{"id":15783,"date":"2004-08-24T00:00:00","date_gmt":"2004-08-24T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2004-08-24T00:00:00","modified_gmt":"2004-08-24T00:00:00","slug":"cigarro-polui-mais-do-que-alguns-motores","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2004\/08\/24\/15783-cigarro-polui-mais-do-que-alguns-motores.html","title":{"rendered":"Cigarro polui mais do que alguns motores"},"content":{"rendered":"

A fuma\u00e7a de cigarros produz dez vezes mais part\u00edculas de polui\u00e7\u00e3o do que o escapamento dos modelos novos – e ambientalmente mais corretos – de motor a diesel, afirmam cientistas da It\u00e1lia e da Fran\u00e7a.<\/p>\n

“As pessoas n\u00e3o t\u00eam uma id\u00e9ia do n\u00edvel de polui\u00e7\u00e3o produzido pelo fumo dentro de casa”, disse \u00e0 Folha o italiano Giovanni Invernizzi, da Unidade de Controle do Tabaco do Instituto Nacional do C\u00e2ncer em Mil\u00e3o. Part\u00edculas microsc\u00f3picas resultantes de combust\u00e3o s\u00e3o recobertas por mol\u00e9culas que podem causar c\u00e2ncer. Outros produtos qu\u00edmicos presentes nessas part\u00edculas podem levar ao desenvolvimento de bronquite e doen\u00e7as card\u00edacas. Essas part\u00edculas s\u00e3o de tamanhos variados (de 0,1 a 10 mil\u00e9simos de mil\u00edmetro), mas todas elas v\u00e3o parar nos pulm\u00f5es depois de inaladas. As menores podem entrar na corrente sang\u00fc\u00ednea. “Part\u00edculas menores que 0,1 micr\u00f4metro (mil\u00e9simo de mil\u00edmetro) podem chegar ao c\u00e9rebro e a outros \u00f3rg\u00e3os, causando infarto e derrames”, diz Invernizzi.<\/p>\n

Fuma\u00e7a nas montanhas –<\/b> Os pesquisadores mediram a quantidade de part\u00edculas emitidas durante uma hora por tr\u00eas cigarros dentro de um quarto, e a compararam com o n\u00famero de part\u00edculas emitidas no mesmo intervalo e no mesmo ambiente por um ve\u00edculo equipado com um motor a diesel moderno. O estudo foi feito nas montanhas da It\u00e1lia, na cidade de Chiavenna, onde h\u00e1 pouca contamina\u00e7\u00e3o por poluentes.<\/p>\n

Os cigarros emitiram part\u00edculas em concentra\u00e7\u00f5es at\u00e9 dez vezes maiores que o motor. O n\u00edvel total de particulados foi de 88 microgramas por metro c\u00fabico para o carro e 830 microgramas por metro c\u00fabico para os cigarros. Os pesquisadores tamb\u00e9m compararam o tamanho das part\u00edculas. Descobriram que os cigarros produziram 15 vezes mais part\u00edculas grandes que o carro.<\/p>\n

Os autores do estudo, publicado no peri\u00f3dico m\u00e9dico “Tobacco Control”, se disseram surpresos com o resultado. Invernizzi avisa que quartos com janelas fechadas s\u00e3o um problema. “A gente deve ser cuidadoso com o fumo passivo, porque as part\u00edculas podem ficar suspensas no quarto por muito tempo” diz o italiano.<\/p>\n

Motores velhos –<\/b> N\u00e3o h\u00e1 ainda estudos com motores a diesel mais antigos – como os que movimentam v\u00e1rios caminh\u00f5es e \u00f4nibus no Brasi – dizem os autores. Mas eles dizem que esses motores geralmente produzem cem vezes mais part\u00edculas que os modelos novos, ganhando, portanto, dos cigarros. No entanto, os novos motores est\u00e3o cada vez mais em uso, devido ao endurecimento de normas ambientais, especialmente na Europa. De acordo com os pesquisadores, isso far\u00e1 com que os cigarros se tornem uma fonte mais significativa de polui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Segundo a Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (SP), que mede a polui\u00e7\u00e3o na regi\u00e3o metropolitana de S\u00e3o Paulo, a m\u00e9dia di\u00e1ria de material particulado jogado no ar por ve\u00edculos \u00e9 de 150 microgramas por metro c\u00fabico – menos da metade do \u00edndice obtido na experi\u00eancia realizada em Chiavenna.<\/p>\n

O pneumologista Chin An Lin, pesquisador do Laborat\u00f3rio de Polui\u00e7\u00e3o Atmosf\u00e9rica Experimental da Escola de Medicina da USP – Universidade de S\u00e3o Paulo, lembra que, na cidade, costuma-se observar uma equival\u00eancia de 70% no \u00edndice de polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica em ambientes externos e internos. Dentro de uma t\u00edpica casa paulistana, h\u00e1 cerca de 105 microgramas por metro c\u00fabico – para a Cetesb, valor inserido na faixa “regular” de qualidade do ar. Segundo Lin, estudos anteriores mostram que os poluentes inspirados ao ar livre nas metr\u00f3poles correspondem a fumar dois ou tr\u00eas cigarros por dia. “Ao colocar um fumante passivo dentro de uma sala, ele vai respirar ainda mais material particulado”, diz. “\u00c9 risco em cima de risco.”<\/p>\n

Mesmo que o estudo provoque uma rea\u00e7\u00e3o cr\u00edtica de grupos antitabagistas, dificilmente os fabricantes conseguiriam reduzir a gera\u00e7\u00e3o de material particulado, produzido pela queima do papel e dos compostos. “N\u00e3o \u00e9 como o filtro, colocado para “segurar” as outras subst\u00e2ncias como a nicotina”, afirma o pesquisador. “Todo o material conhecido pela ind\u00fastria que pudesse substituir o usado hoje vai ser queimado e, por conseq\u00fc\u00eancia, vai produzir material particulado.” Basta saber se a Anvisa – Ag\u00eancia Nacional de Vigil\u00e2ncia Sanit\u00e1ria, que examina a composi\u00e7\u00e3o do cigarro no Brasil, exigir\u00e1 padr\u00f5es m\u00e1ximos de material particulado como j\u00e1 pede de nicotina, alcatr\u00e3o e mon\u00f3xido de carbono. (Folha Online)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Segundo cientistas da It\u00e1lia e da Fran\u00e7a, a fuma\u00e7a de cigarros produz dez vezes mais part\u00edculas de polui\u00e7\u00e3o do que o escapamento dos modelos novos de motor a diesel. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[91],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15783"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=15783"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15783\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=15783"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=15783"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=15783"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}