{"id":157419,"date":"2020-03-04T09:46:00","date_gmt":"2020-03-04T12:46:00","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=157419"},"modified":"2020-03-03T21:50:49","modified_gmt":"2020-03-04T00:50:49","slug":"metros-de-sp-e-rio-emitem-ate-50-vezes-menos-co2-em-relacao-a-carros","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2020\/03\/04\/157419-metros-de-sp-e-rio-emitem-ate-50-vezes-menos-co2-em-relacao-a-carros.html","title":{"rendered":"Metr\u00f4s de SP e Rio emitem at\u00e9 50 vezes menos CO2 em rela\u00e7\u00e3o a carros"},"content":{"rendered":"\n
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Polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica na cidade de S\u00e3o Paulo (Foto: Marcos Santos \/ USP Imagens)<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Cientistas brasileiros apontam em artigo publicado no final de novembro de 2019 na\u00a0Revista Engenharia Sanit\u00e1ria e Ambiental\u00a0<\/em>que os metr\u00f4s de\u00a0S\u00e3o Paulo\u00a0e Rio de Janeiro emitem uma quantidade at\u00e9 50 vezes menor de\u00a0di\u00f3xido de carbono\u00a0(CO\u2082) em rela\u00e7\u00e3o a\u00a0autom\u00f3veis, enquanto que as emiss\u00f5es s\u00e3o at\u00e9 6,4 vezes menor em compara\u00e7\u00e3o com \u00f4nibus. A avalia\u00e7\u00e3o verificou ainda que os \u00edndices de emiss\u00e3o dos dois metr\u00f4s brasileiros s\u00e3o menores que o de sistemas como Nova York (Estados Unidos), Bilbao (Espanha) e Lisboa (Portugal).<\/p>\n\n\n\n

Os c\u00e1lculos foram feitos por pesquisadores da Universidade Federal de Goi\u00e1s (UFG) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consideram a emiss\u00e3o total de\u00a0di\u00f3xido de carbono\u00a0necess\u00e1ria para opera\u00e7\u00e3o do sistema, ou seja, todo o consumo de eletricidade para funcionamento das esta\u00e7\u00f5es, instala\u00e7\u00f5es operacionais e gera\u00e7\u00e3o de tra\u00e7\u00e3o dos trens. Neste sentido, sistemas metrovi\u00e1rios emitem menos g\u00e1s carb\u00f4nico porque, diferente de autom\u00f3veis e \u00f4nibus, n\u00e3o utilizam combust\u00edveis f\u00f3sseis em larga escala j\u00e1 que seu \u201ccombust\u00edvel\u201d \u00e9 a\u00a0energia el\u00e9trica\u00a0gerada fora deles e adquirida de terceiros.<\/p>\n\n\n\n

Como o valor das emiss\u00f5es de cada sistema depende das fontes energ\u00e9ticas utilizadas na sua gera\u00e7\u00e3o energia, os resultados do Brasil s\u00e3o mais positivos porque o pa\u00eds conta com a vantagem de utilizar predominantemente fontes hidrel\u00e9tricas. Segundo Boletim de Monitoramento do Sistema El\u00e9trico no Minist\u00e9rio de Minas e Energia, fontes hidr\u00e1ulicas foram respons\u00e1veis por 63,2% da gera\u00e7\u00e3o de energia el\u00e9trica do Brasil em novembro de 2019.<\/p>\n\n\n\n

Transporte sustent\u00e1vel<\/strong>
A an\u00e1lise aponta que sistemas metrovi\u00e1rios s\u00e3o parte da solu\u00e7\u00e3o para\u00a0transporte sustent\u00e1vel\u00a0e prop\u00f5e que sejam feitos levantamentos das emiss\u00f5es na fase de constru\u00e7\u00e3o de metr\u00f4s brasileiros, a fim de estudar aplica\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica da abordagem. Os metr\u00f4s a serem analisados podem ser projetos de expans\u00e3o, como a Linha 4 do Metr\u00f4 do Rio de Janeiro, ou de constru\u00e7\u00e3o, como o Metr\u00f4 de Curitiba.<\/p>\n\n\n\n

O\u00a0CO\u2082 \u00e9 um dos principais\u00a0gases de efeito-estufa\u00a0(GEE) associado ao\u00a0aquecimento global. Dados do mais recente relat\u00f3rio da Ag\u00eancia Internacional de Energia divulgado em 2018 mostra que o setor de transportes \u00e9 respons\u00e1vel por 24% das emiss\u00f5es globais, sendo os autom\u00f3veis respons\u00e1veis pela maior fatia.<\/p>\n\n\n\n

Como resultado de aumento da conscientiza\u00e7\u00e3o ambiental, algumas cidades criaram pol\u00edticas de est\u00edmulo \u00e0 redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00e3o deste setor. No estado do Rio de Janeiro, foram estabelecidos objetivos de redu\u00e7\u00e3o de 30% nas emiss\u00f5es de GEE pelos transportes at\u00e9 2030 em rela\u00e7\u00e3o ao ano de 2010. Na cidade de S\u00e3o Paulo, Lei Municipal de 2018 estabeleceu um prazo de 10 anos para a redu\u00e7\u00e3o de 50% das emiss\u00f5es de CO2 dos \u00f4nibus usados no transporte municipal, e 20 anos para sua total elimina\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Revista Galileu<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Emiss\u00f5es de um dos principais gases do efeito estufa pelos metr\u00f4s dessas capitais s\u00e3o menores que as de Nova York, Lisboa e Bilbao, na Espanha <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":157420,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[1309,948,2776,953],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/157419"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=157419"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/157419\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":157421,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/157419\/revisions\/157421"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/157420"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=157419"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=157419"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=157419"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}