Movimento jihadista da Somália proíbe sacolas plásticas para proteger o meio ambiente

 Um grupo de refugiados somalis se reúne atrás da cerca de arame farpado para obter água de um poço. O poço foi perfurado pelo Exército indiano para fornecer água fresca aos refugiados de Baidoa e Somália. Muitas áreas da Somália estão sofrendo de questões ambientais, como a escassez de água. Créditos de imagem: Forças dos EUA.

Al Shabaab, um grupo fundamentalista jihadista ativo na Somália, supostamente proibiu o uso único de sacolas plásticas, por causa da “ameaça às pessoas e ao gado”. O grupo terrorista, que é afiliado à Al-Qaeda, também proibiu a extração de árvores raras.

O anúncio foi feito em uma transmissão na rádio andaluz operada pela jihadista na semana passada. Um líder regional chamado Mohammed Abu Abdullah disse que as sacolas plásticas são uma ameaça “séria” e serão proibidas na área onde a Al Shabaab opera. Não está claro como a proibição será imposta, mas se estivermos julgando por eventos anteriores, o uso indiscriminado de violência do Al Shabaab provavelmente será suficiente para convencer a maioria dos civis a seguir a proibição.

Embora pareça surpreendente, não é a primeira vez que o Al Shabaab e a al-Qaeda falam sobre questões ambientais. Em 2017, Talibã O líder Hibatullah Akhundzad exortou os afegãos a plantar mais árvores porque eles desempenham um “importante papel na proteção ambiental, desenvolvimento econômico e embelezamento da terra”, além de homenagear Allah.

Tanto a Somália quanto o Afeganistão sofrem muito com a escassez de água e com o desmatamento. Exacerbado por décadas de guerra, os efeitos desses problemas ambientais têm sido devastadores para a população.

Isso mostra que às vezes até grupos ruins podem ter boas ideias. Em qualquer opinião razoável, isso não significa que o terrorismo e o ambientalismo tenham algo em comum. Mas a percepção de que o problema é tão grande que os grupos terroristas estão tentando enfrentá-lo é impressionante.

Fonte: Meio Ambiente Rio

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,