{"id":159156,"date":"2020-04-24T16:00:24","date_gmt":"2020-04-24T19:00:24","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=159156"},"modified":"2020-04-24T15:24:27","modified_gmt":"2020-04-24T18:24:27","slug":"escola-pela-terra-visa-manter-conexao-de-alunos-com-natureza-durante-periodo-de-isolamento","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/divulgacao\/2020\/04\/24\/159156-escola-pela-terra-visa-manter-conexao-de-alunos-com-natureza-durante-periodo-de-isolamento.html","title":{"rendered":"Escola pela Terra visa manter conex\u00e3o de alunos com natureza durante per\u00edodo de isolamento"},"content":{"rendered":"\n

Em resposta \u00e0 crise da COVID-19, foi criada uma coaliz\u00e3o in\u00e9dita para lan\u00e7ar a Escola pela Terra (Earth School, em ingl\u00eas), plataforma que fornece conte\u00fado educacional gratuito e de alta qualidade para ajudar estudantes, pais e professores em isolamento em todo o mundo. Iniciada pelo Programa das Na\u00e7\u00f5es Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo TED-Ed, a Escola pela Terra leva os alunos a uma aventura de 30 dias pelo mundo natural.<\/p>\n\n\n\n

O conte\u00fado disponibilizado inclui v\u00eddeos, textos e atividades \u2013 que ser\u00e3o traduzidos para 10 idiomas \u2013 para ajudar jovens e crian\u00e7as a entenderem o meio ambiente e considerarem seu papel na natureza. Essa \u00e9 a maior iniciativa de aprendizagem online feita pelo PNUMA e est\u00e1 dispon\u00edvel gratuitamente no site do TED-Ed.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
O conte\u00fado disponibilizado inclui v\u00eddeos, textos e atividades \u2013 que ser\u00e3o traduzidos para 10 idiomas. Foto: PNUMA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Em resposta \u00e0 crise da COVID-19, foi criada uma coaliz\u00e3o in\u00e9dita para lan\u00e7ar a Escola pela Terra (Earth School, em ingl\u00eas), plataforma que fornece conte\u00fado educacional gratuito e de alta qualidade para ajudar estudantes, pais e professores em isolamento em todo o mundo. Iniciada pelo Programa das Na\u00e7\u00f5es Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo TED-Ed, a Escola pela Terra leva os alunos a uma aventura de 30 dias pelo mundo natural.<\/p>\n\n\n\n

O conte\u00fado disponibilizado inclui v\u00eddeos, textos e atividades \u2013 que ser\u00e3o traduzidos para 10 idiomas \u2013 para ajudar jovens e crian\u00e7as a entenderem o meio ambiente e considerarem seu papel na natureza. Essa \u00e9 a maior iniciativa de aprendizagem online feita pelo PNUMA e est\u00e1 dispon\u00edvel gratuitamente\u00a0no site do TED-Ed<\/a>. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com a Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas para a Educa\u00e7\u00e3o, a Ci\u00eancia e a Cultura (UNESCO), mais de 1,5 bilh\u00e3o de alunos foram afetados pelo fechamento das escolas por conta do COVID-19. A pandemia provocou uma crise de sa\u00fade, econ\u00f4mica e educacional; nessa era de restri\u00e7\u00f5es f\u00edsicas e sociais, h\u00e1 uma necessidade global de educa\u00e7\u00e3o cient\u00edfica.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 por isso que o PNUMA e o TED-Ed \u2013 em parceria com outros 30 colaboradores, como a National Geographic, a WWF e a Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas para a Educa\u00e7\u00e3o, a Ci\u00eancia e a Cultura (UNESCO) \u2013 se uniram para lan\u00e7ar a Escola pela Terra em pouco mais de duas semanas. Constru\u00edda para crian\u00e7as e jovens de 5 a 18 anos, ela abrange 30 dias letivos que se estendem do Dia da Terra at\u00e9 o Dia Mundial do Meio Ambiente \u2013 celebrado em 5 de junho, sob o lema Hora da Natureza.<\/p>\n\n\n\n

Com videoaulas gratuitas sobre diversos temas, como animais e mudan\u00e7as clim\u00e1ticas e fazendas subaqu\u00e1ticas, o TED-Ed \u00e9 o bra\u00e7o educacional do TED, contando com uma biblioteca com milhares de aulas interativas que abrangem todas as idades e assuntos \u2013 constru\u00edda por uma rede de 500 mil educadores de todo o mundo.<\/p>\n\n\n\n

Cada aventura ambiental foi cuidadosamente selecionada por um grupo de especialistas para atender a diferentes faixas et\u00e1rias, consistindo em um experimento pr\u00e1tico e uma descoberta da natureza. Al\u00e9m do conte\u00fado do pr\u00f3prio TED-Ed, a Escola pela Terra contar\u00e1 com v\u00eddeos de organiza\u00e7\u00f5es midi\u00e1ticas, como a National Geographic, a PBS LearningMedia e a BBC, com o objetivo de capacitar os alunos participantes a cuidarem de nosso planeta.<\/p>\n\n\n\n

\u201cAtualmente, bilh\u00f5es de crian\u00e7as est\u00e3o fora das escolas por conta da COVID-19. Mas a educa\u00e7\u00e3o n\u00e3o pode parar. A pandemia revelou qu\u00e3o profundamente interconectada est\u00e1 toda a vida no planeta\u201d, disse a diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen. \u201cEstou feliz que o PNUMA, juntamente com o TED-Ed e outros colaboradores, estejam lan\u00e7ando a Escola pela Terra. Aprender sobre o mundo natural ser\u00e1 fundamental para construir um futuro melhor e mais sustent\u00e1vel para todos\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEssa situa\u00e7\u00e3o in\u00e9dita em que nos encontramos destaca a import\u00e2ncia dos jovens se conectarem com a natureza e entenderem a ci\u00eancia\u201d, disse a vice-presidente executiva e diretora de educa\u00e7\u00e3o da National Geographic Society, Vicki Phillips. \u201cEstamos entusiasmados por unir for\u00e7as com organiza\u00e7\u00f5es confi\u00e1veis \u200b\u200bcomo o PNUMA e o TED-Ed para cultivar o descobrimento e gerar empatia pela Terra, independentemente de onde os estudantes estejam \u2013 seja dentro de suas casas, em uma janela ou em uma curta caminhada pela vizinhan\u00e7a\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEssa plataforma \u00e9 uma porta de entrada para algumas das li\u00e7\u00f5es mais inspiradoras sobre a natureza e o meio ambiente e cada aula traz atividades pr\u00e1ticas e divertidas com as quais os alunos podem se envolver e compartilhar com outras pessoas\u201d, disse o diretor fundador do TED-Ed, a iniciativa de educa\u00e7\u00e3o e juventude do TED, Logan Smalley.<\/p>\n\n\n\n

As li\u00e7\u00f5es foram escolhidas por uma equipe de especialistas em educa\u00e7\u00e3o ambiental, incluindo Kathleen Usher (Ph.D) e Jessie Oliver e Juliane Voss, que trabalharam junto de mais de 100 colaboradores na cria\u00e7\u00e3o da Escola pela Terra. Apoiando o ODS 4.7 e a D\u00e9cada de A\u00e7\u00e3o, a iniciativa ainda contribui com a Coaliz\u00e3o Global de Educa\u00e7\u00e3o lan\u00e7ada pela UNESCO no m\u00eas passado, reunindo governos, parceiros tecnol\u00f3gicos e l\u00edderes educacionais para continuar a aprendizagem dos alunos.<\/p>\n\n\n\n

Como parte dessa coaliz\u00e3o, o PNUMA explorar\u00e1 como esse conte\u00fado pode ser adaptado e compartilhado com crian\u00e7as que n\u00e3o possuem acesso \u00e0 Internet.<\/p>\n\n\n\n

Entre os colaboradores que apoiaram essa iniciativa est\u00e3o: BBC Ideas; Conven\u00e7\u00f5es de Basileia, Roterd\u00e3 e Estocolmo; Bill Nye, o cientista; Conserva\u00e7\u00e3o Internacional; CEE; Earth Day Network; Earth Challenge 2020; Environment Online (ENO); GeSI; Comit\u00ea Ol\u00edmpico Internacional; IUCN; Instituto de Seguran\u00e7a Planet\u00e1ria; Junior Achievement; Learning in Nature; Littlescribe; Minecraft; National Geographic Society; Ocean Wise; Only One; Sociedade Geogr\u00e1fica Real; SciStarter; Sitra; TAT; TED-Ed; The Nature Conservancy; Conven\u00e7\u00e3o sobre Diversidade Biol\u00f3gica da ONU; UN SDSN \/ TRENDS; Laborat\u00f3rios de Tecnologia e Inova\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas; UNCCD; PNUD; PNUMA; UNESCO; Conven\u00e7\u00e3o-Quadro das Na\u00e7\u00f5es Unidas sobre a Mudan\u00e7a do Clima; FAO; Universidade da Pensilv\u00e2nia; Vult Labs; Associa\u00e7\u00e3o Mundial de Guias e Escoteiras; Organiza\u00e7\u00e3o Mundial do Movimento Escoteiro; Wild Immersion e WWF.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: ONU<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Em resposta \u00e0 crise da COVID-19, foi criada uma coaliz\u00e3o in\u00e9dita para lan\u00e7ar a Escola pela Terra (Earth School, em ingl\u00eas), plataforma que fornece conte\u00fado educacional gratuito e de alta qualidade para ajudar estudantes, pais e professores em isolamento em todo o mundo. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":8,"featured_media":159157,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[147],"tags":[4430,276,461,898],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/159156"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/8"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=159156"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/159156\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":159158,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/159156\/revisions\/159158"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/159157"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=159156"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=159156"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=159156"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}