{"id":101380,"date":"2013-12-31T00:00:23","date_gmt":"2013-12-31T02:00:23","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=101380"},"modified":"2013-12-30T22:55:48","modified_gmt":"2013-12-31T00:55:48","slug":"carros-eletricos-ganham-ronco-falso","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2013\/12\/31\/101380-carros-eletricos-ganham-ronco-falso.html","title":{"rendered":"Carros el\u00e9tricos ganham ronco falso"},"content":{"rendered":"
Christoph Meier, engenheiro de som da Daimler AG, empresa-m\u00e3e da Mercedes-Benz, est\u00e1 acostumado a passar o tempo tornando o barulho dos motores menos chocantes. Para os novos modelos el\u00e9tricos da empresa, ele dever\u00e1 fazer o contr\u00e1rio: criar o ru\u00eddo.<\/p>\n
Para o carro urbano e-Smart, da Daimler, Meier e sua equipe inventaram um \u201cronco sonoro\u201d emitido a um volume mais alto que o dos ve\u00edculos el\u00e9tricos convencionais, enquanto o SLS AMG Coupe Electric Drive, da Mercedes, que vale 416.500 euros (US$ 569.600), usa sons mais roucos para mostrar sua for\u00e7a.<\/p>\n
\u201cAs pessoas esperam algum barulho exterior de um ve\u00edculo, porque todos n\u00f3s crescemos com o \u2018vrum vrum\u2019 dos motores de combust\u00e3o\u201d, disse Meier, que supervisiona 250 pessoas como chefe de ac\u00fastica de trens de for\u00e7a da empresa com sede em Stuttgart, Alemanha.<\/p>\n
A Daimler n\u00e3o est\u00e1 sozinha na decis\u00e3o de acrescentar ru\u00eddo aos carros el\u00e9tricos. A Renault SA oferece a possibilidade de escolha do tipo de som do carro – puro, glamour e esportivo – para o hatchback Zoe e o Leaf, da Nissan Motor Co., o carro el\u00e9trico mais vendido, tamb\u00e9m vem com som artificial. O problema se tornou mais cr\u00edtico para as fabricantes porque os \u00f3rg\u00e3os reguladores querem exigir o uso do barulho para efeito de alerta j\u00e1 no ano que vem, em um momento em que o lan\u00e7amento de cada vez mais modelos requer que as empresas busquem maneiras de se destacarem.<\/p>\n
O ru\u00eddo sint\u00e9tico dos motores, como o dissonante e estridente zumbido \u201cglamour\u201d da Renault, pode salvar vidas e ao mesmo tempo proteger investimentos em carros el\u00e9tricos. Os ve\u00edculos quase n\u00e3o emitem som em baixa velocidade, o que os transforma em uma amea\u00e7a silenciosa potencial para ciclistas e pedestres, acostumados a reagir diante do ronco de um motor. Com os carros el\u00e9tricos j\u00e1 enfrentando dificuldades para ganhar popularidade, uma s\u00e9rie de acidentes pode reduzir ainda mais a demanda.<\/p>\n
\u201cSe um ve\u00edculo el\u00e9trico silencioso atropelar um idoso ou uma crian\u00e7a, n\u00e3o vale o risco\u201d, disse Neil King, analista da Euromonitor em Londres. \u201cIsso acontece com certa frequ\u00eancia em \u00e1reas urbanas, onde as pessoas atravessam a rua sem olhar. N\u00e3o d\u00e1 para fugir disso\u201d.<\/p>\n
Embora ainda n\u00e3o existam dados a respeito de ferimentos causados por ve\u00edculos el\u00e9tricos, a Uni\u00e3o Europeia toma a amea\u00e7a com seriedade suficiente para propor uma lei que torne obrigat\u00f3rios os sons ac\u00fasticos de alerta, e s\u00e3o esperadas diretrizes globais para o in\u00edcio de 2014, segundo a associa\u00e7\u00e3o alem\u00e3 de autope\u00e7as, a VDA.<\/p>\n
A maioria dos ve\u00edculos el\u00e9tricos \u00e9 silenciosa a velocidades menores que 30 quil\u00f4metros por hora. A partir da\u00ed, os barulhos dos pneus e do vento entram em a\u00e7\u00e3o. Embora acrescentar barulhos ao motor a velocidades mais baixas possa ajudar a evitar acidentes, a medida tamb\u00e9m enfraquece uma das vantagens de venda dos ve\u00edculos el\u00e9tricos.<\/p>\n
\u201cUma das grandes vantagens competitivas dos ve\u00edculos el\u00e9tricos \u00e9 a aus\u00eancia de ru\u00eddo\u201d, disse Stefan Bratzel, diretor do Centro de Gerenciamento Automotivo da Universidade de Ci\u00eancias Aplicadas de Bergisch Gladbach, Alemanha. \u201cTer cidades mais silenciosas \u00e9 um objetivo justific\u00e1vel\u201d.<\/p>\n
O ru\u00eddo do Smart imita o barulho de um motor de combust\u00e3o que fica mais forte \u00e0 medida que o motorista pressiona o pedal e mais alto quando o carro acelera. A fabricante alem\u00e3 equipar\u00e1 os modelos el\u00e9tricos da Mercedes com um sistema semelhante. O dilema real \u00e9 desenvolver o ru\u00eddo apropriado.<\/p>\n
\u201cImitar, simplesmente, o barulho de um motor de combust\u00e3o n\u00e3o era uma op\u00e7\u00e3o\u201d, disse Ralf Kunkel, chefe de ac\u00fastica da Audi, que desenvolveu um som para o h\u00edbrido plug-in A3 E-tron, que ser\u00e1 lan\u00e7ado no ano que vem. \u201cN\u00f3s descartamos as ideias de dar aos ve\u00edculos el\u00e9tricos sons de p\u00e1ssaros cantando ou folhas sendo agitadas\u201d. (Fonte: Exame.com)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"