{"id":142082,"date":"2018-02-28T00:03:06","date_gmt":"2018-02-28T03:03:06","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=142082"},"modified":"2018-02-27T22:48:07","modified_gmt":"2018-02-28T01:48:07","slug":"cidades-aceleram-para-proibir-carros-a-diesel","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2018\/02\/28\/142082-cidades-aceleram-para-proibir-carros-a-diesel.html","title":{"rendered":"Cidades aceleram para proibir carros a diesel"},"content":{"rendered":"

Cada vez mais cidades europeias est\u00e3o investindo em projetos para melhorar a qualidade do ar urbano, limitando o n\u00famero ou os modelos de autom\u00f3veis que podem circular nas zonas centrais.<\/p>\n

Nesta ter\u00e7a-feira (27\/02), por exemplo, a Justi\u00e7a alem\u00e3\u00a0deu sinal verde<\/a> para que as cidades decidam se querem proibir a circula\u00e7\u00e3o de carros a diesel.<\/p>\n

Os carros a diesel est\u00e3o entre as piores fontes de polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica urbana. Em dezembro de 2016, os prefeitos de Paris, Madri, Atenas e Cidade do M\u00e9xico anunciaram planos para banir de suas estradas ve\u00edculos e vans movidos a esse tipo de combust\u00edvel at\u00e9 2025.<\/p>\n

Oslo<\/p>\n

At\u00e9 agora, a tend\u00eancia na maioria das cidades foi impor proibi\u00e7\u00f5es de carros apenas em casos de emerg\u00eancia, quando a polui\u00e7\u00e3o do ar estivesse particularmente elevada. Durante as invers\u00f5es t\u00e9rmicas, por exemplo, uma camada fria de ar permanece ao n\u00edvel do solo por baixo de uma camada mais quente, confinando a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica na parte mais baixa. As invers\u00f5es s\u00e3o comuns em algumas cidades, como em Oslo, na Noruega.<\/p>\n

Em 17 de janeiro de 2017, sob o efeito de uma invers\u00e3o, Oslo proibiu pela primeira vez a maioria dos carros a diesel durante o dia. O tr\u00e1fego diminuiu 30%, e a cidade estimou que os n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o do ar tenham sido reduzidos em um quarto\u00a0 \u2013 mesmo com exce\u00e7\u00f5es. Caminh\u00f5es, t\u00e1xis, ambul\u00e2ncias, ve\u00edculos de pol\u00edcia e outros carros oficiais movidos a diesel estiveram isentos. Seis grandes autoestradas tamb\u00e9m permaneceram abertas aos autom\u00f3veis a diesel.<\/p>\n

Os vereadores da cidade perceberam que uma proibi\u00e7\u00e3o mais ampla de motores a diesel poderia melhorar drasticamente a qualidade do ar de Oslo. Em junho de 2017, a C\u00e2mara de Vereadores da capital norueguesa decidiu espantar os carros do centro da cidade ao proibir estacionamentos a partir de 2019. Oslo tamb\u00e9m se comprometeu a investir fortemente nos transportes p\u00fablicos e priorizar o tr\u00e1fego de bicicletas em 60 quil\u00f4metros de estradas que atualmente d\u00e3o prioridade \u00e0 circula\u00e7\u00e3o de autom\u00f3veis.<\/p>\n

Londres<\/p>\n

Com algumas exce\u00e7\u00f5es, a prefeitura londrina cobra j\u00e1 h\u00e1 15 anos um ped\u00e1gio de 11,5 libras (53 reais) de ve\u00edculos que circulam no centro da capital brit\u00e2nica, diminuindo assim engarrafamentos e a polui\u00e7\u00e3o do ar.<\/p>\n

Desde o fim do ano passado, autom\u00f3veis a diesel ou a gasolina anteriores a 2006 e que n\u00e3o respondam \u00e0s normas europeias de emiss\u00e3o de poluentes s\u00e3o obrigados a pagar praticamente o dobro da taxa que pagavam anteriormente, se quiserem circular no centro de Londres. O imposto vale para\u00a0os ve\u00edculos que andarem na cidade entre 7h e 18h, de segunda a sexta-feira.<\/p>\n

Madri<\/p>\n

A capital espanhola \u00e9 rica em boa arquitetura, tornando-a atraente para os pedestres. Ela j\u00e1 possui muitas ruas proibidas para carros que n\u00e3o sejam ve\u00edculos de emerg\u00eancia ou de entrega. Mas a cidade est\u00e1 parcialmente cercada por montanhas, que confinam a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica. Tr\u00eas quartos dessa n\u00e9voa poluente (smog<\/em>) prov\u00eam de carros.<\/p>\n

Os urbanistas est\u00e3o redesenhando 24 das ruas mais movimentadas do centro da cidade para liber\u00e1-las do tr\u00e1fego de autom\u00f3veis. Caminha-se para transformar quase todo o centro de Madri em zona de pedestres nos pr\u00f3ximos cinco anos. As tarifas de estacionamento para ve\u00edculos de alta emiss\u00e3o ser\u00e3o maiores do que para os de baixa emiss\u00e3o, como carros el\u00e9tricos.<\/p>\n

Paris<\/p>\n

Os carros com motores a gasolina ou a diesel ser\u00e3o banidos das ruas de Paris a partir de 2030. A capital francesa j\u00e1 proibiu os ve\u00edculos a diesel constru\u00eddos antes do ano 2000, que s\u00e3o mais poluentes que modelos mais novos.<\/p>\n

Copenhague<\/p>\n

A capital da Dinamarca \u00e9 uma das melhores cidades do mundo para se andar de bicicleta. Ela come\u00e7ou a projetar a sua zona de pedestres no centro j\u00e1 na d\u00e9cada de 1960, construindo desde ent\u00e3o 300 quil\u00f4metros de vias exclusivas para bicicletas. Novas ciclovias est\u00e3o sendo instaladas, chegando at\u00e9 os sub\u00farbios.<\/p>\n

A taxa de propriet\u00e1rios de autom\u00f3veis em Copenhague \u00e9 uma das mais baixas da Europa. Mesmo no inverno, a bicicleta \u00e9 utilizada todos os dias por metade dos trabalhadores para chegar ao emprego. O prefeito de Copenhague, Frank Jensen, disse em outubro passado que, em breve, vai propor uma legisla\u00e7\u00e3o para banir novos carros a diesel no in\u00edcio de 2019.<\/p>\n

Helsinque<\/p>\n

A capital da Finl\u00e2ndia n\u00e3o prop\u00f4s nenhuma proibi\u00e7\u00e3o de carros a diesel para um futuro pr\u00f3ximo. Em vez disso, est\u00e1 bancando um plano de dez anos para criar um sistema intermodal de “mobilidade on-demand”, que vai integrar todas as formas de transporte p\u00fablico e transporte compartilhado da cidade: \u00f4nibus, carros sem motorista, um servi\u00e7o de micro-\u00f4nibus ponto a ponto chamado Kutsuplus, bicicletas urbanas compartilhadas, balsas, etc.<\/p>\n

Tudo ser\u00e1 acess\u00edvel atrav\u00e9s de um \u00fanico aplicativo de smartphone. A ideia \u00e9 tornar o sistema t\u00e3o bom que quase ningu\u00e9m precise usar carros particulares, porque ser\u00e1 mais barato e mais conveniente utilizar o sistema de mobilidade integrado da cidade.<\/p>\n

Outros casos<\/p>\n

O governo da Noruega j\u00e1 estimulou um boom nas vendas de ve\u00edculos el\u00e9tricos por meio de generosos subs\u00eddios e regras que favorecem seu uso. Em 2017, o pa\u00eds escandinavo anunciou que proibiria as vendas dom\u00e9sticas de novos carros a diesel e a gasolina a partir de 2025 \u2013 mais cedo de qualquer outra proibi\u00e7\u00e3o desse tipo no mundo.<\/p>\n

Outros pa\u00edses, incluindo Fran\u00e7a, Alemanha, \u00cdndia e China, disseram que seguiriam o exemplo, embora alguns ainda n\u00e3o tenham estabelecido cronogramas firmes.<\/p>\n

A Fran\u00e7a comprometeu-se a proibir at\u00e9 2040. O governo da \u00cdndia disse que planeja coibir as vendas de novos carros movidos por motores de combust\u00e3o interna at\u00e9 2030. O futuro da \u00cdndia \u00e9 el\u00e9trico, e tamb\u00e9m o da China. Com esses dois gigantes abrindo o caminho, o resto do mundo provavelmente os seguir\u00e1.<\/p>\n

Fonte: Deutsche Welle<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Cada vez mais munic\u00edpios investem para melhorar a qualidade do ar urbano, limitando o n\u00famero ou os modelos de autom\u00f3veis que podem circular nas zonas centrais.<\/p>\n

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