Campanha multiplataforma<\/strong><\/p>\nA plataforma de conhecimento AgroSaber ter\u00e1 tamb\u00e9m forte atua\u00e7\u00e3o nas redes sociais e m\u00eddias tradicionais. Criada pelas ag\u00eancias Giusti e Nova Estrat\u00e9gia (dos publicit\u00e1rios Andr\u00e9 Gomes, Nelson Biondi e Rui Rodrigues), a campanha traz o conceito: “AgroSaber:\u00a0 A Pior Praga \u00e9 a Desinforma\u00e7\u00e3o”.<\/p>\n
Segundo Rui Rodrigues, um dos criadores da campanha que conta com um grande hist\u00f3rico de grandes a\u00e7\u00f5es em marketing institucional, essa \u00e9 uma campanha de marketing de causa e com grande necessidade de ser amplamente divulgada. “O tema \u00e9 de extrema import\u00e2ncia. Hoje, as pessoas est\u00e3o cada vez mais preocupadas com a qualidade da alimenta\u00e7\u00e3o.\u00a0 \u00c9 uma campanha de cunho social e que interessa a toda a popula\u00e7\u00e3o. Esclarecer com responsabilidade \u00e9 fundamental”, explica.<\/p>\n
Para Edson Giusti, jornalista e tamb\u00e9m um dos criadores do AgroSaber, a campanha ter\u00e1 grande foco nas redes sociais, rela\u00e7\u00f5es p\u00fablicas e\u00a0branded content<\/em>\u00a0nos principais ve\u00edculos do pa\u00eds. “Assuntos que preocupam a popula\u00e7\u00e3o possuem maior busca nos ve\u00edculos tradicionais e s\u00e3o automaticamente compartilhados nas redes sociais. H\u00e1 muita desinforma\u00e7\u00e3o sobre essa quest\u00e3o. Os grandes jornais e portais s\u00e3o uma refer\u00eancia contra\u00a0fake news<\/em>“, pontua.<\/p>\nO tema teve grande destaque durante a primeira vota\u00e7\u00e3o no Congresso no ano passado. De acordo com Let\u00edcia Pedralli, respons\u00e1vel pela campanha digital pela Nova Estrat\u00e9gia, perfis falsos divulgaram conte\u00fados fakes deturpando a discuss\u00e3o e causando medo sobre o assunto. “Veneno e morte foram palavras muito disseminadas. Falsos especialistas promoviam verdadeiro terror entre as pessoas. Agora, nossa campanha vai trabalhar com conte\u00fados e v\u00eddeos assinados por especialistas. Vamos tamb\u00e9m trabalhar com influenciadores e disponibilizar nossos materiais para que sejam compartilhados de maneira espont\u00e2nea. Ningu\u00e9m gosta de compartilhar informa\u00e7\u00f5es falsas. Quando se tem conte\u00fado verdadeiro, a possiblidade de compartilhamento aumenta”, esclarece.<\/p>\n
Um dos conte\u00fados que certamente ter\u00e1 grande compartilhamento nas redes \u00e9 a s\u00e9rie de posts “Verdades e Mentiras” sobre os agrot\u00f3xicos. Segundo Schenkel, a rede social est\u00e1 repleta de fake news e ser\u00e1 preciso muito esfor\u00e7o na comunica\u00e7\u00e3o para combater a desinforma\u00e7\u00e3o. “Viralizou a informa\u00e7\u00e3o que o Brasil \u00e9 o maior consumidor de agrot\u00f3xico do mundo. N\u00e3o \u00e9 verdade. O Brasil est\u00e1 em 13\u00b0 se levado em considera\u00e7\u00e3o a quantidade da produ\u00e7\u00e3o. E, mesmo assim, isso n\u00e3o significa que h\u00e1 inseguran\u00e7a com nossos alimentos. O AgroSaber vai ajudar a opini\u00e3o p\u00fablica e os pr\u00f3prios deputados a ter informa\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica e segura”, diz.<\/p>\n
Nessa primeira fase, a campanha contar\u00e1 com um filme para internet, que visa estimular as pessoas a buscarem mais informa\u00e7\u00f5es no site. Na sequ\u00eancia, o filme ser\u00e1 veiculado em TV. “N\u00e3o pod\u00edamos trabalhar s\u00f3 a parte racional”, explica Alexandre Schenkel.\u00a0 “O tema \u00e9 muito t\u00e9cnico e as entidades necessitavam torn\u00e1-lo mais did\u00e1tico e de f\u00e1cil acesso. A popula\u00e7\u00e3o precisa ser informada. O Brasil \u00e9 um dos maiores produtores agr\u00edcolas do mundo. Temos uma enorme responsabilidade com a imagem do nosso pa\u00eds no exterior. Temos uma agricultura com as pr\u00e1ticas mais modernas de produ\u00e7\u00e3o. N\u00e3o podemos usar produtos de 10 anos atr\u00e1s e ter nossa imagem arranhada. Precisamos usar os mesmos que s\u00e3o usados nos EUA e na Europa”, finaliza Schenkel.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
O AgroSaber \u00e9 uma plataforma criada para debater quest\u00f5es relevantes para a alimenta\u00e7\u00e3o e sa\u00fade com embasamento t\u00e9cnico. Seu principal objetivo \u00e9 combater a desinforma\u00e7\u00e3o e fake news sobre a produ\u00e7\u00e3o dos alimentos e levar \u00e0 popula\u00e7\u00e3o informa\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica e plural sobre a agricultura.<\/p>\n
<\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":8,"featured_media":151716,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[147],"tags":[169,2515,767],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/151715"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/8"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=151715"}],"version-history":[{"count":2,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/151715\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":151718,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/151715\/revisions\/151718"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/151716"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=151715"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=151715"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=151715"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}