{"id":151838,"date":"2019-05-08T01:00:44","date_gmt":"2019-05-08T04:00:44","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=151838"},"modified":"2019-05-07T21:48:10","modified_gmt":"2019-05-08T00:48:10","slug":"alemanha-inaugura-sua-primeira-autobahn-eletrica","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2019\/05\/08\/151838-alemanha-inaugura-sua-primeira-autobahn-eletrica.html","title":{"rendered":"Alemanha inaugura sua primeira autobahn el\u00e9trica"},"content":{"rendered":"\n
\"Caminh\u00c3\u00a3o

Um caminh\u00e3o participa da inaugura\u00e7\u00e3o do primeiro trecho el\u00e9trico de uma rodovia alem\u00e3

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A primeira autobahn el\u00e9trica da Alemanha, voltada para o transporte de cargas, foi inaugurada nesta ter\u00e7a-feira (07\/05) perto de Frankfurt.<\/p>\n\n\n\n

A primeira autobahn el\u00e9trica da Alemanha, voltada para o transporte de cargas, foi inaugurada nesta ter\u00e7a-feira (07\/05) perto de Frankfurt.<\/p>\n\n\n\n

Na verdade trata-se de um trecho de 5 km na autobahn A5, no estado de Hessen. Em ambos os lados da pista foram colocados cabos a\u00e9reos, semelhantes aos usados pelos bondes el\u00e9tricos.<\/p>\n\n\n\n

Caminh\u00f5es com motores el\u00e9tricos poder\u00e3o se acoplar aos cabos a\u00e9reos e recarregar suas baterias ao passarem pelo trecho. Cinco transportadoras participar\u00e3o de uma fase de testes, executada pelo Minist\u00e9rio do Meio Ambiente da Alemanha.<\/p>\n\n\n\n

\"Deutschland

Sistema de recarga \u00e9 semelhante ao usado por bondes el\u00e9tricos

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Os caminh\u00f5es do teste t\u00eam tecnologia h\u00edbrida (motores el\u00e9tricos e a combust\u00e3o), e o trecho com os cabos serve para o recarregamento das baterias, que podem ent\u00e3o ser utilizadas. Quando elas ficarem vazias \u00e9 acionado o motor a combust\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

O minist\u00e9rio quer testar modelos para o transporte de cargas nas estradas e investiu 50 milh\u00f5es de euros em tr\u00eas trechos de testes. Um deles \u00e9 o que fica perto de Frankfurt, e os outros dois ser\u00e3o constru\u00eddos nos estados de Schleswig-Holstein e Baden-W\u00fcrttemberg.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo final \u00e9 encontrar solu\u00e7\u00f5es para o transporte de cargas que sejam ao mesmo tempo pouco poluidoras e que emitam poucos ru\u00eddos. Os testes tamb\u00e9m v\u00e3o avaliar se a mudan\u00e7a atrapalha o tr\u00e2nsito e qual o custo adicional de manuten\u00e7\u00e3o das rodovias.<\/p>\n\n\n\n

Segundo o minist\u00e9rio, o transporte de cargas t\u00eam aumentado nos \u00faltimos anos \u00e9 um grande emissor de gases do efeito estufa.<\/p>\n\n\n\n

O minist\u00e9rio justificou a op\u00e7\u00e3o pela A5 com o forte tr\u00e1fego, de mais de 130 mil ve\u00edculos por dia, dos quais 13 mil caminh\u00f5es, pelo trecho. “Se funcionar aqui, funciona em qualquer lugar”, disse um respons\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Se funcionar, isso n\u00e3o significa que todas as autobahns do pa\u00eds teriam que ser adaptadas. Pelos c\u00e1lculos do minist\u00e9rio bastariam mil quil\u00f4metros para o transporte de cargas. O custo final seria de um 1 milh\u00e3o de euros por quil\u00f4metro, ou 1 bilh\u00e3o de euros no total.<\/p>\n\n\n\n

Ainda n\u00e3o est\u00e1 claro como a energia que os caminh\u00f5es utilizar\u00e3o para recarregar as baterias seria cobrada. Na fase de testes, a conta ser\u00e1 paga pelo Minist\u00e9rio do Meio Ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m n\u00e3o est\u00e1 claro quem arcar\u00e1 com os custos da adapta\u00e7\u00e3o dos caminh\u00f5es ao novo sistema. Pelos c\u00e1lculos da montadora Scania, que fabricou os prot\u00f3tipos para o teste, um caminh\u00e3o que pode se recarregar enquanto anda custa de 50% a 75% mais do que um caminh\u00e3o normal.<\/p>\n\n\n\n

Os atuais caminh\u00f5es que andam apenas com motores el\u00e9tricos podem rodar no m\u00e1ximo 10 quil\u00f4metros at\u00e9 ficarem sem carga. O objetivo \u00e9 chegar a 60 quil\u00f4metros.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m da Alemanha, a Su\u00e9cia e os Estados Unidos tamb\u00e9m t\u00eam trechos de “rodovias el\u00e9tricas”.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Deutsche Welle<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Trecho da A5 perto de Frankfurt \u00e9 adaptado para a recarga em movimento de caminh\u00f5es com motores el\u00e9tricos. Governo busca solu\u00e7\u00f5es para diminuir emiss\u00f5es de poluentes pelo transporte de cargas. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":151839,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[987,340,2609],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/151838"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=151838"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/151838\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":151840,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/151838\/revisions\/151840"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/151839"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=151838"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=151838"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=151838"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}