EXCLUSIVO: Tecnologia decompõe gordura das sobras dos alimentos

Mônica Pinto / AmbienteBrasil (*)

A maior consciência em relação aos danos ambientais do descarte inadequado do óleo de cozinha resultou em que o produto viesse a ser coletado em maior quantidade e, posteriormente, destinado à reciclagem – com ênfase na fabricação de sabão. Mais recentemente, outra ação – ou melhor, um produto – vem se somar na tarefa de livrar a natureza deste tipo de resíduo.

Até o primeiro semestre de 2009, a Puras, empresa de refeições coletivas com mais de 800 restaurantes em 22 estados, pretende levar a todos seus clientes a Fórmula Enzilip, um tecnologia voltada a transformar gordura em um dejeto biodegradável. Em parceria com os clientes, a companhia pretende colocar a enzima nos ralos das pias, executando o processo necessário para decompor a gordura dos restos de comida.

A enzima em pó é misturada com água e despejada nos ralos. Fixa-se nos canos e age diretamente sobre a gordura dos alimentos, exercendo uma função solubilizadora e diluindo o material, com resultado benéfico ao meio ambiente. O processo elimina também o uso de produtos químicos para limpar o sistema hidráulico.

Para os clientes da Puras, além do ganho em foco na sustentabilidade, há também vantagem econômica, pois a aplicação da Fórmula Enzilip elimina custos de manutenção da caixa de gordura e de logística para despachar os restos que lá se acumulam e que, em geral, são ponto de atração de ratos e insetos.

“Buscamos sempre desenvolver ações sustentáveis junto aos nossos clientes e em parceria realizada com a Crivela, nosso fornecedor do produto, levaremos essa boa prática com a Fórmula Enzilip a todos nossos restaurantes”, diz Marina Prevedello, analista de Gestão e Qualidade da Puras.

A substância é disponibilizada pelo laboratório Crivela, com sede no Rio Grande do Sul. Tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Ibama, na Coordenação Geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas (CGASQ) da Diretoria de Qualidade Ambiental. O fabricante diz que a Enzilip “reduz em mais de 80% os coliformes fecais e outras bactérias patogênicas, saneando o ambiente e reduzindo drasticamente a emissão de gás sulfídrico e amoníaco, responsáveis pelo mau cheiro, restaurando a fluidez dos esgotos e protegendo de contaminações o solo e cursos d’água”.

Um projeto piloto foi realizado no cliente Jackwal, que atestou bons resultados. “A iniciativa reduziu imensamente nossos problemas com a caixa de gordura, e também passamos a utilizar o líquido resultante para enriquecer o adubo utilizado no jardim da empresa”, comenta Daiene Rodrigues Collares, nutricionista responsável pelo restaurante da Puras na Jackwal.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Puras.

Esta entrada foi escrita emExclusivas e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5