{"id":125684,"date":"2016-06-01T00:00:15","date_gmt":"2016-06-01T03:00:15","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=125684"},"modified":"2016-05-31T23:08:34","modified_gmt":"2016-06-01T02:08:34","slug":"ue-aumenta-uso-de-oleo-de-palma-como-biocombustivel-e-impulsiona-o-desmatamento","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2016\/06\/01\/125684-ue-aumenta-uso-de-oleo-de-palma-como-biocombustivel-e-impulsiona-o-desmatamento.html","title":{"rendered":"UE aumenta uso de \u00f3leo de palma como biocombust\u00edvel e impulsiona o desmatamento"},"content":{"rendered":"

O \u00f3leo de palma produzido em planta\u00e7\u00f5es tropicais se tornou um importante biocombust\u00edvel para ve\u00edculos na UE (Uni\u00e3o Europeia), impulsionando o desmatamento, segundo dados da ind\u00fastria divulgados na ter\u00e7a-feira por um grupo ambiental.<\/p>\n

Em 2014, quase metade do \u00f3leo de palma utilizado na Europa foi destinada aos tanques de carros e caminh\u00f5es, de acordo com dados compilados pela associa\u00e7\u00e3o industrial Fediol e obtidos pela ONG belga Transport & Environment.<\/p>\n

O \u00f3leo de palma \u00e9 o segundo produto mais utilizado como biocombust\u00edvel nos pa\u00edses da UE, atr\u00e1s apenas da colza, e seu uso foi multiplicado por seis entre 2010 e 2015, contribuindo para o aumento de 34% no consumo de biodiesel durante esse per\u00edodo.<\/p>\n

O \u00f3leo de palma tamb\u00e9m \u00e9 encontrado em alimentos, ra\u00e7\u00e3o animal e cosm\u00e9ticos, mas o uso nesses setores caiu na Europa, em parte devido \u00e0 press\u00e3o de grupos ambientalistas ante as grandes corpora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

At\u00e9 agora, n\u00e3o se sabia como era a distribui\u00e7\u00e3o do \u00f3leo de palma entre os produtos na UE.<\/p>\n

“Agora sabemos por que a ind\u00fastria n\u00e3o est\u00e1 divulgando esses n\u00fameros”, disse Jos Dings, diretor-executivo da Transport & Environment.<\/p>\n

“Eles mostram a verdade crua da pol\u00edtica de biocombust\u00edveis da Europa, que impulsiona o desmatamento tropical, aumenta as emiss\u00f5es dos transportes e n\u00e3o faz nada para ajudar os agricultores europeus”, disse Dings em um comunicado.<\/p>\n

Regras estabelecidas em 2009 exigem que 10% da energia para o transporte em todos os pa\u00edses da UE provenham de fontes renov\u00e1veis at\u00e9 2020 – o que, na pr\u00e1tica, significa aumentar o uso de biocombust\u00edveis, j\u00e1 que os ve\u00edculos el\u00e9tricos representam uma percentagem insignificante no setor dos transportes.<\/p>\n

Apesar de renov\u00e1veis, o impacto ambiental dos chamados biocombust\u00edveis de “primeira gera\u00e7\u00e3o” – principalmente os \u00f3leos de colza, palma, girassol e soja – \u00e9 de fato maior que o dos combust\u00edveis f\u00f3sseis, j\u00e1 que o desmatamento \u00e9 inclu\u00eddo nessa conta, mostraram pesquisas recentes.<\/p>\n

Produzido principalmente na Mal\u00e1sia e na Indon\u00e9sia, o \u00f3leo de palma gera tr\u00eas vezes mais emiss\u00f5es de gases de efeito estufa por unidade de energia do que o diesel, de acordo com uma an\u00e1lise recente.<\/p>\n

O desmatamento de todas as fontes \u00e9 respons\u00e1vel por cerca de 12% dos gases de efeito estufa que impulsionam o aquecimento global. (Fonte: UOL)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O \u00f3leo de palma \u00e9 o segundo produto mais utilizado como biocombust\u00edvel nos pa\u00edses da UE, atr\u00e1s apenas da colza, e seu uso foi multiplicado por seis entre 2010 e 2015, contribuindo para o aumento de 34% no consumo de biodiesel durante esse per\u00edodo. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[172,54],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/125684"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=125684"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/125684\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=125684"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=125684"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=125684"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}