Ministério lança 9º Circuito Tela Verde

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança nesta quarta-feira a 9ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual independente do Circuito Tela Verde, na 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás (GO).

Para esta edição, foram selecionados 26 vídeos que abordam temáticas variadas como: desmatamento, resíduos sólidos, agricultura familiar, permacultura, agrotóxicos entre outros. As exibições devem ser acompanhadas de discussões, com o objetivo de promover entre os expectadores o conhecimento da realidade nacional e das diversidades regionais, além da reflexão e aprofundamento de conteúdos apresentados nos vídeos, motivando análises e intervenções na realidade socioambiental local.

EVENTO

O lançamento da 9ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual independente do Circuito Tela Verde e as exibições serão realizados entre os dias 6 e 7 de junho no Espaço Secima, montado no Quartel do XX. É a 5ª vez que o lançamento ocorre durante o festival na Cidade de Goiás, que é Patrimônio Cultural da Humanidade e terra da poetisa Cora Coralina.

O Circuito Tela Verde – CTV é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do MMA, em parceria com a Secretaria estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) de Goiás. A 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) começou dia 5 e vai até o dia 10 de junho na cidade goiana.

VÍDEOS

A partir do dia 10 de junho, domingo, estarão disponíveis na plataforma VIDEOCAMP os vídeos da 9ª Mostra CTV. A plataforma online e gratuita é capaz de conectar filmes transformadores a espectadores que podem fazer a diferença quando o assunto é meio ambiente. A ideia é democratizar o acesso a um cinema que pode transformar, fomentar discussões e dar voz às causas.

Para ter acesso, basta preencher um cadastro no próprio site. Uma vez disponíveis na plataforma, os conteúdos da Mostra podem ser exibidos em todo território nacional e em algumas localidades no exterior.

A seleção dos vídeos é realizada pelo MMA, por meio de chamadas públicas. Entre os critérios de avaliação estão: abordagem crítica; diálogo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA); qualidade de som e imagem. Além disso, é realizado cadastramento de instituições interessadas em se tornar Espaços Exibidores das mostras dos vídeos selecionados.

O CTV teve início em 2009, quando ocorreu a primeira Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Desde então, já foram selecionados 368 vídeos relacionados à temática socioambiental, e cadastrados mais de 9 mil Espaços Exibidores.

Fonte: MMA

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , , ,