{"id":141185,"date":"2018-01-12T00:01:20","date_gmt":"2018-01-12T02:01:20","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=141185"},"modified":"2018-01-11T21:19:55","modified_gmt":"2018-01-11T23:19:55","slug":"por-que-a-explosao-do-petroleiro-na-china-seria-um-desastre-ambiental","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2018\/01\/12\/141185-por-que-a-explosao-do-petroleiro-na-china-seria-um-desastre-ambiental.html","title":{"rendered":"Por que a explos\u00e3o do petroleiro na China seria um desastre ambiental"},"content":{"rendered":"
Equipes de bombeiros pr\u00f3ximas \u00e0 costa sudeste da China est\u00e3o trabalhando freneticamente para prevenir o que pode se tornar um pesadelo ambiental.<\/p>\n
Um petroleiro carregando quase um milh\u00e3o de barris, ou 136 mil toneladas, de uma subst\u00e2ncia altamente inflam\u00e1vel chamada \u00f3leo condensado pegou fogo no \u00faltimo s\u00e1bado. O navio, chamado\u00a0SANCHI<\/em>, navega sob bandeira panamenha e pesa mais de 85 mil toneladas, de acordo com o site Marine Traffic. Um\u00a0 comunicado do governo chin\u00eas\u00a0\u00a0informa que o navio estava levando o \u00f3leo condensado para a Coreia do Sul a servi\u00e7o de uma subsidi\u00e1ria da Companhia de Petr\u00f3leo Nacional do Ir\u00e3, a Bright Shipping Limited.<\/p>\n O inc\u00eandio come\u00e7ou depois que o\u00a0SANCHI <\/em>colidiu com um navio cargueiro.<\/p>\n Na segunda-feira, a\u00a0Reuters<\/em> informou que os restos de um tripulante foram encontrados, mas outros 31 continuam desaparecidos.<\/p>\n O tipo de dano ambiental que o acidente pode causar ainda precisa ser analisado.<\/p>\n \u00d3leo condensado t\u00eam defini\u00e7\u00f5es diferentes dependendo de sua origem. De acordo com a Administra\u00e7\u00e3o de Informa\u00e7\u00e3o Energ\u00e9tica\u00a0dos Estados Unidos, o termo se refere\u00a0ao g\u00e1s de petr\u00f3leo ou g\u00e1s natural que se condensa em l\u00edquido ao ser extra\u00eddo. Nesse caso, o condensado teve origem em petr\u00f3leo bruto.<\/p>\n Para efeitos de compara\u00e7\u00e3o, o derramamento de \u00f3leo da Exxon Valdez\u00a0derramou 260 mil barris de petr\u00f3leo bruto denso em 1989. Espera-se que o vazamento do\u00a0SANCHI<\/em>seja menor que o de Exxon Valdez por ser mais leve e capaz de ser queimado.<\/p>\n O quanto o condensado do\u00a0SANCHI <\/em>pode poluir a regi\u00e3o depende principalmente se o petroleiro vai afundar ou n\u00e3o, disse Babatunde Anifowose, professor da Universidade de Coventry, \u00e0 CNN.<\/p>\n Se o navio afundar, mais material vai derramar dentro d\u2019\u00e1gua, dificultando a limpeza. Se ele n\u00e3o explodir, acredita-se que grande parte do \u00f3leo condensado possa evaporar, ele disse.<\/p>\n Uma explos\u00e3o tamb\u00e9m tem potencial para espalhar mais fuma\u00e7a t\u00f3xica do condensado \u2013 o pr\u00f3prio combust\u00edvel do navio tamb\u00e9m pode vazar.<\/p>\n Uma lista de medidas de seguran\u00e7a da companhia de petr\u00f3leo Conoco Phillips,\u00a0aponta que qualquer contato com \u00f3leo condensado pode causar problemas respirat\u00f3rios e deve exigir cuidados m\u00e9dicos.<\/p>\n A fuligem t\u00f3xica tamb\u00e9m representa perigo aos que conduzem esfor\u00e7os de limpeza e conten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Ainda n\u00e3o est\u00e1 claro quanto \u00f3leo condensado foi derramado no oceano.<\/p>\n Fonte: National Geographic<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Equipes de bombeiros pr\u00f3ximas \u00e0 costa sudeste da China est\u00e3o trabalhando freneticamente para prevenir o que pode se tornar um pesadelo ambiental.<\/p>\n