{"id":148908,"date":"2018-11-30T01:00:40","date_gmt":"2018-11-30T03:00:40","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=148908"},"modified":"2018-11-29T21:55:52","modified_gmt":"2018-11-29T23:55:52","slug":"peixes-mortos-viram-base-de-combustivel-de-navio-na-noruega","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2018\/11\/30\/148908-peixes-mortos-viram-base-de-combustivel-de-navio-na-noruega.html","title":{"rendered":"Peixes mortos viram base de combust\u00edvel de navio na Noruega"},"content":{"rendered":"
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(FOTO: CREATIVE COMMONS \/ PASJA1000)<\/figcaption><\/figure>\n

P<\/span>eixe \u00e9 o principal produto de exporta\u00e7\u00e3o da Noruega depois do petr\u00f3leo. Em parte processado no pr\u00f3prio pa\u00eds, a ind\u00fastria acaba tendo que lidar com os restos dos animais, que geram custos e s\u00e3o um problema ambiental. Mas para a operadora de cruzeiros do pa\u00eds, a Hurtigruten, o problema virou oportunidade.<\/p>\n

A empresa anunciou que vai utilizar sobras de peixes mortos da ind\u00fastria pesqueira que, misturadas com outros res\u00edduos org\u00e2nicos resultar\u00e1 em um biog\u00e1s liquefeito para ser usado no lugar do \u00f3leo combust\u00edvel pesado.\u00a0O porta-voz da empresa, Rune Thomas Ege, disse que o feito \u00e9 “algo que seria considerado quase imposs\u00edvel apenas alguns anos atr\u00e1s”.<\/p>\n

“O que os outros v\u00eaem como um problema, n\u00f3s vemos como um recurso e uma solu\u00e7\u00e3o”, disse o executivo-chefe da empresa, Daniel Skjeldam, em an\u00fancio. “Ao introduzir o biog\u00e1s como combust\u00edvel para os navios de cruzeiro, a Hurtigruten ser\u00e1 a primeira empresa de cruzeiros a abastecer navios com combust\u00edvel livre de f\u00f3sseis.”<\/p>\n

A meta \u00e9 que o primeiro navio movido por esse combust\u00edvel comece a circular j\u00e1 em 2019. A empresa pretende ter seis de seus 17 navios capazes de usar uma combina\u00e7\u00e3o de biog\u00e1s, baterias e g\u00e1s natural liquefeito, o mais limpo dos combust\u00edveis f\u00f3sseis, at\u00e9 2021.<\/p>\n

O an\u00fancio acontece no momento em que o setor de cruzeiros enfrenta fortes cr\u00edticas por sua pegada clim\u00e1tica e seu impacto na qualidade do ar. Um grande navio de cruzeiro alimentado por \u00f3leo combust\u00edvel altamente poluente emite quase tantas part\u00edculas finas diariamente quanto um milh\u00e3o de carros, segundo o grupo ambientalista alem\u00e3o Nabu.<\/p>\n

A Noruega tem uma meta de “emiss\u00e3o zero” para navios de cruzeiro e balsas navegando seus fiordes listados como patrim\u00f4nio da humanidade pela UNESCO at\u00e9 2026.\u00a0A Hurtigruten tem como meta tornar-se neutra em carbono at\u00e9 2050.<\/p>\n

Fonte: Revista Galileu<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"