais em http://unep.org/americalatinacaribe/br.

Atendimento à imprensa
ONU Meio Ambiente: (61) 3038-9231 / comunicacao@pnuma.org
Centro Sebrae de Sustentabilidade: (65) 3648.1215/1218

Fonte: ONU

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,