Peixe dormindo? De tubarões a salmão, guppys a garoupas, veja como eles tiram uma soneca

Do peixinho dourado em seu aquário ao robalo em um lago e aos tubarões no mar – 35.000 espécies de peixes estão vivas hoje, mais de 3 trilhões delas.

Em todo o mundo, eles nadam em fontes termais, rios, lagoas e poças. Eles deslizam através de água doce e salgada. Eles sobrevivem nas águas rasas e nas profundezas mais escuras do oceano, a mais de oito quilômetros de profundidade.

As arraias também são um tipo de peixe, mas são desossadas. Fonte: Xiang Zhèng/EyeEm via Getty Images.
As arraias também são um tipo de peixe, mas são desossadas. Fonte: Xiang Zhèng/EyeEm via Getty Images.

Assim como você, os peixes precisam dormir

Desses trilhões de peixes, existem três tipos principais: peixes ósseos, como trutas e sardinhas; peixes sem mandíbula, como o peixe-bruxa viscoso; e tubarões e raias, que não têm ossos – em vez disso, eles têm esqueletos feitos de tecido firme e flexível chamado cartilagem.

E todos eles, até o último, precisam descansar. Seja você um humano ou um peixe hadoque, o sono é essencial. Dá ao corpo tempo para se reparar e ao cérebro a chance de redefinir e organizar.

Como biólogo marinho, sempre me perguntei como os peixes podem descansar. Afinal, em qualquer corpo d’água, os predadores estão por toda parte, à espreita, prontos para comê-los. Mas de alguma forma eles conseguem, assim como praticamente todas as criaturas da Terra.

Como eles fazem isso

Os cientistas ainda estão aprendendo sobre como os peixes dormem. O que sabemos: o sono deles não é como o nosso.

Por um lado, as pessoas estão praticamente fora de si quando dormem. Embora um barulho alto possa acordá-lo, você não tem consciência do ambiente ao seu redor. Mas os peixes ficam atentos o suficiente para detectar um predador que se aproxima – pelo menos na maioria das vezes.

Parece que a maioria dos peixes tem ciclos de sono como nós. Peixes de aquário dormem entre sete a 12 horas por dia. Muitos peixes são ativos durante o dia e dormem à noite, embora para alguns, como vários tipos de enguias, raias e tubarões, seja o contrário.

Como saber se um peixe está dormindo? A maioria dos peixes não tem pálpebras, então seus olhos não fecham. Isso por si só torna difícil dizer quando eles estão descansando.

Mas se você observar peixes em um aquário, olhe de perto. Você verá como eles param de nadar e permanecem muito quietos, meio que pairando na água. Suas guelras bombearão menos também. Para os peixes, isso é dormir.

Dormindo com o inimigo

Onde os peixes dormem? Às vezes, a céu aberto. Mas muitas vezes eles estão no fundo ou perto dele. Se puderem, eles se espremem em um local perto de rochas ou plantas para que os predadores não possam pegá-los e as correntes não possam varrê-los.

Alguns peixes vão ainda mais longe. Os peixes-papagaio envolvem-se num casulo de muco e dormem no coral. Parece muito esforço – essencialmente, fazer seu próprio saco de dormir todas as noites – mas o casulo protege o peixe-papagaio não apenas de predadores, mas de parasitas.

Como os tubarões dormem

Existem, no entanto, muitas espécies de peixes que precisam nadar constantemente apenas para respirar. Pense nisso – pare de nadar e você morre. Isso é verdade para muitos tubarões, como os grandes tubarões brancos.

Então, como eles dormem se estão sempre em movimento? Em vez de parar completamente, os tubarões simplesmente diminuem sua natação ou nadam em uma corrente. Isso é como dormir – pelo menos os tubarões parecem menos conscientes do que está acontecendo ao seu redor.

Existem espécies de tubarão, como o tubarão draughtsboard, que respiram sem nadar. Os cientistas observaram recentemente este tubarão – que tem 1 metro de comprimento e uma cabeça chata – dormindo no fundo.

Baleias e golfinhos

Baleias e golfinhos não são peixes – são mamíferos, como gatos, cachorros e pessoas. Eles passam a vida no oceano, mas não conseguem respirar embaixo d’água. Em vez disso, eles periodicamente sobem à superfície e inalam ar através de seu espiráculo, que fica no topo de suas cabeças.

Se eles adormecessem profundamente, como as pessoas fazem, baleias e golfinhos se afogariam; eles não estariam conscientes o suficiente para vir à superfície para respirar. Então eles dormem descansando metade do cérebro de cada vez. A outra metade se lembra de subir à superfície, respirar e ficar alerta o suficiente para detectar o perigo.

É possível que alguns peixes possam fazer a mesma coisa? Os cientistas estão tentando descobrir, mas ainda não sabem. Há muito mais para aprender sobre como os peixes dormem. Biólogos marinhos como eu têm muitas perguntas e passamos nossas carreiras em oceanos, rios, lagos e laboratórios tentando encontrar respostas. Mas vou deixar você com isso, algo que sempre me perguntei: os peixes sonham?

Fonte: The Conversation / Michael Heithaus
Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em inglês acesse:
https://theconversation.com/sleeping-fish-from-sharks-to-salmon-guppies-to-groupers-heres-how-they-grab-a-snooze-185280