-
Mais lidas do dia
- La Niña parece ter atingido pico, diz agência meteorológica da ONU
- Família de extrativistas premiados na ONU ainda recebe ameaça no Pará
- Em três dias, mais de 260 golfinhos surgem mortos em praias do Peru
- Governo de SP diz ter recebido menos vacinas contra raiva que o necessário
- Agência europeia diz que rotação de Vênus é mais lenta do que o previsto
Anúncios
Principais assuntos
acidente ambiental agropecuário amazônia apreensão arqueologia biodiversidade biotecnologia carbono ciência clima crime cursos e eventos código florestal dengue desenvolvimento sustentável desmatamento energia extinção fauna fenômeno florestal gestão ambiental gripe A gripe aviária internacional legislação licenciamento mudanças climáticas nuclear paleontologia pesquisa poluição protesto protocolo de kyoto qualidade de vida queimadas recursos pesqueiros resíduos tecnologia terremoto transgênicos unidades de conservação velho chico águas índiosListar notícias por data



22 / 02 / 2010EXCLUSIVO: Extrato de cupuaçu diminui as cáries de acordo com estudo realizado em Chicago
Danielle Jordan / AmbienteBrasil
A descoberta é da dentista brasileira Sanae Shinohara, professora do curso de Odontologia da Universidade do Amazonas, UEA. Ela passou seis meses na Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, avaliando as propriedades da semente do cupuaçu e sua ação sobre os dentes.
A pesquisa fez parte de seus estudos de pós-doutorado e a conclusão foi que o extrato apresenta substâncias antioxidantes que podem reduzir e inibir a progressão das cáries. “E isso, com certeza, irá reduzir o índice de prevalência da doença, e indiretamente, o número de pacientes com este problema”, disse.
Segundo a pesquisadora a perda mineral dos dentes se deve a vários fatores e se for possível impedir que o processo tenha continuidade, é possível que a área seja recomposta, antes da formação da cavidade, que corresponde à cárie.
“Quando há a desmineralização, ocorre a exposição da matriz do dente, que fica suscetível à degradação, comprometendo a longevidade da estrutura dentária”, explicou.
Outras plantas e frutas foram estudadas. A uva apresentou resultados positivos, também, em um estudo pela pesquisadora Ana Karina Bedran-Russo, do departamento de odontologia restauradora da Universidade de Illinois.
*Com informações da UEA.