“Cabra-monstro” viral é na verdade apenas uma verdadeira raça de cabra

Quando um egípcio chamado Ahmed Ramadan postou um vídeo de um bode com uma aparência deformada na rede social Facebook, as pessoas ficaram tão assustadas que começaram a compartilhá-lo se referindo ao animal como “monster goat” (algo como “cabra monstro”).

As imagens virais, no entanto, não mostram nenhum monstro. O animal não é sequer uma aberração: se trata apenas de um indivíduo comum de uma raça conhecida como cabra de Damasco.

É verdade que o macho visto nessas filmagens em particular tem algumas características exageradas, como cabeça desproporcionalmente gigante, pescoço longo e crânio abobadado, mas isso não é muito diferente de qualquer outra cabra desta raça.

Sem ofensas, mas esses caprinos parecem no geral com algo saído de um filme de ficção cientifica ou de terror.

Cabras de Damasco

Cabras de Damasco são criadas na Síria e em outros países do Oriente Médio há milênios. Embora o animal do vídeo acima tenha sido provavelmente o resultado de cruzamento extremo para enfatizar algumas das características físicas da raça, uma simples pesquisa no Google revela que a maioria desses animais tem a mesma aparência peculiar, como nariz elevado, orelhas que parecem tubos cartilaginosos crescendo para fora do crânio e olhos localizados no lado da cabeça.