EXCLUSIVO: Aparelho desenvolvido em Minas Gerais permite o monitoramento do consumo de energia elétrica pela internet

O consumo da energia elétrica pode ser monitorado pela internet. Desde 2002 a Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, realiza pesquisas que resultaram no desenvolvimento de um equipamento que permite a medição da energia consumida.

O aparelho é de baixo custo e fácil instalação e apresenta a medição em cada tipo de aparelho, de forma separada, em tempo real. É possível ainda verificar o consumo geral, por andar, sala ou conjunto de aparelhos semelhantes, como computadores, por exemplo.

O professor da UFMG, um dos coordenadores do projeto, Fábio Jota, explica a importância dessa medição: “Consideramos importante saber onde há desperdício potencial de energia. Muitas vezes o consumidor gasta sem perceber”, disse.

Gráficos, gerados a partir dos dados registrados pelo aparelho, possibilitam o acompanhamento pelo usuário, que também pode acionar algumas funções como ligar e desligar, a partir de qualquer celular, computador ou ligação com a internet.

Em Belo Horizonte, 14 edifícios já contam com protótipos do Cmuf. O sistema funciona 24 horas por dia e tem demonstrado resultados positivos, segundo os pesquisadores.
*Com informações da UFMG.

Esta entrada foi escrita emExclusivas e tags ,