{"id":151902,"date":"2019-05-11T12:00:44","date_gmt":"2019-05-11T15:00:44","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=151902"},"modified":"2019-05-10T22:53:13","modified_gmt":"2019-05-11T01:53:13","slug":"5-coisas-que-voce-pode-fazer-para-poluir-menos-ao-viajar-de-aviao","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2019\/05\/11\/151902-5-coisas-que-voce-pode-fazer-para-poluir-menos-ao-viajar-de-aviao.html","title":{"rendered":"5 coisas que voc\u00ea pode fazer para poluir menos ao viajar de avi\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n
\"Mulher

Um dos maiores problemas da avia\u00e7\u00e3o \u00e9 que ela n\u00e3o emite apenas CO2, mas outros gases de efeito estufa
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Toda vez que voc\u00ea sobe num avi\u00e3o est\u00e1 contribuindo para a emiss\u00e3o de gases do efeito estufa e o agravamento das mudan\u00e7as clim\u00e1ticas.<\/p>\n\n\n\n

O melhor, segundo a rep\u00f3rter de meio ambiente da BBC News, Laura Foster, \u00e9 n\u00e3o voar diretamente e escolher meios alternativos de transporte.<\/p>\n\n\n\n

Ao viajar de trem, por exemplo, um passageiro responde pela emiss\u00e3o de 14 gramas de di\u00f3xido de carbono (CO2) por km, em compara\u00e7\u00e3o com os 285 emitidos “por passageiro” se o meio escolhido \u00e9 o a\u00e9reo.<\/p>\n\n\n\n

Os c\u00e1lculos, feitos pela Ag\u00eancia Ambiental Europeia (EEA, na sigla em ingl\u00eas), s\u00e3o para um trem de cerca de 150 passageiros e uma aeronave com capacidade para 88.<\/p>\n\n\n\n

Para avi\u00f5es maiores, a emiss\u00e3o por passageiros cai j\u00e1 que o total \u00e9 dilu\u00eddo por um n\u00famero maior de passageitos e a m\u00e9dia fica em pouco mais de 170 gramas de CO2 por quil\u00f4metro, de acordo com um relat\u00f3rio da London School of Economics (LSE).<\/p>\n\n\n\n

Mas um dos maiores problemas da avia\u00e7\u00e3o \u00e9 que n\u00e3o \u00e9 apenas CO2 que ela emite.<\/p>\n\n\n\n

Quando os avi\u00f5es queimam combust\u00edvel, eles tamb\u00e9m liberam vapor de \u00e1gua e \u00f3xido nitroso, outros gases de efeito estufa.<\/p>\n\n\n\n

E essas emiss\u00f5es ocorrem em grandes altitudes na atmosfera, onde o impacto \u00e9 maior devido a uma s\u00e9rie de rea\u00e7\u00f5es qu\u00edmicas.<\/p>\n\n\n\n

O Painel Intergovernamental sobre Mudan\u00e7as Clim\u00e1ticas (IPCC, na sigla em ingl\u00eas) estima que o impacto da avia\u00e7\u00e3o nas mudan\u00e7as clim\u00e1ticas \u00e9 de dois a quatro vezes maior do que o efeito simplesmente de suas emiss\u00f5es de CO2.<\/p>\n\n\n\n

Mas se voc\u00ea decidir voar, h\u00e1 fatores que pode levar em conta para reduzir sua emiss\u00e3o de carbono.<\/p>\n\n\n\n

1) Leve pouca bagagem<\/h2>\n\n\n\n

Cada objeto carregado em um avi\u00e3o faz com que ele fique mais pesado. E quanto mais pesado o avi\u00e3o, mais combust\u00edvel ser\u00e1 necess\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

\"Greta

A jovem ativista Greta Thunberg quis viajar de trem durante viagem pela Europa para reduzir sua emiss\u00e3o de carbono
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Ent\u00e3o, quando voc\u00ea for fazer as malas, analise se \u00e9 poss\u00edvel deixar algumas roupas ou acess\u00f3rios em casa.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea tamb\u00e9m pode considerar se \u00e9 poss\u00edvel pagar a mais para compensar algumas de suas emiss\u00f5es. O dinheiro extra \u00e9 usado em projetos que absorvem as emiss\u00f5es da atmosfera, como o plantio de \u00e1rvores.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, um estudo da BBC identificou que menos da metade das 28 principais companhias a\u00e9reas consultadas oferece essa possibilidade aos clientes.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo quando as companhias a\u00e9reas oferecem a op\u00e7\u00e3o de o passageiro pagar mais para reduzir a emiss\u00e3o de carbono, menos de 1% deles optam por fazer isso.<\/p>\n\n\n\n

2) Voe direto<\/h2>\n\n\n\n

Os avi\u00f5es usam a maior parte de seu combust\u00edvel quando decolam e quando aterrissam.<\/p>\n\n\n\n

\"Passageiros

Uma das formas de reduzir o impacto ecol\u00f3gico de decolagens e aterrissagens \u00e9 escolher voos sem escalas
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Se voc\u00ea puder voar sem escalas at\u00e9 o seu destino, sua emiss\u00e3o de carbono ser\u00e1 menor.<\/p>\n\n\n\n

Um Boeing 747 usa aproximadamente quatro litros de combust\u00edvel por segundo. Durante um v\u00f4o de 10 horas, a aeronave pode consumir cerca de 150 mil litros.<\/p>\n\n\n\n

3) Escolha os assentos mais baratos<\/h2>\n\n\n\n

Um estudo do Banco Mundial de 2013, feito por Heinrich Bofinger e Jon Strand, mostra que se voc\u00ea voa em classe executiva ou na primeira classe, voc\u00ea responde por pelo menos tr\u00eas vezes mais emiss\u00f5es de gases de efeito estufa do que \u00e0s que voc\u00ea “emitiria” se viajasse em classe econ\u00f3mica.<\/p>\n\n\n\n

\"Imagem

Viajar na primeira classe “emite” tr\u00eas vezes mais CO2 do que ir de classe econ\u00f4mica, segundo um estudo do Banco Mundial
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Na se\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica h\u00e1 mais assentos, por isso mais passageiros podem ser transportados com o mesmo combust\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

O estudo destaca que o espa\u00e7o ocupado por um assento de primeira classe pode ser at\u00e9 cerca de quatro vezes o de um assento econ\u00f4mico.<\/p>\n\n\n\n

4) Escolha sua companhia a\u00e9rea com cuidado<\/h2>\n\n\n\n

Algumas companhias a\u00e9reas produzem mais emiss\u00f5es do que outras.<\/p>\n\n\n\n

Um estudo da LSE publicado em mar\u00e7o comparou as emiss\u00f5es de CO2 de diferentes companhias a\u00e9reas e encontrou diferen\u00e7as importantes.<\/p>\n\n\n\n

A EasyJet, por exemplo, emite 75 gramas de CO2 por km por passageiro, em compara\u00e7\u00e3o com 172 da Korean Air.<\/p>\n\n\n\n

EasyJet rumo a emiss\u00f5es menores em 2020<\/h2>\n\n\n\n

Emiss\u00f5es medidas em gramas de CO2 por passageiro por quil\u00f4metro<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

No entanto, alguns cr\u00edticos apontam que, embora empresas como a EasyJet possam produzir menos emiss\u00f5es, ao oferecer passagens mais baratas elas est\u00e3o incentivando mais pessoas a optarem por transporte a\u00e9reo.<\/p>\n\n\n\n

A avia\u00e7\u00e3o global contribui globalmente com cerca de 2% das emiss\u00f5es de CO2, mas o impacto deste setor vai crescer entre 200% e 360%, devido a passagens mais baratas, de acordo com estimativas citadas pelo site brit\u00e2nico Carbon Brief, que cobre \u00e1reas como ci\u00eancia clim\u00e1tica, pol\u00edtica clim\u00e1tica e pol\u00edtica energ\u00e9tica.<\/p>\n\n\n\n

5) Use o seu aeroporto local<\/h2>\n\n\n\n

Se voc\u00ea vai para o aeroporto de carro emite mais gases de efeito estufa ao queimar mais combust\u00edveis f\u00f3sseis do que se for de trem, por exemplo, ou se usar um terminal mais pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n

Viajar em um carro de 4 pessoas emite 42 gramas de CO2 por passageiro por km, segundo a EEA. Os n\u00fameros variam consideravelmente dependendo da efici\u00eancia energ\u00e9tica do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

\"Carro

Ir ao aeroporto de carro el\u00e9trico pode ser boa sa\u00edda quando poss\u00edvel, mas o benef\u00edcio depende da fonte de gera\u00e7\u00e3o de eletricidade
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<\/p>\n\n\n\n

Os carros el\u00e9tricos emitem menos CO2, mas \u00e9 importante determinar a fonte de gera\u00e7\u00e3o da eletricidade usada para carregar a bateria do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

Na Noruega, por exemplo, a maior fonte de eletricidade \u00e9 hidrel\u00e9trica, enquanto no Reino Unido s\u00e3o a queima de combust\u00edveis f\u00f3sseis e algumas fontes renov\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

Em pa\u00edses como a \u00cdndia, as emiss\u00f5es de um carro el\u00e9trico podem ser quatro vezes maiores do que em outros pa\u00edses, porque a fonte de energia \u00e9 principalmente a rede de usinas geradoras baseadas na queima de carv\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: BBC<\/p>\n\n\n\n


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