{"id":119442,"date":"2015-10-01T00:00:23","date_gmt":"2015-10-01T03:00:23","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=119442"},"modified":"2015-09-30T23:15:21","modified_gmt":"2015-10-01T02:15:21","slug":"a-amazonia-a-uma-hora-e-meia-de-paris","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2015\/10\/01\/119442-a-amazonia-a-uma-hora-e-meia-de-paris.html","title":{"rendered":"A Amaz\u00f4nia a uma hora e meia de Paris"},"content":{"rendered":"

Em Ruan, na Normandia, a uma hora e meia de Paris, a obra “Amaz\u00f4nia”, do artista austr\u00edaco Yadegar Asisi, um panorama de 30 metros de altura e 110 metros de circunfer\u00eancia, leva os visitantes ao cora\u00e7\u00e3o da selva.<\/p>\n

O formato panor\u00e2mico permite retratar a natureza de uma maneira diferente da fotografia, j\u00e1 que combina imagens digitais, sons e luzes com o toque final da pintura, pois, como explicou Asisi em entrevista \u00e0 Ag\u00eancia Efe, “quando se est\u00e1 ali \u00e9 poss\u00edvel ver toda esta beleza, mas n\u00e3o em um s\u00f3 ponto”.<\/p>\n

O trabalho visual \u00e9 acompanhado de efeitos de luzes que recriam a noite e o dia na floresta e alto-falantes sob o mural que reproduzem sons “in situ”.<\/p>\n

“Gravamos animais, \u00e1gua, trov\u00f5es, os ind\u00edgenas tocando flauta e cantando (…) h\u00e1 mais alto-falantes que nos grandes cinemas”, explicou o compositor Erik Babak.<\/p>\n

Outra aventura t\u00e9cnica do Panorama XXL, um edif\u00edcio em forma de rotunda de 30 metros de altura, \u00e9 a possibilidade de contemplar a obra a partir de diferentes alturas. No meio da sala se ergue uma torre com tr\u00eas n\u00edveis: a 9, 12 e 15 metros.<\/p>\n

Uma tela de mais de tr\u00eas mil metros quadrados e uma imagem de alta defini\u00e7\u00e3o permitem observar, com ajuda de bin\u00f3culos, pequenos detalhes como uma lagarta sobre uma folha ou as atividades dos ind\u00edgenas.<\/p>\n

O artista, que mora em Berlim, fez quatro viagens ao Amazonas acompanhado de uma equipe de cientistas e outros colaboradores para discutir ideias e concentrar toda a experi\u00eancia em um mural, mas acrescentou que “n\u00e3o permite a ningu\u00e9m lhe diga o que deve fazer”.<\/p>\n

Existem outros panoramas de Asisi em Berlim, Leipzig, Dresden e Pforzheim, e os temas retratados seguem quatro linhas principais: a cidade, a natureza, os eventos hist\u00f3ricos como o 11 de setembro e o Titanic e uma quarta categoria, que segue ainda como projeto, que explora a percep\u00e7\u00e3o em si mesma.<\/p>\n

Na linha sobre a natureza, o artista explorou tamb\u00e9m a cordilheira do Himalaia para a cria\u00e7\u00e3o de “Everest”, a Austr\u00e1lia para criar uma tela sobre a Grande Barreira de Coral e a Turquia e toda a regi\u00e3o do Mediterr\u00e2neo para a obra “Pergamon”.<\/p>\n

Durante a exposi\u00e7\u00e3o de “Amaz\u00f4nia”, que durar\u00e1 oito meses, o Panorama XXL se une \u00e0 empresa Reforest’action, que se comprometeu a replantar na regi\u00e3o de San Mart\u00edn, na Amaz\u00f4nia peruana, uma \u00e1rvore por cada dez visitantes durante o fim de semana de inaugura\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Asisi explicou que “para as pessoas se conscientizarem sobre os problemas elas t\u00eam que conhecer os lugares afetados e am\u00e1-los” e disse que pretende levar sua obra ao Brasil, j\u00e1 que, “acredite ou n\u00e3o, s\u00f3 3% da popula\u00e7\u00e3o no brasileira conhece o Amazonas”.<\/p>\n

O projeto, que est\u00e1 aberto a quem deseja contribuir comprando um “kit de planta\u00e7\u00e3o solid\u00e1ria” ou diretamente no site do Panorama XXL, colabora com o reflorestamento de regi\u00f5es onde as \u00e1rvores desaparecem rapidamente devido \u00e0 extra\u00e7\u00e3o de madeira ou por serem substitu\u00eddas por outros cultivos. (Fonte: Terra)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Em Ruan, na Normandia, a uma hora e meia de Paris, a obra “Amaz\u00f4nia”, do artista austr\u00edaco Yadegar Asisi, um panorama de 30 metros de altura e 110 metros de circunfer\u00eancia, leva os visitantes ao cora\u00e7\u00e3o da selva. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[32,15],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/119442"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=119442"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/119442\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=119442"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=119442"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=119442"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}