{"id":153707,"date":"2019-09-01T21:34:45","date_gmt":"2019-09-02T00:34:45","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=153707"},"modified":"2019-09-01T21:34:48","modified_gmt":"2019-09-02T00:34:48","slug":"desmatamento-e-a-questao-ambiental-mais-importante-para-os-brasileiros-aponta-pesquisa-ipsos","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/divulgacao\/2019\/09\/01\/153707-desmatamento-e-a-questao-ambiental-mais-importante-para-os-brasileiros-aponta-pesquisa-ipsos.html","title":{"rendered":"Desmatamento \u00e9 a quest\u00e3o ambiental mais importante para os brasileiros, aponta pesquisa Ipsos"},"content":{"rendered":"\n

O desmatamento \u00e9 a quest\u00e3o ambiental mais importante para cinco em cada dez brasileiros (53%), aponta a pesquisa global \u201cEarth Day 2019\u201d da Ipsos. Segundo o estudo, o assunto lidera entre os priorit\u00e1rios para os entrevistados do Brasil. Em seguida est\u00e3o: polui\u00e7\u00e3o da \u00e1gua (44%), lidar com os res\u00edduos que produzimos (36%), aquecimento global (29%) e esgotamento de recursos naturais (23%).<\/p>\n\n\n\n

No mundo, o aquecimento global \u00e9 considerado o tema mais priorit\u00e1rio, mencionado por 37% dos entrevistados. A polui\u00e7\u00e3o do ar, com 35%, e como lidar com o lixo que produzimos (34%) aparecem em seguida, e depois a polui\u00e7\u00e3o da \u00e1gua (25%). O desmatamento s\u00f3 aparece em 5\u00ba lugar no ranking global, com \u00edndice de 24%.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs brasileiros s\u00e3o bastante enf\u00e1ticos ao colocar a quest\u00e3o do desmatamento em primeiro plano, um prov\u00e1vel reflexo das discuss\u00f5es recentes sobre o tema. O Brasil tem a segunda maior \u00e1rea total de florestas do mundo, atr\u00e1s apenas da R\u00fassia, onde somente 20% dos entrevistados veem o tema como prioridade\u201d, afirma Karen Klas, diretora de neg\u00f3cios na Ipsos.<\/p>\n\n\n\n

Outra quest\u00e3o que aparece com bastante destaque no Brasil quando comparado a outros pa\u00edses s\u00e3o as enchentes. Dois em cada dez brasileiros (18%) dizem que esse tema \u00e9 importante. O \u00edndice \u00e9 o dobro da m\u00e9dia global, de 9%.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA import\u00e2ncia desse tema tamb\u00e9m n\u00e3o \u00e9 surpresa dadas as recentes inunda\u00e7\u00f5es no Brasil. Com quest\u00f5es imediatas exigindo respostas, as op\u00e7\u00f5es que se referem ao futuro, como novas fontes alternativas de energia e alimentos nos preocupam menos do que \u00e0 m\u00e9dia global\u201d, ressalta Karen.<\/p>\n\n\n\n

Res\u00edduos n\u00e3o-recicl\u00e1veis<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Nove em cada dez brasileiros (89%) est\u00e3o preocupados com os efeitos que embalagens, sacos pl\u00e1sticos e outros objetos que n\u00e3o podem ser reciclados podem causar no meio ambiente. Globalmente, 81% dos entrevistados est\u00e3o preocupados com o tema.<\/p>\n\n\n\n

Uma boa parte dos brasileiros quer declarar seu apoio por meio das suas escolhas. Seis em cada dez (58%) entrevistados dizem que comprariam mais produtos feitos de material reciclado. O percentual est\u00e1 um pouco acima do resultado global (51%).<\/p>\n\n\n\n

\u201cMas o sacrif\u00edcio pessoal dificilmente chega ao ponto de admitirem um desembolso extra, j\u00e1 que somente 12% investiriam recursos pr\u00f3prios para estimular marcas que usam apenas embalagens recicl\u00e1veis e s\u00f3 11% estariam dispostos a pagar mais impostos para a melhoria de esta\u00e7\u00f5es de reciclagem\u201d, diz Karen.<\/p>\n\n\n\n

Como reduzir os impactos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para quase metade dos brasileiros (48%), a principal forma de reduzir os impactos \u00e9 for\u00e7ar o governo local a gastar mais com reciclagem para que mais itens possam passar por esse tratamento. O resultado est\u00e1 bem pr\u00f3ximo da m\u00e9dia global (46%).<\/p>\n\n\n\n

Os entrevistados no Brasil acreditam muito mais nas campanhas de conscientiza\u00e7\u00e3o p\u00fablica (40%) do que o restante do mundo (27%). A responsabilidade por liderar a resolu\u00e7\u00e3o do problema \u00e9 distribu\u00edda entre fabricantes, governo, distribuidores e consumidores, com um pouco mais de peso para os primeiros.<\/p>\n\n\n\n

O estudo foi realizado em 28 pa\u00edses, com 19,5 mil entrevistados, sendo 1.000 brasileiros, entre os dias 22 de fevereiro e 8 de mar\u00e7o. A margem de erro \u00e9 de 3 p.p para o Brasil.<\/p>\n\n\n\n

Sobre a Ipsos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Ipsos \u00e9 uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 pa\u00edses. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e an\u00e1lises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decis\u00e3o das empresas e das organiza\u00e7\u00f5es. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas \u00e1reas de marketing, comunica\u00e7\u00e3o, m\u00eddia, customer experience, engajamento de colaboradores e opini\u00e3o p\u00fablica. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tend\u00eancias. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a constru\u00edrem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opini\u00e3o p\u00fablica ao redor do mundo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Polui\u00e7\u00e3o da \u00e1gua foi o segundo tema mais lembrado entre os entrevistados no Brasil, com 44%. Globalmente, o aquecimento global \u00e9 considerado o item mais priorit\u00e1rio, com 37% das men\u00e7\u00f5es <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":8,"featured_media":153708,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[147],"tags":[476,730,170,3414],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/153707"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/8"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=153707"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/153707\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":153709,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/153707\/revisions\/153709"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/153708"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=153707"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=153707"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=153707"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}