{"id":144747,"date":"2018-07-12T00:04:33","date_gmt":"2018-07-12T03:04:33","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=144747"},"modified":"2018-07-11T21:33:57","modified_gmt":"2018-07-12T00:33:57","slug":"as-vantagens-dos-combustiveis-fosseis-em-relacao-aos-outros","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2018\/07\/12\/144747-as-vantagens-dos-combustiveis-fosseis-em-relacao-aos-outros.html","title":{"rendered":"As vantagens dos combust\u00edveis f\u00f3sseis em rela\u00e7\u00e3o aos outros"},"content":{"rendered":"
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Voc\u00ea pode estar inclinado a pensar que os combust\u00edveis f\u00f3sseis s\u00e3o uma maldi\u00e7\u00e3o para a humanidade. Afinal, basta observar quantos pa\u00edses ricos em petr\u00f3leo s\u00e3o administrados por governos repressores. Certo?<\/p>\n

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Pelo contr\u00e1rio, os combust\u00edveis f\u00f3sseis s\u00e3o uma ben\u00e7\u00e3o para a humanidade. Embora a explos\u00e3o de prosperidade material que surgiu ap\u00f3s a Revolu\u00e7\u00e3o Industrial tenha causas complexas, a disponibilidade imediata de fontes de energia densamente compactadas \u2013 na forma de carv\u00e3o para navios a vapor e locomotivas e, posteriormente, petr\u00f3leo para abastecer ve\u00edculos e avi\u00f5es \u2013 foi certamente um fator colaborador.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

Para compreender como os combust\u00edveis f\u00f3sseis s\u00e3o adequados para o desenvolvimento de redes de transporte, considere os seguintes fatos sobre a densidade de energia de v\u00e1rios tipos de armazenamento:<\/p>\n

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Material<\/td>\nEnergia espec\u00edfica (megajoules por quilograma de material<\/td>\nDensidade energ\u00e9tica (megajoules por litro de material)<\/td>\n<\/tr>\n
Carv\u00e3o<\/td>\n30<\/td>\n38<\/td>\n<\/tr>\n
Gasolina<\/td>\n46,4<\/td>\n34,2<\/td>\n<\/tr>\n
G\u00e1s Natural Liquefeito<\/td>\n55,5<\/td>\n22,2<\/td>\n<\/tr>\n
Bateria de L\u00edtio<\/td>\n1,8<\/td>\n4,32<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n<\/div>\n

Agora, considerando sua alta densidade de energia e conveni\u00eancia para o transporte, \u00e9 compreens\u00edvel que os combust\u00edveis f\u00f3sseis sejam altamente valorizados no mercado. Isso, por sua vez, explica a chamada “Maldi\u00e7\u00e3o de Recursos”, na qual os pa\u00edses com grandes dota\u00e7\u00f5es de recursos naturais tendem a ter resultados piores em medidas de democracia e at\u00e9 em desenvolvimento econ\u00f4mico. No entanto, como contraexemplos como os Estados Unidos e o Canad\u00e1 \u2013 pa\u00edses com enormes reservas de combust\u00edveis f\u00f3sseis e ao mesmo tempo excelentes \u00edndices de direitos humanos e desenvolvimento \u2013 ressaltam, n\u00e3o \u00e9 tanto que os combust\u00edveis f\u00f3sseis causam governos repressivos, mas sim que regimes autocr\u00e1ticos podem se safar se forem sustentados por exporta\u00e7\u00f5es lucrativas de minerais.<\/p>\n

Pa\u00edses lutam por combust\u00edveis f\u00f3sseis<\/h2>\n

N\u00e3o \u00e9 s\u00f3 que os exportadores de petr\u00f3leo tendem a ter governos repressivos. Mesmo democracias que funcionam bem se envolvem em guerras por petr\u00f3leo no Oriente M\u00e9dio.<\/p>\n

As guerras s\u00e3o de fato uma trag\u00e9dia, e os humanos infelizmente lutam por coisas que eles valorizam muito. (As pessoas muitas vezes roubam bancos, mas isso n\u00e3o prova que o dinheiro \u00e9 uma maldi\u00e7\u00e3o para a humanidade.) N\u00e3o h\u00e1 nada nos combust\u00edveis f\u00f3sseis em si que leve os humanos a lutar; os Estados Unidos e o Canad\u00e1 t\u00eam recursos prodigiosos, e os propriet\u00e1rios desses recursos s\u00e3o normalmente deixados em paz. Os combust\u00edveis f\u00f3sseis tornam a humanidade mais rica, e a humanidade seria ainda mais rica se parasse de brigar por quem controla os combust\u00edveis f\u00f3sseis.<\/p>\n

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Os Estados Unidos n\u00e3o \u201cprecisam\u201d policiar o Oriente M\u00e9dio para garantir o fluxo de petr\u00f3leo. O ponto principal de um autocrata da regi\u00e3o que conquista o territ\u00f3rio de seu vizinho \u00e9 ser aquele que vender\u00e1 esse petr\u00f3leo ao mercado mundial.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

Como o petr\u00f3leo \u00e9 fung\u00edvel, mesmo que um regime hostil tentasse negar as exporta\u00e7\u00f5es para os Estados Unidos, isso simplesmente reorganizaria o com\u00e9rcio mundial e significaria que a Am\u00e9rica importaria seu petr\u00f3leo de lugares mais amig\u00e1veis. Os choques econ\u00f4micos e as linhas de g\u00e1s da d\u00e9cada de 1970 n\u00e3o foram causados pelo embargo da OPEP, mas, em vez disso, foram causados pelos absurdos controles de sal\u00e1rios e pre\u00e7os do governo Nixon.<\/p>\n

Os custos sociais dos combust\u00edveis f\u00f3sseis<\/h2>\n

\u00c9 poss\u00edvel que os combust\u00edveis f\u00f3sseis tenham servido como uma \u201cponte\u201d \u00fatil para nos introduzir na era moderna, mas especialmente com a crescente amea\u00e7a da mudan\u00e7as clim\u00e1ticas, bem como a queda dos custos de fontes alternativas de energia, a humanidade precisa se afastar dos combust\u00edveis f\u00f3sseis t\u00e3o rapidamente quanto poss\u00edvel. Soa plaus\u00edvel, certo?<\/p>\n

\u00c9 muito conveniente que ativistas ambientais na Europa e nos Estados Unidos vivam pessoalmente com os benef\u00edcios da Revolu\u00e7\u00e3o Industrial, ao mesmo tempo em que recomendam que as pessoas na \u00cdndia e na \u00c1frica evitem as formas mais baratas de energia em nome da mitiga\u00e7\u00e3o das mudan\u00e7as clim\u00e1ticas. Por exemplo, os dados mais recentes (at\u00e9 a publica\u00e7\u00e3o deste texto) do Banco Mundial mostram que em 2014 o consumo de eletricidade per capita (medido em quilowatts-hora) foi de 310 em Bangladesh, 355 em Gana e 806 na \u00cdndia, enquanto foi de 6.938 na Fran\u00e7a, 7.035 na Alemanha e 12.987 nos Estados Unidos.<\/p>\n

Mesmo em seus pr\u00f3prios termos, o conceito de \u201ccusto social do carbono\u201d examina a suposta \u201cexternalidade negativa\u201d das emiss\u00f5es de di\u00f3xido de carbono que n\u00e3o est\u00e3o sendo contabilizadas nos pre\u00e7os normais de mercado. Mesmo que as estimativas oficiais publicadas pela Ag\u00eancia de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental dos Estados Unidos sobre o \u201ccusto social do carbono\u201d estejam corretas \u2013 e h\u00e1 s\u00e9rios problemas com a forma como esses n\u00fameros s\u00e3o calculados \u2013, isso n\u00e3o provaria que os combust\u00edveis f\u00f3sseis no total foram prejudiciais \u00e0 humanidade. Pelo contr\u00e1rio, isso significaria apenas que \u201cna margem\u201d os humanos estavam emitindo muito di\u00f3xido de carbono e deveriam reduzir.<\/p>\n

Mesmo com os avan\u00e7os na energia e\u00f3lica e solar, as estimativas convencionais do governo ainda preveem que os combust\u00edveis f\u00f3sseis fornecer\u00e3o a maior parte das necessidades de energia dos Estados Unidos nas pr\u00f3ximas d\u00e9cadas.<\/p>\n

\u00a92018 Foundation for Economic Education. Publicado com permiss\u00e3o.\u00a0Original em ingl\u00eas<\/a><\/p>\n

Fonte: Gazeta do Povo\/ Foundation for Economic Education<\/p>\n

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