{"id":151737,"date":"2019-04-29T01:00:57","date_gmt":"2019-04-29T04:00:57","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=151737"},"modified":"2019-04-29T13:17:46","modified_gmt":"2019-04-29T16:17:46","slug":"estudo-quer-reduzir-poluicao-de-navios-que-emitem-2-do-co2-global","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2019\/04\/29\/151737-estudo-quer-reduzir-poluicao-de-navios-que-emitem-2-do-co2-global.html","title":{"rendered":"Estudo quer reduzir polui\u00e7\u00e3o de navios, que emitem 2% do CO2 global"},"content":{"rendered":"
\"Estudo
ESTUDO QUER REDUZIR POLUI\u00c7\u00c3O DE NAVIOS, RESPONS\u00c1VEIS POR 2% DA EMISS\u00c3O GLOBAL DE CO2 (FOTO: DIMITRIS VETSIKAS\/PIXABAY )<\/figcaption><\/figure>\n

E<\/span>m alto-mar, dispersos numa imensid\u00e3o de \u00e1gua, os navios podem n\u00e3o parecer uma grande amea\u00e7a ao meio ambiente. Mas a polui\u00e7\u00e3o causada por embarca\u00e7\u00f5es impressiona: j\u00e1 representa 2% das emiss\u00f5es globais de CO2.<\/p>\n

Um projeto desenvolvido dentro Escola Polit\u00e9cnica da USP, em parceria com empresas e outras institui\u00e7\u00f5es de ensino e pesquisa, vem tentando reduzir esses n\u00fameros. Em especial os poluentes causados pelos PSV (Platform Supply Vessel), navios que podem chegar a 100 metros de comprimento e s\u00e3o geralmente usados para transportes de cargas e pessoas at\u00e9 plataformas de extra\u00e7\u00e3o de petr\u00f3leo e g\u00e1s localizadas em alto-mar.<\/p>\n

\n

Essas embarca\u00e7\u00f5es requerem muita energia, por vezes muito mais que uma ilha habit\u00e1vel inteira, diz o engenheiro Maur\u00edcio Salles, um dos pesquisadores do projeto. O arquip\u00e9lago de Fernando de Noronha, por exemplo, \u00e9 alimentado por equipamentos (geradores a diesel e fontes renov\u00e1veis) com cerca de 4 megawatts de pot\u00eancia. A energia de algumas embarca\u00e7\u00f5es chega a ser dez vezes maior.<\/p>\n

A ideia do projeto \u00e9 melhorar a efici\u00eancia de navios combinando seus j\u00e1 existentes motores de combust\u00e3o a diesel com baterias de l\u00edtio. As embarca\u00e7\u00f5es costumam ter mais de um gerador, j\u00e1 que pode haver falhas (e o risco de ficar \u00e0 deriva em alto-mar). Assim, uma m\u00e1quina consegue suprir eventuais defeitos da outra. Mas os motores trabalham na chamada efici\u00eancia ruim, ou seja, n\u00e3o usam toda a energia gerada pelo combust\u00edvel queimado \u2014 mais da metade vira fuma\u00e7a. O que as baterias fazem \u00e9 armazenar essa carga desperdi\u00e7ada. Elas n\u00e3o s\u00e3o totalmente eficientes, mas \u00e9 poss\u00edvel aproveitar cerca de 90% da energia guardada nelas.<\/p>\n

As simula\u00e7\u00f5es mostraram que a combina\u00e7\u00e3o reduz at\u00e9 8,7% das emiss\u00f5es de CO2 de um navio em movimento. Em plataformas \u2014 quando a embarca\u00e7\u00e3o precisa manter os propulsores ligados para ficar parada na \u00e1gua, j\u00e1 que a profundidade \u00e9 muito grande para se usar uma \u00e2ncora \u2014 a redu\u00e7\u00e3o \u00e9 maior, variando entre 34,6% e 47%.<\/p>\n

\"O
O ENGENHEIRO MAUR\u00cdCIO SALLES (FOTO: DIVULGA\u00c7\u00c3O)<\/figcaption><\/figure>\n

\u201cVoc\u00ea pode perguntar: por que as embarca\u00e7\u00f5es n\u00e3o s\u00e3o 100% el\u00e9tricas? Isso funciona em barcos menores e de miss\u00f5es mais curtas. Quando s\u00e3o maiores e fazem viagens mais longas, de quatro dias, por exemplo, ou transportes que v\u00e3o de um continente a outro, n\u00e3o h\u00e1 muita op\u00e7\u00e3o al\u00e9m do combust\u00edvel f\u00f3ssil\u201d, diz Salles, que \u00e9 professor da Escola Polit\u00e9cnica da USP e especialista do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletr\u00f4nicos (IEEE), organiza\u00e7\u00e3o dedicada ao avan\u00e7o da tecnologia. Antes de embarcar no projeto, h\u00e1 cerca de tr\u00eas anos, foi professor visitante na Universidade de Harvard, estudando esse tipo de bateria.<\/p>\n

O projeto tamb\u00e9m apontou uma facilidade de implementa\u00e7\u00e3o desse suporte el\u00e9trico: podem ser colocadas em cont\u00eaineres sobre o conv\u00e9s. Isso tamb\u00e9m ajudaria a controlar a temperatura (idealmente entre 15\u00ba C e 45\u00ba C) para garantir maior tempo de vida das baterias.<\/p>\n

Mas os materiais ainda est\u00e3o em estudo, mesmo porque esse uso em navios estressa muito as baterias, algo como dez vezes mais que um carro el\u00e9trico. \u201cO avan\u00e7o [de baterias como fonte de energia] cresceu muito, mas a melhor tecnologia a ser utilizada ainda n\u00e3o est\u00e1 definida\u201d, afirma o engenheiro.<\/p>\n

Agora falta estimar o impacto econ\u00f4mico desse uso combinado de energia, algo que o projeto \u2014 que tamb\u00e9m teve colabora\u00e7\u00e3o de pesquisadores do RCGI (Centro de Pesquisa para Inova\u00e7\u00e3o em G\u00e1s), do GeePs (ou Grupo de Engenharia El\u00e9trica), da Universidade de Paris-Saclay, e do Tanque de Provas Num\u00e9rico da USP \u2014 deve apresentar no pr\u00f3ximo ano.<\/p>\n

Fonte: Revista Galileu\u00a0<\/i><\/p>\n

 <\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Projeto desenvolvido na Escola Polit\u00e9cnica da USP prev\u00ea combina\u00e7\u00e3o de diesel e baterias de l\u00edtio, que diminuiriam at\u00e9 47% dos poluentes
\n <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":151742,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[3567,3749,276,709,1239],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/151737"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=151737"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/151737\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":151738,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/151737\/revisions\/151738"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/151742"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=151737"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=151737"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=151737"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}