{"id":152306,"date":"2019-06-04T22:00:06","date_gmt":"2019-06-05T01:00:06","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=152306"},"modified":"2019-06-05T00:05:11","modified_gmt":"2019-06-05T03:05:11","slug":"asfaltos-porosos-as-enchentes-com-os-dias-contados","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/redacao\/2019\/06\/04\/152306-asfaltos-porosos-as-enchentes-com-os-dias-contados.html","title":{"rendered":"Asfaltos Porosos: as enchentes com os dias contados!"},"content":{"rendered":"\n
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\u00c1gua de chuva acumulada em rua. Fonte: Google Images.
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A ocorr\u00eancia de enchentes ap\u00f3s\n chuvas fortes, principalmente nos centros urbanos, vem se tornando cada vez\n mais recorrente, onde em poucas horas \u00e9 poss\u00edvel verificar a dificuldade no\n transporte na cidade, com ruas impossibilitadas de acessar, quedas de luz e\n estabelecimentos ilhados.<\/p>\n\n\n\n

Estes preju\u00edzos v\u00e3o al\u00e9m dos\n transtornos gerados no cotidiano da cidade, podendo acarretar tamb\u00e9m em perdas\n materiais e possibilidade de maior propaga\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as. Todo este quadro,\n gera impactos financeiros significativos, tanto para a regulariza\u00e7\u00e3o imediata\n da situa\u00e7\u00e3o, como tamb\u00e9m de obras preventivas e corretivas.<\/p>\n\n\n\n

Segundo um estudo do Instituto\n Mundial de Recursos, foi levantado que o Brasil gasta anualmente cerca de R$ 9 bilh\u00f5es em decorr\u00eancia de enchentes<\/strong>,\n sendo este valor atrelado majoritariamente ao planejamento urbano inadequado.<\/p>\n\n\n\n

Apesar de que as enchentes podem\n ocorrer na natureza, em virtude do comportamento dos rios nos per\u00edodos de seca\n e de chuva, nos centros urbanos observa-se que, muitas vezes, ocorrem por\n falhas humanas, isto \u00e9, decorrentes principalmente da gest\u00e3o inadequada dos res\u00edduos<\/strong> nas cidades, do escasso sistema de drenagem urbana<\/strong> e da impermeabiliza\u00e7\u00e3o do solo<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

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Registro de enchente na Regi\u00e3o Metropolitana do Rio de Janeiro. Fonte: Maria Beatriz Ayello
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Buscando formas de reduzir o\n impacto da impermeabiliza\u00e7\u00e3o e drenagem nas cidades, seja por diminuir o tempo\n que a \u00e1gua fica retida nas ruas ou a rapidez com que a enchente ocorre,\n surgiram iniciativas pensando em como tornar o asfalto um aliado a esta\n solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Foi assim que surgiram os\n asfaltos porosos, os pavimentos perme\u00e1veis e os ecopavimentos. Eles possuem,\n em sua ess\u00eancia, caracter\u00edsticas muito similares aos asfaltos j\u00e1 utilizados,\n constituindo-se basicamente de brita e derivado de petr\u00f3leo. A grande\n diferen\u00e7a \u00e9 que os asfaltos porosos possuem tamanhos e dist\u00e2ncias de britas\n diferentes aos usuais, o que permite que nas diversas camadas do asfalto\n tenham espa\u00e7os vazios, onde a \u00e1gua consegue passar e ser absorvida, aumentando a permeabilidade e capacidade\n de reten\u00e7\u00e3o do solo<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n

Esta caracter\u00edstica, de maior permeabilidade, permite a redu\u00e7\u00e3o da rapidez com que as enchentes ocorrem, por aumentar a capacidade do solo de armazenar \u00e1gua, assim como auxilia na redu\u00e7\u00e3o das ilhas de calor, devido a evapora\u00e7\u00e3o da \u00e1gua armazenada, criando um efeito de resfriamento da superf\u00edcie.\u00a0 <\/p>\n\n\n\n

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Registro caracter\u00edsticas e textura de asfalto. Fonte: Google Imagens.<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Uma das iniciativas de cria\u00e7\u00e3o\n de asfalto poroso no Brasil, foi desenvolvida pela Escola Polit\u00e9cnica (Poli)\n da Universidade de S\u00e3o Paulo (USP), que em teste em um estacionamento local\n conseguiu absorver 100% das \u00e1guas das chuvas dos meses de janeiro e fevereiro.<\/p>\n\n\n\n

Neste experimento, o professor coordenador da pesquisa, Jos\u00e9 Rodolfo Scarati Martins, refor\u00e7a a import\u00e2ncia de buscarmos solu\u00e7\u00f5es que tragam a caracter\u00edstica perme\u00e1vel para o asfalto:<\/p>\n\n\n\n

\u201cA impermeabilidade do asfalto comum \u00e9 uma das grandes vil\u00e3s do meio ambiente urbano, pois n\u00e3o permite que a \u00e1gua seja absorvida pela terra e ajuda a causar as enchentes. Os pavimentos que desenvolvemos s\u00e3o diferentes, pois s\u00e3o capazes de devolver parte da permeabilidade ao solo e consegue absorver a \u00e1gua com muita rapidez\u201d, explicou o professor.<\/p><\/blockquote>\n\n\n\n

Outro exemplo de iniciativa, j\u00e1 visando a comercializa\u00e7\u00e3o, \u00e9 da empresa brit\u00e2nica Tarmac, que desenvolveu o produto “Topmix Permeable”, que absorve at\u00e9 600 litros de \u00e1gua por minuto a cada metro quadrado (m\u00b2)<\/strong>. Dentre as solu\u00e7\u00f5es criadas pela empresa, existe a absor\u00e7\u00e3o direta pelo solo, se a quantidade de \u00e1gua for pequena; e a absor\u00e7\u00e3o pelo solo interligado ao sistema de drenagem e de saneamento da cidade, para reutiliza\u00e7\u00e3o ou reaproveitamento da \u00e1gua captada para outros fins.<\/p>\n\n\n\n

Das iniciativas em curso, tem se estudado tamb\u00e9m sobre como tornar o valor do asfalto poroso atrativo para comercializa\u00e7\u00e3o, onde os resultados mostram que apesar da aquisi\u00e7\u00e3o em pequena escala ser mais elevada, quando se inclui a redu\u00e7\u00e3o da necessidade de canaliza\u00e7\u00e3o de \u00e1guas pluviais, redu\u00e7\u00e3o das manuten\u00e7\u00f5es corretivas nas \u00e1reas com ocorr\u00eancia de enchentes e aquisi\u00e7\u00e3o em maior escala, a viabilidade financeira pode se tornar promissora e sustent\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Maria Beatriz Ayello
Reda\u00e7\u00e3o Ambientebrasil <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

E se os asfaltos “absorvessem” a \u00e1gua, permitindo que a mesma fosse levada aos solos? Conhe\u00e7a o asfalto do futuro e sabia como ele pode ajudar a combater as enchentes no meio urbano. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":152308,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[2387],"tags":[4045,1609],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/152306"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=152306"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/152306\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":152311,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/152306\/revisions\/152311"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/152308"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=152306"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=152306"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=152306"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}