{"id":15880,"date":"2004-08-30T00:00:00","date_gmt":"2004-08-30T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2004-08-30T00:00:00","modified_gmt":"2004-08-30T00:00:00","slug":"repar-vai-investir-us-1-bilhao-em-gasolina-menos-poluente","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2004\/08\/30\/15880-repar-vai-investir-us-1-bilhao-em-gasolina-menos-poluente.html","title":{"rendered":"Repar vai investir US$ 1 bilh\u00e3o em gasolina menos poluente"},"content":{"rendered":"

A Repar – Refinaria Presidente Vargas, da Petrobr\u00e1s, planeja investir nos pr\u00f3ximos cinco anos na unidade de Arauc\u00e1ria aproximadamente US$ 1 bilh\u00e3o em projetos para diminuir o teor de poluentes na gasolina. As obras, que est\u00e3o em fase de planejamento e licen\u00e7as ambientais, come\u00e7am em 2006.<\/p>\n

O novo programa de investimento d\u00e1 seq\u00fc\u00eancia ao trabalho feito nos \u00faltimos tr\u00eas anos e que culminou com a inaugura\u00e7\u00e3o, h\u00e1 15 dias, da Unidade de Hidrodessulfuriza\u00e7\u00e3o (Uhds), uma obra de US$ 150 milh\u00f5es, que gerou 15 mil empregos diretos e indiretos em tr\u00eas anos. O investimento foi feito para reduzir o teor de enxofre presente no \u00f3leo diesel. Na verdade, a Repar se antecipou \u00e0 portaria 310, da ANP – Ag\u00eancia Nacional do Petr\u00f3leo e Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente. A partir de 2006, o diesel utilizado por ve\u00edculos pesados deve liberar n\u00edveis menores de enxofre.<\/p>\n

O \u00f3leo diesel \u00e9 o combust\u00edvel utilizado no transporte de riquezas e pessoas. Move caminh\u00f5es que cruzam o pa\u00eds carregando mercadorias e \u00f4nibus que servem ao transporte coletivo. Como qualquer combust\u00edvel, o diesel emite poluentes quando queimado – entre eles o enxofre.<\/p>\n

A Repar produz duas modalidades de diesel: metropolitano e interior. O combust\u00edvel, que responde por 48% da produ\u00e7\u00e3o da refinaria,abastece o Paran\u00e1, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O diesel metropolitano, como o pr\u00f3prio nome diz, \u00e9 comercializado em postos nas capitais e regi\u00f5es metropolitanas, que t\u00eam frotas com milhares de ve\u00edculos. O interior \u00e9 vendido nas regi\u00f5es distantes das capitais, com circula\u00e7\u00e3o mais dispersa de \u00f4nibus e caminh\u00f5es.A produ\u00e7\u00e3o mensal de diesel na Repar \u00e9 de 450 mil metros c\u00fabicos por m\u00eas, mas pode variar de acordo com a origem do petr\u00f3leo<\/p>\n

Os limites atuais de enxofre no diesel s\u00e3o de 0,20% para o metropolitano e 0,35% para o interior. Com a inaugura\u00e7\u00e3o da unidade de hidrodessulfuriza\u00e7\u00e3o, os \u00edndices de concentra\u00e7\u00e3o de enxofre ser\u00e3o reduzidos em quatro vezes, diminuindo para 0,05% no metropolitano e 0,20% no interior. “Quem ganha \u00e9 o meio ambiente e a popula\u00e7\u00e3o”, afirma o gerente de empreendimentos da Repar, S\u00e9rgio Nicco Czelusniak.<\/p>\n

A UHDS \u00e9 um complexo de quatro unidades de processo e outras unidadesauxiliares. Czelusniak conta que o investimento de US$ 150 milh\u00f5es foi totalmente absorvido pela Repar e n\u00e3o ser\u00e1 repassado \u00e0s distribuidoras. Ela informa que o litro do combust\u00edvel vendido na refinaria custa R$ 1,27 (metropolitano) e R$ 1,25 (interior). “Este valor inclui todos os impostos. A partir do momento em que o combust\u00edvel sai da Repar, as distribuidoras e os postos agregam seus custos operacionais e margens de lucro”, lembra.<\/p>\n

A unidade foi projetada pelo Centro de Pesquisas da Petrobr\u00e1s. A constru\u00e7\u00e3o foi realizada pelo cons\u00f3rcio formado entre a Inepar e as empresas Odebrecht e Ultratech Engenharia. Para a constru\u00e7\u00e3o, foi necess\u00e1rio investir em qualifica\u00e7\u00e3o e em conv\u00eanios com institui\u00e7\u00f5es de ensino. Foram treinados 250 soldadores e encanadores industriais. Durante as obras n\u00e3o foi registrado nenhum acidente com afastamento. (Gazeta do Povo\/PR)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Nova unidade da Petrobr\u00e1s em Arauc\u00e1ria, no Paran\u00e1, produz diesel com teor de enxofre quatro vezes menor. As obras, que est\u00e3o em fase de planejamento e licen\u00e7as ambientais, come\u00e7am em 2006. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[35],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15880"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=15880"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15880\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=15880"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=15880"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=15880"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}