<\/figure>\n\n\n\nUma pesquisa regional com consumidores e empresas do setor de alimentos e bebidas do Sudeste Asi\u00e1tico, realizada pelo Programa das Na\u00e7\u00f5es Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Food Industry Asia (FIA), aponta lacuna significativa entre expectativa e a\u00e7\u00e3o no combate \u00e0 polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
A pesquisa entrevistou empresas e consumidores de cinco dos dez pa\u00edses que mais poluem os mares com pl\u00e1sticos no mundo: Indon\u00e9sia, Mal\u00e1sia, Filipinas, Tail\u00e2ndia e Vietn\u00e3. Com a pandemia da COVID-19 e o aumento no volume de res\u00edduos descartados, a polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica tem se tornado um desafio cada vez maior.<\/p>\n\n\n\n
Segundo o diretor regional do PNUMA para a \u00c1sia e o Pac\u00edfico, Dechen Tseringa, a polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica est\u00e1 sufocando as \u00e1guas do Sudeste Asi\u00e1tico. \u201cPrecisamos mudar a base de toda a cadeia de valor dos pl\u00e1sticos para termos mares limpos e superarmos a polui\u00e7\u00e3o. Governos, empresas e consumidores precisam aumentar sua ambi\u00e7\u00e3o e aprimorar seus esfor\u00e7os para atingirmos esse objetivo\u201d.<\/p>\n\n\n\n
Conhe\u00e7a as principais descobertas do relat\u00f3rio:<\/h3>\n\n\n\n \u2013 Os consumidores est\u00e3o preocupados com a polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica, mas relutam em mudar seus h\u00e1bitos e comportamentos. Enquanto 91% dos consumidores afirmam estar preocupados com a polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica, menos da metade est\u00e1 evitando comprar produtos de materiais n\u00e3o reciclados.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 O interesse dos consumidores pela reciclagem est\u00e1 aumentando. Embora apenas 54% dos consumidores reciclem e transformem os res\u00edduos pl\u00e1sticos em produtos \u00fateis, outros 38% est\u00e3o interessados em faz\u00ea-lo nos pr\u00f3ximos 12 a 18 meses.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 As empresas est\u00e3o cientes de que precisam agir mais para combater a polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica. Enquanto 82% das empresas est\u00e3o extremamente preocupadas com os res\u00edduos pl\u00e1sticos, menos da metade considera que seus esfor\u00e7os atuais s\u00e3o suficientes para resolver esse problema.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 As empresas precisam de metas mais ambiciosas para combater os res\u00edduos pl\u00e1sticos. 80% das empresas t\u00eam metas para enfrentar os res\u00edduos pl\u00e1sticos, mas menos de um ter\u00e7o s\u00e3o expressas externamente. Entre as metas para reduzir a produ\u00e7\u00e3o de res\u00edduos, 74% s\u00e3o quantitativas e apenas 59% indicam prazos.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Muitas empresas ainda n\u00e3o est\u00e3o colaborando com o setor para combaterem a polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica. Menos da metade das empresas (49%) nos cinco pa\u00edses participa de algum grupo de combate \u00e0 polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica. Esse valor varia de 24% no Vietn\u00e3 a 76% na Tail\u00e2ndia.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Tanto os consumidores quanto as empresas esperam por a\u00e7\u00f5es dos governos, que, como acreditam, est\u00e3o cada vez mais preocupados com a polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica. As principais a\u00e7\u00f5es governamentais incluem o gerenciamento obrigat\u00f3rio dos res\u00edduos, o aprimoramento dos sistemas de coleta seletiva, a rotulagem apropriada dos produtos durante o processo de reciclagem e a imposi\u00e7\u00e3o de multas e encargos para qualquer tipo de viola\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
As pesquisas foram realizadas entre janeiro e abril de 2020, na Indon\u00e9sia, Mal\u00e1sia, Filipinas, Tail\u00e2ndia e Vietn\u00e3, e contaram com 2.000 consumidores e 400 empresas do setor de alimentos e bebidas desses pa\u00edses. Algumas medidas foram tomadas para garantir que a amostragem abrangesse empresas de toda a cadeia de valor, com diferentes estruturas, tamanhos e localiza\u00e7\u00f5es. Tamb\u00e9m foram institu\u00eddas cotas para garantir a precisa representa\u00e7\u00e3o demogr\u00e1fica dos consumidores. Uma nova pesquisa ser\u00e1 realizada em 2022 para compara\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
\u201cFicamos entusiasmados de ver que as empresas est\u00e3o se envolvendo e se unindo para apoiar significativamente as cidades e comunidades no combate \u00e0 polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica, principalmente ao investir em embalagens inovadoras e melhorar a coleta e reciclagem dos materiais descartados por meio de iniciativas como o Circular Materials Lab e a Packaging Recycling Organisation Viet Nam\u201d, disse o diretor executivo da FIA, Matt Kovac.<\/p>\n\n\n\n
\u201cContudo, como mostram as pesquisas, precisamos que mais empresas colaborem. Precisamos de fundos, pol\u00edticas e projetos que funcionem simultaneamente com os principais atores dentro da cadeia de valor dos pl\u00e1sticos, para criar uma abordagem multilateral que permita que empresas, consumidores e governos encontrem maneiras de promover a circularidade desses materiais\u201d, afirmou o diretor executivo.<\/p>\n\n\n\n
Esta pesquisa e relat\u00f3rio foram realizados pela SEA circular \u2013 uma iniciativa do PNUMA e do \u00d3rg\u00e3o Coordenador dos Mares do Leste Asi\u00e1tico (COBSEA), com apoio do Governo da Su\u00e9cia \u2013 e a FIA para inspirar solu\u00e7\u00f5es baseadas no mercado e incentivar pol\u00edticas de habilita\u00e7\u00e3o que permitam solucionar a polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica nos mares do Sudeste Asi\u00e1tico. Al\u00e9m disso, a an\u00e1lise foi conduzida pela AlphaBeta.<\/p>\n\n\n\n
Para o embaixador sueco da Tail\u00e2ndia, Laos e Mianmar, Staffan Herrstr\u00f6m, \u201ceste estudo fornece informa\u00e7\u00f5es valiosas que podem ajudar promover as mudan\u00e7as necess\u00e1rias para combater a polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica e o lixo no mar\u201d.<\/p>\n\n\n\n
\u201cO estudo tamb\u00e9m mostra que a opini\u00e3o dos consumidores e das empresas d\u00e3o espa\u00e7o para os governos agirem de forma concreta e eficaz, promovendo o gerenciamento de res\u00edduos dom\u00e9sticos, melhorando a capacidade da coleta seletiva e da reciclagem e aprimorando a rotulagem dos produtos. Isso pode ser alcan\u00e7ado atrav\u00e9s da combina\u00e7\u00e3o de regulamentos e incentivos e eu, particularmente, desejo que os governos aproveitem essa oportunidade\u201d.<\/p>\n\n\n\n
Fonte: ONU<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Uma pesquisa regional com consumidores e empresas do setor de alimentos e bebidas do Sudeste Asi\u00e1tico, realizada pelo Programa das Na\u00e7\u00f5es Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Food Industry Asia (FIA), aponta lacuna significativa entre expectativa e a\u00e7\u00e3o no combate \u00e0 polui\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica na regi\u00e3o. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":160872,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[1582,1866,243],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/160871"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=160871"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/160871\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":160873,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/160871\/revisions\/160873"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/160872"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=160871"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=160871"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=160871"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}