{"id":148370,"date":"2018-11-08T23:36:00","date_gmt":"2018-11-09T01:36:00","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=148370"},"modified":"2018-11-08T23:36:00","modified_gmt":"2018-11-09T01:36:00","slug":"santo-andre-decreta-o-fim-do-diesel-em-novo-edital-do-transporte-publico","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/divulgacao\/2018\/11\/08\/148370-santo-andre-decreta-o-fim-do-diesel-em-novo-edital-do-transporte-publico.html","title":{"rendered":"Santo Andr\u00e9 decreta o fim do diesel em novo edital do transporte p\u00fablico"},"content":{"rendered":"

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Santo Andr\u00e9, no ABC Paulista, tornou-se a segunda cidade brasileira a estabelecer um prazo para a elimina\u00e7\u00e3o do diesel no transporte municipal. A queima deste combust\u00edvel f\u00f3ssil \u00e9 uma das causas do aquecimento global e provoca in\u00fameras doen\u00e7as fatais, entre card\u00edacas e pulmonares.<\/p>\n

No edital de licita\u00e7\u00e3o lan\u00e7ado esta semana, a Prefeitura exigiu das empresas concorrentes que a frota de \u00f4nibus apresente uma redu\u00e7\u00e3o de 20% das emiss\u00f5es de poluentes j\u00e1 no primeiro ano e que ao final de 20 anos a emiss\u00e3o de CO2 seja zero.<\/p>\n

O edital \u00e9 para Vila Luzita, a principal \u00e1rea com servi\u00e7o de \u00f4nibus na cidade e tamb\u00e9m a que apresenta maior demanda. Atualmente toda a frota em opera\u00e7\u00e3o nessa regi\u00e3o conta apenas com \u00f4nibus a diesel. O novo edital deve estabelecer o modelo para os editais das demais regi\u00f5es da cidade.<\/p>\n

\u201cA incorpora\u00e7\u00e3o de cronogramas de elimina\u00e7\u00e3o do diesel no transporte p\u00fablico \u00e9 uma tend\u00eancia inexor\u00e1vel\u201d, explica Flavio Siqueira, representante da Cidade dos Sonhos. \u201cAtualmente os \u00f4nibus el\u00e9tricos j\u00e1 s\u00e3o mais econ\u00f4micos, quando se considera todo seu ciclo de vida, enquanto que os problemas causados pela polui\u00e7\u00e3o do diesel que oneram os cofres p\u00fablicos s\u00e3o cada vez mais evidentes. \u00a0S\u00f3 existe uma sa\u00edda para resolver essa equa\u00e7\u00e3o: investir em combust\u00edveis limpos\u201d, detalha.<\/p>\n

A quest\u00e3o dos poluentes levou o Minist\u00e9rio P\u00fablico a barrar o edital em junho, para que a Prefeitura inclu\u00edsse um cronograma de redu\u00e7\u00e3o. Na ocasi\u00e3o, organiza\u00e7\u00f5es da sociedade civil que contribu\u00edram com a revis\u00e3o do PL da Polui\u00e7\u00e3o na capital paulista, como Rede Nossa S\u00e3o Paulo, Greenpeace e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, apresentaram estudos que comprovam a viabilidade t\u00e9cnica e econ\u00f4mica da transi\u00e7\u00e3o para uma frota limpa, bem como os impactos sobre a sa\u00fade p\u00fablica e o clima da polui\u00e7\u00e3o gerada pelo transporte p\u00fablico.<\/p>\n

Embora focados na capital paulista, os estudos d\u00e3o a dimens\u00e3o do problema. \u00a0A polui\u00e7\u00e3o do ar atualmente j\u00e1 mata mais que o dobro dos acidentes de tr\u00e2nsito, cinco vezes mais que c\u00e2ncer de mama e quase 6,5 vezes mais que AIDS. Ficar duas horas no meio do tr\u00e2nsito de S\u00e3o Paulo equivale a fumar um cigarro.<\/p>\n

Na cidade de S\u00e3o Paulo, os \u00f4nibus representam menos de 4% da frota de ve\u00edculos, por\u00e9m emitem quase metade (cerca de 47%) da fuma\u00e7a preta que encobre a cidade. \u00a0Estudo do Greenpeace mostra que em dez anos, uma redu\u00e7\u00e3o de 20% na queima do diesel convencional poderia evitar mais de 7 mil mortes e os cofres p\u00fablicos economizariam R$ 53 milh\u00f5es em gastos de sa\u00fade decorrentes de problemas cardiorrespirat\u00f3rios.<\/p>\n

O Greenpeace tamb\u00e9m constatou que o custo de manuten\u00e7\u00e3o de \u00f4nibus el\u00e9tricos puros pode ser 25% menor e a economia com combust\u00edvel pode chegar a 64,7% em compara\u00e7\u00e3o com os convencionais a diesel. \u00a0A quest\u00e3o do custo de aquisi\u00e7\u00e3o, geralmente apresentada como obst\u00e1culo \u00e0 transi\u00e7\u00e3o para ve\u00edculos limpos, pode ser contornada com o leasing de baterias, que reduz drasticamente o custo dos \u00f4nibus el\u00e9tricos, aproximando-o do valor do ve\u00edculo diesel. Por meio da tecnologia V2G (Vehicle to Grid), os \u00f4nibus n\u00e3o s\u00e3o apenas consumidores de energia, mas parte do sistema el\u00e9trico: eles podem incorporar as fontes e\u00f3lica e solar, servir de backup e fornecer energia \u00e0 rede, tornando todo o sistema mais eficiente.<\/p>\n

Fonte: Aviv Comunica\u00e7\u00e3o<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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