{"id":145099,"date":"2018-07-31T00:03:28","date_gmt":"2018-07-31T03:03:28","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=145099"},"modified":"2018-07-30T19:53:25","modified_gmt":"2018-07-30T22:53:25","slug":"entenda-o-custo-ambiental-do-transporte-brasileiro","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2018\/07\/31\/145099-entenda-o-custo-ambiental-do-transporte-brasileiro.html","title":{"rendered":"Entenda o custo ambiental do transporte brasileiro"},"content":{"rendered":"
Quando come\u00e7ou a faltar gasolina, g\u00e1s de cozinha e at\u00e9 comida durante a greve dos caminhoneiros, muito se falou do custo do transporte rodovi\u00e1rio<\/strong> no Pa\u00eds. Muita gente n\u00e3o reparou, contudo, que, a paralisa\u00e7\u00e3o n\u00e3o reduziu apenas a oferta desses produtos. O movimento tamb\u00e9m diminuiu, pelo menos por uns dias, as\u00a0emiss\u00f5es <\/strong>de gases de efeito estufa. \u00c9 que, devido \u00e0 depend\u00eancia do diesel – hoje subsidiado pelo governo, os\u00a0caminh\u00f5es tamb\u00e9m s\u00e3o um dos principais poluentes atmosf\u00e9ricos do Brasil<\/strong>.<\/p>\n Pesquisa do Sistema de Estimativas de Emiss\u00f5es de Gases de Efeito Estufa (SEEG) diz at\u00e9 que esse meio de transporte<\/strong> \u00e9 o respons\u00e1vel pela maior parte das emiss\u00f5es de g\u00e1s carb\u00f4nico (CO\u00b2) do setor de energia brasileiro<\/strong>. Ou seja, \u00e9 um dos maiores causadores do\u00a0aquecimento global no Pa\u00eds<\/strong> – fen\u00f4meno clim\u00e1tico que pode provocar o derretimento de geleiras e o consequente aumento do n\u00edvel do mar, inundando diversas cidades ao redor do mundo, inclusive o Recife.<\/p>\n Segundo o relat\u00f3rio, publicado recentemente no Brasil pelo\u00a0Observat\u00f3rio do Clima<\/strong>, os\u00a0caminh\u00f5es lan\u00e7aram 85 mi de toneladas de CO\u00b2 no ar apenas em 2016<\/strong> – \u00faltimo ano em que as emiss\u00f5es globais foram totalmente mapeadas. O volume \u00e9 maior at\u00e9 que as 70 milh\u00f5es de toneladas produzidas na queima de combust\u00edveis e que as 54 mi de toneladas emitidas pelas usinas termel\u00e9tricas que estavam operando no Pa\u00eds. Por\u00e9m n\u00e3o \u00e9 o \u00fanico problema do sistema de transporte brasileiro.<\/p>\n