EXCLUSIVO: Inseticida biológico pode controlar lagartas na agricultura

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

O bioinseticida “Ponto.Final” é um dos destaques no estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa) na 21ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel (PR), até sexta-feira (13).

O produto é capaz de controlar diversas lagartas que atacam culturas agrícolas como a soja, o milho, o algodão e as hortaliças. A fórmula possui uma bactéria específica que controla os insetos de forma a não afetar o meio ambiente e a saúde, sendo certificado para a agricultura orgânica.

A pesquisadora da Embrapa, Rose Monnerat,
destaca que o “Ponto.Final” é ecologicamente correto, “não é químico e sua fórmula é feita a base de uma bactéria específica para matar apenas as lagartas. Essa é grande vantagem. Não faz mal para o meio ambiente e outros insetos benéficos”.

O inseticida está em fase final de registro no Ministério da Agricultura e deve estar disponível no mercado ainda este ano, de acordo com a pesquisadora. O preço deve ser equivalente aos produtos que já são comercializados.

No dia 12, a partir das 14 horas e no dia 13, a partir das 9 horas, a pesquisadora profere palestras sobre o projeto durante o Show Rural.