{"id":126411,"date":"2016-06-30T00:00:53","date_gmt":"2016-06-30T03:00:53","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=126411"},"modified":"2016-06-29T21:15:23","modified_gmt":"2016-06-30T00:15:23","slug":"metade-dos-gases-poluentes-emitidos-no-df-vem-do-transporte-diz-estudo","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2016\/06\/30\/126411-metade-dos-gases-poluentes-emitidos-no-df-vem-do-transporte-diz-estudo.html","title":{"rendered":"Metade dos gases poluentes emitidos no DF vem do transporte, diz estudo"},"content":{"rendered":"
Metade (49,05%) dos gases poluentes emitidos no Distrito Federal decorre da queima de combust\u00edvel de ve\u00edculos, aponta um estudo encomendado pela Secretaria de Agricultura. Gases emitidos pela ind\u00fastria aparecem em segundo lugar (16,51%). A pesquisa levou em conta o per\u00edodo entre 2005 e 2012 e avalia a origem e concentra\u00e7\u00e3o de produtos t\u00f3xicos na \u201catmosfera local\u201d.<\/p>\n
A situa\u00e7\u00e3o no DF \u00e9 diferente de alguns estados. Enquanto localmente as queimadas s\u00e3o respons\u00e1veis por 2% dos gases emitidos, na Amaz\u00f4nia e no cerrado como um todo, a atividade responde por 79,57% das libera\u00e7\u00f5es. No Rio Grande do Sul, onde h\u00e1 intensa atividade agr\u00edcola, as queimadas representam 68,24% das emiss\u00f5es.<\/p>\n
Segundo a secretaria, o objetivo do estudo \u00e9 definir estrat\u00e9gias para reduzir a libera\u00e7\u00e3o desses gases que provocam o efeito estufa \u2013 aquecimento da terra. Um grupo de trabalho vai avaliar os resultados, informou a pasta. De acordo com a secretaria, uma a\u00e7\u00e3o \u00e9 necess\u00e1ria para respeitar um decreto presidencial de 2010, que determina que o DF e os estados brasileiros devem reduzir em 40% as taxas de emiss\u00e3o de gases.<\/p>\n
Frota do DF<\/strong> – N\u00fameros da Secretaria de Mobilidade apontam que o DF conta com uma frota de 1,64 milh\u00e3o de ve\u00edculos, que cresceu 99,64% em dez anos. No mesmo per\u00edodo, a popula\u00e7\u00e3o aumentou 24,93%, afirmou a secretaria. Em 2015, havia 2,9 milh\u00f5es de habitantes no DF, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica (IBGE).<\/p>\n A m\u00e9dia de ocupa\u00e7\u00e3o de carros \u00e9 de 1,7 pessoa por autom\u00f3vel. Ao todo, 32% da popula\u00e7\u00e3o usam transporte coletivo, enquanto 45% recorrem a carros pr\u00f3prios.<\/p>\n Em maio, o GDF anunciou um plano com 80 medidas para garantir mobilidade e desafogar o tr\u00e2nsito. Com custo de R$ 6 bilh\u00f5es, h\u00e1 a\u00e7\u00f5es que s\u00f3 seriam conclu\u00eddas em maio de 2026.<\/p>\n “\u00c9 uma pol\u00edtica de Estado. \u00c9 nossa obriga\u00e7\u00e3o planejar o futuro do Distrito Federal. Isso \u00e9 feito por t\u00e9cnicos com base na necessidade da popula\u00e7\u00e3o”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg \u00e0 \u00e9poca. “Tenho convic\u00e7\u00e3o de que os pr\u00f3ximos governos dar\u00e3o continuidade em fun\u00e7\u00e3o da import\u00e2ncia que isso tem para o futuro e para a melhoria da qualidade de vida das diversas cidades de Bras\u00edlia.”<\/p>\n Riscos do efeito estufa<\/strong> – Um relat\u00f3rio do Painel Painel Intergovernamental sobre Mudan\u00e7as Clim\u00e1ticas (IPCC, na sigla em ingl\u00eas) divulgado em 2014 na Confer\u00eancia do Clima de Copenhague, na Dinamarca, alerta para a necessidade de mudan\u00e7as nos h\u00e1bitos humanos.<\/p>\n O relat\u00f3rio tamb\u00e9m adverte para os riscos como consequ\u00eancia de um sistema clim\u00e1tico alterado: Pesquisa da Secretaria de Agricultura analisou per\u00edodo de 2005 a 2012. Decreto prev\u00ea que estados e DF devem reduzir em 40% taxas de emiss\u00e3o. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[265],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/126411"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=126411"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/126411\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=126411"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=126411"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=126411"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
\n– agravamento da seguran\u00e7a alimentar, com impacto nas colheitas de gr\u00e3os e na pesca;
\n– acelera\u00e7\u00e3o da extin\u00e7\u00e3o das esp\u00e9cies e dano ao ecossistemas dos quais o ser humano depende;
\n– correntes migrat\u00f3rias provocadas pelo impacto econ\u00f4mico dos danos da mudan\u00e7a clim\u00e1tica e a perda de terras em consequ\u00eancia do aumento do n\u00edvel do mar;
\n– maior escassez de \u00e1gua, especialmente nas regi\u00f5es subtropicais, mas tamb\u00e9m um risco de maiores inunda\u00e7\u00f5es nas latitudes do norte e do Pac\u00edfico equatorial;
\n– riscos de conflitos por causa da escassez de recursos e impacto sobre a sa\u00fade provocado pelas ondas de calor e a prolifera\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as transmitidas por mosquitos. (Fonte: G1)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"