ECOLUNA – Os seis pecados do Greenwashing

A revista Business do Bem, publicada pela empresa Ruschel & Associados Marketing Ecológico – a primeira de consultoria de marketing e comunicação especializada em valores ambientais do Brasil -, traz em sua oitava edição uma reportagem emblemática da farsa marqueteira a que os consumidores de todo o mundo estão sujeitos, quando se trata do apregoado “respeito ambiental”.

Já conhecida pelo termo Greenwashing, trata-se da apresentação inexistente ou inadequada de benefícios ambientais ou socioambientais por parte de empresas, serviços ou produtos.

A revista mostra que recente estudo da TerraChoice Environmental Marketing, com 1758 promessas encontradas nas embalagens de 1018 produtos disponíveis no mercado dos Estados Unidos, revelou os seis pecados do “apelo greenwashing” (clique aqui para ter acesso à reportagem completa).

1 – Malefícios escondidos – Encontrado em 56% dos produtos pesquisados, esse pecado se caracteriza pelo fato do produto destacar apenas um benefício ambiental e “esquecer” os malefícios. Exemplo: meu produto é reciclável (mas é extremamente gastador de energia e água para ser produzido).

2 – Falta de provas – Presente em 26% das promessas pesquisadas, é utilizado por produtos que anunciam benefícios ambientais sem comprovação científica ou certificação respeitável.

3 – Promessa vaga – Entre elas, encontradas em 11% dos produtos pesquisados, estão “não tóxicos”, “livre de químicos”, “100% natural”, “ambientalmente produzidos”, “verdes” – todas promessas 100% vagas.

4 – Dois demônios – Encontrados em 1% dos produtos, são benefícios verdadeiros, mas aplicados em produtos cuja categoria inteira tem sua existência questionada, como cigarros orgânicos, inseticidas ou herbicidas orgânicos.

5 – Irrelevância – Encontrado em 4% dos produtos pesquisados, se caracteriza por destacar um benefício que pode ser verdadeiro, mas não é relevante. A mais irrelevante das promessas foi relacionada ao CFC, banido do mercado norte-americano nos anos 70: inseticidas, lubrificantes, espumas de barba, limpadores de janelas e desinfetantes, por exemplo, todos livres de CFC. Se assim não fossem, não teriam licença para venda naquele mercado.

6 – Mentira – Pecado encontrado em 1% dos produtos, é simplesmente uma mentira deslavada.

Dados do Saneamento

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES/RS) realiza de 27 a 29 de agosto, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre, o III Seminário Sulbrasileiro de Saneamento Ambiental.

Na divulgação do evento, dados mostram a licitude de toda e qualquer preocupação com o setor. Crianças de 0 a 4 anos são as principais vítimas da falta de saneamento básico, segundo o relatório das Nações Unidas, que definiu 2008 como o Ano Internacional do Saneamento Básico. A Fundação Getúlio Vargas aponta que só em 2122 o Brasil terá 100% dos domicílios com saneamento, conforme pesquisa feita em parceria com o Instituto Trata Brasil.

Já o último relatório da Organização Mundial da Saúde revela que melhorias no sistema de fornecimento de água potável, saneamento, higiene e gerenciamento de recursos hídricos poderiam evitar 10% das mortes causadas por doenças e 6,3% de todas as mortes no mundo.

Para maiores informações sobre o Seminário, entre em seu site oficial.

Incentivo

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ será uma das âncoras do Programa PRIME, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que investirá um total de R$ 1,3 bi em empresas brasileiras de alta tecnologia. A Incubadora selecionará 100 empresas que receberão cada uma delas R$ 120 mil não reeembolsáveis.

Parabéns para elas

Cinco empresas receberam a certificação FSC no Brasil no último mês: Laminados de Madeiras do Pará – lâminas de madeiras tropicais, Móveis Lazzarini – móveis para escritório em MDF e aglomerado; Celulose Irani – móveis em pinus; Idimex do Brasil – móveis para dormitório e componentes de móveis em pinus; e RL Higiene – Limpeza Sustentável – papel-toalha para uso profissional.

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