{"id":156791,"date":"2020-01-29T01:31:00","date_gmt":"2020-01-29T04:31:00","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=156791"},"modified":"2020-01-28T20:33:29","modified_gmt":"2020-01-28T23:33:29","slug":"o-desafio-de-reciclar-baterias-de-veiculos-eletricos","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2020\/01\/29\/156791-o-desafio-de-reciclar-baterias-de-veiculos-eletricos.html","title":{"rendered":"O desafio de reciclar baterias de ve\u00edculos el\u00e9tricos"},"content":{"rendered":"\n
\"Baterias
Atualmente, apenas 50% de cada bateria precisa ser reciclada. Muitas mat\u00e9rias-primas valiosas n\u00e3o s\u00e3o recuperadas<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Popularizar os carros el\u00e9tricos j\u00e1 est\u00e1 sendo um enorme desafio. E, mesmo que d\u00ea certo, h\u00e1 ainda a pr\u00f3xima grande tarefa: esses muitos novos ve\u00edculos precisam de baterias poderosas que cont\u00eam uma variedade de mat\u00e9rias-primas met\u00e1licas e de terras raras.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, as fontes s\u00e3o finitas e n\u00e3o renov\u00e1veis. Ainda temos muitas reservas, especialmente se forem desenvolvidas novas fontes, mas, “na verdade, elas podem ser muito escassas para implementar a guinada no setor de transportes no mundo”, afirma J\u00f6rg Zimmermann, do Instituto Fraunhofer para Ciclos de Reciclagem e Estrat\u00e9gia de Recursos (IWKS).<\/p>\n\n\n\n

Algumas das mat\u00e9rias-primas s\u00e3o encontradas em apenas alguns pa\u00edses, o que aumenta a depend\u00eancia de tais na\u00e7\u00f5es. E a sua explora\u00e7\u00e3o polui parcialmente o meio ambiente e ocorre sob dif\u00edceis circunst\u00e2ncias sociais \u2013 como no Congo.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, um novo e grande problema em rela\u00e7\u00e3o a res\u00edduos est\u00e1 para surgir se n\u00e3o se arranjar uma solu\u00e7\u00e3o para as baterias ap\u00f3s a sua vida \u00fatil.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio de 2019, o n\u00famero de carros el\u00e9tricos em todo mundo chegou a 5,6 milh\u00f5es. Em termos absolutos, isso n\u00e3o \u00e9 muito, mas houve um crescimento de 64% em rela\u00e7\u00e3o ao ano anterior.<\/p>\n\n\n\n

Na Alemanha, um pouco mais de 140 mil ve\u00edculos el\u00e9tricos est\u00e3o circulando nas ruas, segundo uma pesquisa do Centro de Pesquisa em Energia Solar e Hidrog\u00eanio. At\u00e9 2025, o n\u00famero de carros el\u00e9tricos s\u00f3 na Alemanha poder\u00e1 chegar a entre 2 e 3 milh\u00f5es, de acordo com a Plataforma Nacional do Futuro da Mobilidade.<\/p>\n\n\n\n

Como a vida \u00fatil das baterias \u00e9 de at\u00e9 15 anos, n\u00e3o s\u00f3 a procura por baterias novas ir\u00e1 aumentar em breve, mas tamb\u00e9m o n\u00famero de baterias velhas descartadas. E elas t\u00eam um grande valor.<\/p>\n\n\n\n

“A longo prazo, at\u00e9 40% das mat\u00e9rias-primas necess\u00e1rias como l\u00edtio e cobalto poder\u00e3o ser obtidas por meio da reciclagem de baterias”, afirma Kerstin Meyer, do observat\u00f3rio Agora Energiewende. “N\u00f3s estimamos que, em 2030, cerca de 10% da necessidade de mat\u00e9ria-prima para baterias poder\u00e1 ser coberta pela reciclagem.”<\/p>\n\n\n\n

Isso ainda \u00e9 algo que parece muito distante, embora j\u00e1 exista a reciclagem comercial de baterias. Atualmente, o principal material recuperado das baterias de \u00edon-l\u00edtio \u00e9 o alum\u00ednio. Mas, at\u00e9 agora, isso n\u00e3o acontece com o l\u00edtio ou grafite.<\/p>\n\n\n\n

\"A<\/figure>\n\n\n\n

UE precisa criar novos incentivos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Uma diretiva da Uni\u00e3o Europeia estabelece como as baterias devem ser manuseadas no final de sua vida \u00fatil. O documento data de 2006, numa \u00e9poca em que os carros el\u00e9tricos e grandes baterias de \u00edon-l\u00edtio ainda pareciam estar longe da realidade. <\/p>\n\n\n\n

Atualmente, apenas 50% de cada bateria precisa ser reciclada. De acordo com o maior clube automobil\u00edstico da Alemanha, o ADAC, por\u00e9m, isso s\u00f3 pode ser alcan\u00e7ado com a remo\u00e7\u00e3o do envolt\u00f3rio e dos componentes que normalmente s\u00e3o feitos de alum\u00ednio, a\u00e7o ou pl\u00e1stico.<\/p>\n\n\n\n

Essa etapa \u00e9 a maior e mais f\u00e1cil para obter lucro com a reciclagem. A diretiva sobre baterias da Uni\u00e3o Europeia est\u00e1 atualmente sendo revisada para que o restante dos materiais possa ser reutilizado.<\/p>\n\n\n\n

No futuro, o texto dever\u00e1 listar metas de reciclagem separadas para cada mat\u00e9ria-prima em baterias antigas de carros el\u00e9tricos, especialmente para l\u00edtio e cobalto, sublinha Kerstin Meyer. A diretiva dever\u00e1 especificar quais materiais dever\u00e3o ser recuperados.<\/p>\n\n\n\n

Obst\u00e1culos \u00e0 reciclagem<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Mas n\u00e3o \u00e9 apenas o processo de reciclagem puro que gera dificuldades, conta J\u00f6rg Zimmermann, do IWKS. “Os maiores desafios n\u00e3o est\u00e3o apenas na recupera\u00e7\u00e3o de material de qualidade, mas come\u00e7a logo no in\u00edcio com a desmontagem da bateria. Isso n\u00e3o funciona automaticamente.”<\/p>\n\n\n\n

Isso ocorre porque existem muitos sistemas de baterias diferentes no mercado, e os fabricantes de autom\u00f3veis e de baterias n\u00e3o gostam de divulgar qual \u00e9 a mistura de materiais usados. <\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel ver as baterias por fora ou como elas s\u00e3o constru\u00eddas por dentro, qual o seu estado ou quais mat\u00e9rias-primas est\u00e3o contidas e em quais concentra\u00e7\u00f5es. Isso dificulta a padroniza\u00e7\u00e3o e a automatiza\u00e7\u00e3o do processo de reciclagem.<\/p>\n\n\n\n

Isso e o grande consumo de energia tornam a reciclagem t\u00e3o cara que atualmente \u00e9 mais barato comprar as mat\u00e9rias-primas a partir das minas. Al\u00e9m disso, deve-se criar uma infraestrutura para a coleta de baterias antigas de carros el\u00e9tricos a fim de reutiliz\u00e1-las num processo regulamentado de reciclagem, segundo Zimmermann.<\/p>\n\n\n\n

\"Chassi<\/a>
Chassi do carro el\u00e9trico modelo ID.3, da Volkswagen <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Bateria na posse da montadora de carros<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Sistemas diferentes de baterias, uma infraestrutura para coletar baterias antigas, recupera\u00e7\u00e3o de mais mat\u00e9rias-primas \u2013 seria melhor, \u00e9 claro, se as baterias fossem projetadas j\u00e1 com o intuito de facilitar a resolu\u00e7\u00e3o de tais problemas.<\/p>\n\n\n\n

Se as montadoras de autom\u00f3veis n\u00e3o vendessem as baterias, mas apenas as alugassem, elas estariam interessadas desde o in\u00edcio em usar baterias de tal maneira que pudesse ser recuperado o maior n\u00famero poss\u00edvel de materiais valiosos. A Renault j\u00e1 oferece aos compradores de autom\u00f3veis a op\u00e7\u00e3o de apenas alugar a bateria em vez de compr\u00e1-la.<\/p>\n\n\n\n

Kerstin Meyer acha que isso \u00e9 uma boa ideia, “porque ela tamb\u00e9m reduz os custos da compra de ve\u00edculos el\u00e9tricos”. Existem exemplos similares em outros setores, como roteadores das operadoras de internet que s\u00e3o alugados.<\/p>\n\n\n\n

Mas ela tamb\u00e9m acredita que o problema de recolher as baterias no final de sua vida \u00fatil seria simplificado. “Porque assim n\u00e3o haver\u00e1 45 milh\u00f5es de propriet\u00e1rios diferentes de baterias velhas, mas apenas algumas fabricantes de autom\u00f3veis.”<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, as montadoras de autom\u00f3veis est\u00e3o recolhendo suas baterias usadas de seus pr\u00f3prios carros el\u00e9tricos e as colocam no processo de reciclagem, que \u00e9 feito por empresas especializadas.<\/p>\n\n\n\n

Enquanto isso, as fabricantes de carros tamb\u00e9m se debru\u00e7am sobre o assunto. A BMW, juntamente com uma empresa de reciclagem e uma fabricante de baterias, quer tornar poss\u00edvel um “ciclo de vida fechado” para as baterias de autom\u00f3veis.<\/p>\n\n\n\n

A Nissan tamb\u00e9m construiu a sua pr\u00f3pria f\u00e1brica de reciclagem de baterias no Jap\u00e3o, e a Volkswagen tamb\u00e9m planeja colocar em funcionamento uma f\u00e1brica desse tipo ainda neste ano.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Deutsche Welle<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A quantidade de baterias antigas aumentar\u00e1 com a populariza\u00e7\u00e3o dos carros el\u00e9tricos. As mat\u00e9rias-primas contidas nelas s\u00e3o valiosas e n\u00e3o deveriam ir para o lixo, mas tamb\u00e9m n\u00e3o s\u00e3o t\u00e3o f\u00e1ceis de serem recuperadas. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":156792,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[4275,111,3149],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/156791"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=156791"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/156791\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":156793,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/156791\/revisions\/156793"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/156792"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=156791"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=156791"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=156791"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}