EXCLUSIVO: Enciclopédia online vai trazer informações sobre as espécies nativas brasileiras

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

As espécies vegetais serão listadas em uma enciclopédia virtual aberta à comunidade. O projeto do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) está em execução e deve entrar no ar em até três meses.

A enciclopédia livre poderá ser acessada a partir de login e senha. Os usuários poderão postar textos e editá-los, de forma semelhante à Wikipédia. Já trabalham no desenvolvimento do conteúdo cinco profissionais, além dos parceiros institucionais.

O diretor de desenvolvimento institucional do IBF, Higino Aquino, conta que a idéia surgiu da carência de dados mais específicos. “O trabalho de recomposição de áreas não conta ainda com informações suficientes sobre as espécies”, explica, “a literatura de forma abrangente existe, mas as características regionais nem sempre são destacadas”.

Inicialmente a Mata Atlântica será destacada na enciclopédia, de acordo com Aquino, mas todas as árvores brasileiras e outros biomas devem ser incluídos no banco de dados. A prioridade, segundo ele, se deve ao elevado índice de devastação.

Assim que publicada a enciclopédia poderá ser acessada pelo endereço do IBF: www.ibflorestas.org.br