{"id":147887,"date":"2018-10-24T00:45:36","date_gmt":"2018-10-24T02:45:36","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=147887"},"modified":"2018-10-23T23:23:18","modified_gmt":"2018-10-24T01:23:18","slug":"os-numeros-que-revelam-grandiosidade-da-maior-ponte-maritima-do-mundo-inaugurada-na-china","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2018\/10\/24\/147887-os-numeros-que-revelam-grandiosidade-da-maior-ponte-maritima-do-mundo-inaugurada-na-china.html","title":{"rendered":"Os n\u00fameros que revelam grandiosidade da maior ponte mar\u00edtima do mundo, inaugurada na China"},"content":{"rendered":"
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A ponte conecta as tr\u00eas principais cidades costeiras no sul da China – Hong Kong, Macau e Zhuhai – e ser\u00e1 aberta ao tr\u00e2nsito nesta quarta<\/figcaption><\/figure>\n

O presidente chin\u00eas, Xi Jinping, inaugurou oficialmente a maior ponte de travessia mar\u00edtima do mundo, nove anos ap\u00f3s o in\u00edcio da constru\u00e7\u00e3o e em meio a cr\u00edticas de que o projeto – concebido para impulsionar o crescimento econ\u00f4mico – n\u00e3o passa de um “elefante branco” e de que causou “s\u00e9rios danos” \u00e0 vida marinha em seu entorno, al\u00e9m de mortes de trabalhadores.<\/p>\n

Incluindo as estradas de acesso, a ponte abrange 55 km e liga Hong Kong a Macau e \u00e0 cidade chinesa de Zhuhai.<\/p>\n

A estrutura custou cerca de US$ 20 bilh\u00f5es (o equivalente a R$ 73,7 bilh\u00f5es) e registrou v\u00e1rios atrasos no cronograma. Seu prazo inicial de conclus\u00e3o era o ano 2016, que acabou postergado devido \u00e0 escassez de m\u00e3o de obra e de materiais de constru\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

A obra tamb\u00e9m foi marcada por problemas em quest\u00f5es de seguran\u00e7a – pelo menos 18 trabalhadores morreram em servi\u00e7o.<\/p>\n

Xi participou da cerim\u00f4nia de inaugura\u00e7\u00e3o, que aconteceu nesta ter\u00e7a-feira em Zhuhai, junto com os l\u00edderes de Hong Kong e Macau.<\/p>\n

A ponte ser\u00e1 aberta ao tr\u00e1fego regular na quarta-feira.<\/p>\n

\"Arte\"<\/p>\n

O que h\u00e1 de t\u00e3o especial nessa ponte?<\/h2>\n

A travessia conecta as tr\u00eas principais cidades costeiras no sul da China – Hong Kong, Macau e Zhuhai.<\/p>\n

A ponte, projetada para resistir a terremotos e tuf\u00f5es, foi constru\u00edda usando 400 mil toneladas de a\u00e7o, o suficiente para erguer 60 torres Eiffel.<\/p>\n

Cerca de 30 km do seu comprimento total atravessa o mar do delta do Rio das P\u00e9rolas. Para permitir a passagem de navios, uma se\u00e7\u00e3o de 6,7 km no meio mergulha em um t\u00fanel submarino que passa entre duas ilhas artificiais.<\/p>\n

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Uma das duas ilhas artificiais que foram constru\u00eddas como parte do bilion\u00e1rio projeto de infraestrutura<\/figcaption><\/figure>\n

As se\u00e7\u00f5es restantes s\u00e3o estradas de liga\u00e7\u00e3o, viadutos e t\u00faneis terrestres que conectam Zhuhai e Hong Kong \u00e0 ponte principal.<\/p>\n

Por que ela foi constru\u00edda?<\/h2>\n

A ponte faz parte do plano da China de criar uma Grande \u00c1rea de Ba\u00eda, incluindo Hong Kong, Macau e outras nove cidades no sul da China – na esperan\u00e7a de competir com as de S\u00e3o Francisco, Nova York e T\u00f3quio.<\/p>\n

A \u00e1rea \u00e9 atualmente habitada por 68 milh\u00f5es de pessoas. E a expectativa \u00e9 transform\u00e1-la em uma zona econ\u00f4mica com \u00eanfase em tecnologia, como uma esp\u00e9cie de concorrente ao Vale do Sil\u00edcio dos Estados Unidos.<\/p>\n

As ind\u00fastrias de log\u00edstica e turismo tamb\u00e9m esperam um grande crescimento na esteira do projeto.<\/p>\n

A expectativa \u00e9 por uma melhor integra\u00e7\u00e3o entre essas \u00e1reas, mas n\u00e3o s\u00f3 isso.<\/p>\n

A redu\u00e7\u00e3o do tempo de viagem que ela proporcionar\u00e1 entre Zhuhai e Hong Kong \u00e9 apontada como um dos ganhos: a expectativa \u00e9 de que o percurso, antes feito em at\u00e9 quatro horas, seja conclu\u00eddo em 30 minutos.<\/p>\n

Qualquer um pode atravessar a ponte?<\/h2>\n

N\u00e3o. Aqueles que querem atravessar a ponte devem obter licen\u00e7as especiais, distribu\u00eddas por um sistema de cotas. E todos os ve\u00edculos pagam um ped\u00e1gio.<\/p>\n

A ponte n\u00e3o \u00e9 atendida por transporte p\u00fablico, mas \u00f4nibus privados far\u00e3o o percurso. N\u00e3o h\u00e1 liga\u00e7\u00e3o ferrovi\u00e1ria.<\/p>\n

Autoridades inicialmente estimaram que 9,2 mil ve\u00edculos atravessariam a estrutura todos os dias. Posteriormente, depois que novas redes de transporte foram criadas na regi\u00e3o, eles reduziram suas estimativas.<\/p>\n

Dirigir ao longo da estrutura promete ser um desafio: em Hong Kong e em Macau, as pessoas dirigem \u00e0 esquerda, como no Reino Unido, mas o resto da China dirige \u00e0 direita, tal como na Europa continental e nos EUA.<\/p>\n

O que as pessoas est\u00e3o dizendo a respeito?<\/h2>\n

O projeto tem sido alvo de muitas cr\u00edticas.<\/p>\n

A ponte foi apelidada de “ponte da morte” pela m\u00eddia local. Pelo menos nove trabalhadores do lado de Hong Kong morreram, e autoridades disseram \u00e0 BBC que outros nove tamb\u00e9m morreram no continente – atingidos por m\u00e1quinas ou ap\u00f3s despencarem no mar.<\/p>\n

Centenas de trabalhadores chegaram a sofrer acidentes e a ficarem feridos durante a obra.<\/p>\n

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Estrutura foi apelidada de ‘ponte da morte’ pela m\u00eddia local, devido \u00e0 morte de ao menos 18 trabalhadores durante a constru\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

Tamb\u00e9m houve problemas relacionados ao impacto ambiental.<\/p>\n

Grupos ambientalistas dizem que o projeto pode ter causado s\u00e9rios danos \u00e0 vida marinha na \u00e1rea, incluindo ao golfinho branco chin\u00eas, esp\u00e9cie considerada “criticamente rara” e “vulner\u00e1vel”.<\/p>\n

A quantidade desses golfinhos vista nas \u00e1guas de Hong Kong caiu de 148 para 47 nos \u00faltimos 10 anos, e eles agora est\u00e3o ausentes da regi\u00e3o pr\u00f3xima \u00e0 ponte, de acordo com a filial de Hong Kong do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, da sigla em ingl\u00eas).<\/p>\n

“O projeto causou danos irrevers\u00edveis ao mar”, disse Samantha Lee, diretora-assistente de preserva\u00e7\u00e3o marinha na WWF. “Receio que o n\u00famero (de animais) nunca mais volte a subir”.<\/p>\n

As autoridades disseram que “fizeram o melhor poss\u00edvel” para proteger o meio ambiente ao longo da ponte.<\/p>\n

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Tem sido raro ver golfinhos brancos chineses ao redor da ponte depois de anos de constru\u00e7\u00e3o, dizem grupos ambientalistas<\/figcaption><\/figure>\n

O investimento vai ser recuperado?<\/h2>\n

A ponte, estradas de acesso e ilhas artificiais que comp\u00f5em o projeto custaram impressionantes US$ 20 bilh\u00f5es (R$ 73,72 bilh\u00f5es) para serem constru\u00eddas – a ponte principal consumiu, sozinha, US$ 6,92 bilh\u00f5es (R$ 25,51 bilh\u00f5es).<\/p>\n

Autoridades chinesas dizem que tal infraestrutura vai gerar at\u00e9 10 trilh\u00f5es de yuans (US$ 5,31 trilh\u00f5es) para a economia, mas um parlamentar de Hong Kong questionou essa cifra.<\/p>\n

“Eu n\u00e3o tenho tanta certeza de como a ponte pode se sustentar se n\u00e3o houver muitos carros passando por ela”, disse Tanya Chan \u00e0 BBC News Chinesa.<\/p>\n

“Tenho certeza de que nunca conseguir\u00edamos recuperar (o valor investido na constru\u00e7\u00e3o).”<\/p>\n

De acordo com uma estimativa da BBC Chinesa, a ponte s\u00f3 vai gerar arrecada\u00e7\u00e3o de cerca de US$ 86 milh\u00f5es (R$ 317 milh\u00f5es) em ped\u00e1gios por ano.<\/p>\n

Um ter\u00e7o dessa receita, contudo, teria de ser usadas nos custos de manuten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Cr\u00edticos chamaram a ponte de “grande elefante branco” que n\u00e3o garante retorno econ\u00f4mico. Outros disseram que seu principal objetivo \u00e9 simb\u00f3lico, assegurando que Hong Kong esteja fisicamente conectada ao continente.<\/p>\n

Fonte: BBC<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O presidente chin\u00eas, Xi Jinping, inaugurou oficialmente a maior ponte de travessia mar\u00edtima do mundo, nove anos ap\u00f3s o in\u00edcio da constru\u00e7\u00e3o e em meio a cr\u00edticas de que o projeto – concebido para impulsionar o crescimento econ\u00f4mico – n\u00e3o passa de um “elefante branco” e de que causou “s\u00e9rios danos” \u00e0 vida marinha em seu entorno, al\u00e9m de mortes de trabalhadores. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":147888,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[697,276,461,1239],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/147887"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=147887"}],"version-history":[{"count":2,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/147887\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":147890,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/147887\/revisions\/147890"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/147888"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=147887"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=147887"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=147887"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}