EXCLUSIVO: Comercialização e repasse de recursos para agricultura familiar são discutidos em Brasília

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Até amanhã, dia 16, agricultores familiares de todo o país participam de um encontro em Brasília, para discutir a comercialização da produção para a merenda escolar.

O governo federal destina mais de R$ 2,5 bilhões para a comercialização pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Durante a abertura do evento, na última segunda-feira, 13, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Crispim Moreira, falou da importância da agricultura familiar nas ações do Ministério e reafirmou que cerca de 120 mil agricultores já foram beneficiados pelo programa desde sua implantação há seis anos.

De acordo com a Lei nº 11.947/09, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve repassar 30% dos recursos ao PNAE para a compra de produtos da agricultura familiar, o que vai gerar mais renda para estes produtores.

Em 22 de junho AmbienteBrasil publicou EXCLUSIVO: Paraná pode ser pioneiro na implantação da merenda escolar orgânica, destacando os benefícios da alimentação orgânica e as vantagens para os agricultores familiares.

Leia também: EXCLUSIVO: Projeto Horta Escolar ganha adeptos e merenda orgânica ganha cada vez mais espaço.