{"id":155433,"date":"2019-11-14T16:00:30","date_gmt":"2019-11-14T19:00:30","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=155433"},"modified":"2019-11-14T10:47:21","modified_gmt":"2019-11-14T13:47:21","slug":"o-que-e-fuel-tankering-pratica-poluidora-adotada-por-aereas-para-economizar-dinheiro","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2019\/11\/14\/155433-o-que-e-fuel-tankering-pratica-poluidora-adotada-por-aereas-para-economizar-dinheiro.html","title":{"rendered":"O que \u00e9 ‘fuel tankering’, pr\u00e1tica poluidora adotada por a\u00e9reas para economizar dinheiro"},"content":{"rendered":"\n
\"Avi\u00f5es

Abastecer avi\u00f5es com combust\u00edvel extra ajuda a evitar o custo mais alto deste insumo em seu destino
<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A British Airways disse que ir\u00e1 rever uma pr\u00e1tica adotada por ela e outras\u00a0empresas\u00a0do setor para economizar dinheiro e que aumenta suas emiss\u00f5es de gases de efeito estufa.<\/p>\n\n\n\n

O an\u00fancio foi feito ap\u00f3s uma investiga\u00e7\u00e3o da BBC sobre “fuel tankering”, em que os avi\u00f5es s\u00e3o abastecidos com combust\u00edvel extra, geralmente para evitar pagar pre\u00e7os mais altos pelo reabastecimento nos aeroportos de destino.<\/p>\n\n\n\n

Esse procedimento comumente adotado nesta ind\u00fastria pode levar a emiss\u00f5es anuais extras equivalentes \u00e0s de uma grande cidade europeia. <\/p>\n\n\n\n

A British Airways agora diz que usar “fuel tankering” para reduzir seus custos “pode \u200b\u200bser a coisa errada a fazer”. No entanto, a companhia a\u00e9rea acrescentou que pr\u00e1tica tamb\u00e9m tem raz\u00f5es operacionais e de seguran\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Um em cinco voos de empresas europeias adotam a pr\u00e1tica<\/h2>\n\n\n\n

O programa BBC Panorama descobriu que os avi\u00f5es da companhia a\u00e9rea geraram 18 mil toneladas extras de di\u00f3xido de carbono no ano passado por meio de “fuel tankering”<\/p>\n\n\n\n

A economia de custos em um \u00fanico voo pode ser t\u00e3o pequena quanto pouco mais de R$ 53, mas pode chegar a centenas de reais.<\/p>\n\n\n\n

Pesquisadores estimam que um em cada cinco voos das companhias a\u00e9reas europeias envolve de alguma forma “fuel tankering”.<\/p>\n\n\n\n

A pr\u00e1tica nas rotas europeias poderia resultar em emiss\u00f5es anuais adicionais de gases de efeito estufa equivalentes \u00e0s produzidas por uma cidade de 100 mil pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Os cr\u00edticos desta pr\u00e1tica dizem que seu uso generalizado mina as alega\u00e7\u00f5es de que a ind\u00fastria da avia\u00e7\u00e3o est\u00e1 comprometida em reduzir suas emiss\u00f5es de carbono.<\/p>\n\n\n\n

John Sauven, diretor-executivo do Greenpeace do Reino Unido, disse \u00e0 BBC que isso \u00e9 um “exemplo cl\u00e1ssico de uma empresa que coloca o lucro antes do planeta”.<\/p>\n\n\n\n

Em rea\u00e7\u00e3o \u00e0 decis\u00e3o da British Airways de rever esta medida, Sauven disse que isso mostra como o setor de companhias a\u00e9reas tem tratado as mudan\u00e7as clim\u00e1ticas “como um problema de rela\u00e7\u00f5es p\u00fablicas”.<\/p>\n\n\n\n

“\u00c9 por isso que precisamos de metas de redu\u00e7\u00e3o impostas pelo governo para garantir que as companhias a\u00e9reas se responsabilizem pelos danos que suas emiss\u00f5es est\u00e3o causando”, afirmou ele.<\/p>\n\n\n\n

Pr\u00e1tica ‘hip\u00f3crita’<\/h2>\n\n\n\n
\"Avi\u00e3o
Pr\u00e1tica pode levar a emiss\u00f5es anuais extras equivalentes \u00e0s de uma grande cidade europeia<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A International Airlines Group (IAG), empresa propriet\u00e1ria da British Airways, afirma que trabalha para ser l\u00edder mundial em sustentabilidade no setor a\u00e9reo.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o BBC Panorama teve acesso a dezenas de documentos internos da British Airways que mostram que at\u00e9 6 toneladas de combust\u00edvel extra foram carregados nos avi\u00f5es desta maneira. A reportagem encontrou ainda evid\u00eancias de que a companhia Easyjet tamb\u00e9m pratica “fuel tankering”.<\/p>\n\n\n\n

As companhias a\u00e9reas podem economizar dinheiro com o fato de o pre\u00e7o do combust\u00edvel de avia\u00e7\u00e3o diferir entre os destinos europeus.<\/p>\n\n\n\n

Fontes ouvidas pela BBC que trabalham na British Airways afirmam que a empresa, como muitas companhias a\u00e9reas que operam rotas de curta dist\u00e2ncia na Europa, possui um programa de computador que calcula se os custos podem ser reduzidos desta forma, o que orienta suas equipes.<\/p>\n\n\n\n

Um dos documentos ao qual o Panorama teve acesso mostra que, em um recente voo da British Airways do Reino Unido para a It\u00e1lia, o avi\u00e3o carregava quase 3 toneladas de combust\u00edvel extra.<\/p>\n\n\n\n

O peso extra significa que o avi\u00e3o emitiu mais de 600 kg de di\u00f3xido de carbono adicional. A economia de custos nessa viagem foi inferior a R$ 215.<\/p>\n\n\n\n

O IAG registrou um lucro anual de 2,9 bilh\u00f5es de euros (R$ 13,24 bilh\u00f5es) em 2018, cerca de 80% dos quais provenientes da British Airways.<\/p>\n\n\n\n

Uma fonte de dentro da companhia descreveu a pr\u00e1tica como “hip\u00f3crita”. “Para uma empresa t\u00e3o grande, tentar economizar quantidades t\u00e3o pequenas e emitir tanto CO\u00b2 extra parece injustific\u00e1vel no mundo atual”, disse.<\/p>\n\n\n\n

Em resposta a estas revela\u00e7\u00f5es, o presidente da IAG, Willie Walsh, anunciou que a companhia a\u00e9rea faria uma revis\u00e3o da pr\u00e1tica e afirmou aos investidores que a empresa quer garantir que n\u00e3o estava “incentivando um comportamento errado”.<\/p>\n\n\n\n

“Claramente, a economia financeira nos incentivaria a fazer ‘fuel tankering’. Mas talvez… seja a coisa errada a fazer e de incentivar. Por isso, queremos garantir que nossos incentivos estejam alinhados \u00e0s atividades corretas, para garantir a sustentabilidade financeira, mas tamb\u00e9m ambiental.”<\/p>\n\n\n\n

‘Fuel tankering’ gera economia anual bilion\u00e1ria<\/h2>\n\n\n\n

A British Airways afirmou ser uma pr\u00e1tica comum carregar combust\u00edvel adicional em alguns voos. A companhia disse que, no seu caso, isso se aplica principalmente a viagens de curta dist\u00e2ncia “em que existem diferen\u00e7as consider\u00e1veis \u200b\u200bde pre\u00e7o do combust\u00edvel entre os aeroportos europeus”.<\/p>\n\n\n\n

Ele afirmou que as emiss\u00f5es adicionais da companhia a\u00e9rea representam aproximadamente 2% do total de emiss\u00f5es extras geradas por todas as empresas a\u00e9reas que abastecem combust\u00edvel na Europa, com base em pesquisas do Eurocontrol, o \u00f3rg\u00e3o que coordena o controle de tr\u00e1fego a\u00e9reo da Europa.<\/p>\n\n\n\n

A British Airways destacou que, desde 2012, todos os voos na Europa est\u00e3o cobertos pelo Sistema de Com\u00e9rcio de Emiss\u00f5es da Uni\u00e3o Europeia – mecanismo que estabelece limites de emiss\u00f5es, seu monitoramento e a comercializa\u00e7\u00e3o entre os participantes de quotas de produ\u00e7\u00e3o de gases.<\/p>\n\n\n\n

Acrescentou que, a partir de 2020, a empresa compensar\u00e1 todas as emiss\u00f5es de CO\u00b2 de seus voos dom\u00e9sticos no Reino Unido.<\/p>\n\n\n\n

A Easyjet disse que reduziu a pr\u00e1tica de “fuel tankering” nos \u00faltimos anos e que isso s\u00f3 ocorreu em uma pequena propor\u00e7\u00e3o de voos por raz\u00f5es operacionais e comerciais.<\/p>\n\n\n\n

O Eurocontrol calcula que essa pr\u00e1tica na Europa resultou na queima anual de 286 mil toneladas de combust\u00edvel extra e na emiss\u00e3o de 901 mil toneladas adicionais de di\u00f3xido de carbono.<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o calcula que a pr\u00e1tica economizou \u00e0s companhias a\u00e9reas um total de 265 milh\u00f5es de euros (R$ 1,22 bilh\u00e3o) por ano e a descreve como “question\u00e1vel” em um momento em que a avia\u00e7\u00e3o est\u00e1 sendo cobrada pela contribui\u00e7\u00e3o que d\u00e1 para as mudan\u00e7as clim\u00e1ticas.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: BBC<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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