{"id":16709,"date":"2004-10-31T00:00:00","date_gmt":"2004-10-31T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2004-10-31T00:00:00","modified_gmt":"2004-10-31T00:00:00","slug":"forum-reune-educadores-ambientais-em-goiania","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2004\/10\/31\/16709-forum-reune-educadores-ambientais-em-goiania.html","title":{"rendered":"F\u00f3rum re\u00fane educadores ambientais em Goi\u00e2nia"},"content":{"rendered":"
A ministra Marina Silva abre quarta-feira (3\/11), no Centro de Conven\u00e7\u00f5es de Goi\u00e2nia (GO), o V F\u00f3rum Brasileiro de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental. Promovido pelo Minist\u00e9rio do Meio Ambiente, em parceria com a Rede Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, o encontro objetiva contribuir para avalia\u00e7\u00e3o e fortalecimento da Pol\u00edtica Nacional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental e do Sistema Brasileiro de Informa\u00e7\u00e3o em Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, e proporcionar aos educadores ambientais espa\u00e7o para o di\u00e1logo e trocas de experi\u00eancias. “Ser\u00e1 o maior espa\u00e7o para encontro de educadores do Pa\u00eds”, disse Heitor Queiroz, t\u00e9cnico da Diretoria de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do Minist\u00e9rio do Meio Ambiente. Ele estima a participa\u00e7\u00e3o de cerca de quatro mil pessoas no encontro, que reunir\u00e1 educadores, ambientalistas e especialistas em educa\u00e7\u00e3o ambiental.
\nUm dos resultados do V F\u00f3rum ser\u00e1 a conclus\u00e3o do processo de consulta p\u00fablica para o Programa Nacional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (ProNea). <\/p>\n
A vers\u00e3o em livro do Programa, formulada pelos minist\u00e9rios do Meio Ambiente e da Educa\u00e7\u00e3o passou por uma discuss\u00e3o em todos os estados brasileiros, al\u00e9m de ter sido debatida em audi\u00eancia p\u00fablica na C\u00e2mara dos Deputados pelo diretor de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do Minist\u00e9rio do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino. <\/p>\n
O ProNea ser\u00e1 refer\u00eancia de planejamento e implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental para os \u00f3rg\u00e3os governamentais. Segundo Sorrentino, o desafio do Programa \u00e9 estimular mudan\u00e7as comportamentais, atitudes e valores para melhoria da qualidade de vida e para sustentabilidade. <\/p>\n
“O objetivo \u00e9 chegar a todas as regi\u00f5es do pa\u00eds, a todos os grupos sociais. \u00c9 termos 180 milh\u00f5es de brasileiras e brasileiros educados e educando ambientalmente, contribuindo para mudan\u00e7as de valores que revertam esse panorama de degrada\u00e7\u00e3o da natureza, do ser humano”, destaca Sorrentino.
\nO V F\u00f3rum ter\u00e1 tr\u00eas eixos tem\u00e1ticos de discuss\u00f5es. No primeiro, -Pol\u00edtica Nacional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental-, a proposta – al\u00e9m de avaliar o ProNEA, servindo como consulta p\u00fablica do programa governamental – tamb\u00e9m \u00e9 discutir o Sistema Brasileiro de Informa\u00e7\u00e3o em Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (Sibea), que visa disponibilizar informa\u00e7\u00f5es sobre o setor para o p\u00fablico.<\/p>\n
O segundo eixo, -Forma\u00e7\u00e3o do Educador Ambiental-, trabalhar\u00e1 para proporcionar aos educadores ambientais espa\u00e7os para a apresenta\u00e7\u00e3o de pesquisas e experi\u00eancias em educa\u00e7\u00e3o ambiental, incentivando a participa\u00e7\u00e3o de novos educadores. O terceiro, -Redes Sociais e Educa\u00e7\u00e3o Ambiental-, objetiva refor\u00e7ar o papel das redes de educa\u00e7\u00e3o ambiental na constru\u00e7\u00e3o de sociedades sustent\u00e1veis. Ser\u00e3o abordadas quest\u00f5es como inclus\u00e3o social e prote\u00e7\u00e3o ambiental.
\nEntre as discuss\u00f5es dos grupos de trabalhos est\u00e3o a forma\u00e7\u00e3o de facilitadores, desdobramentos da Confer\u00eancia Nacional do Meio Ambiente – Infanto-Juvenil, inclus\u00e3o digital, Agenda 21 escolar, entre outras. Est\u00e3o previstas tamb\u00e9m atividades culturais.(MMA)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Entre as discuss\u00f5es dos grupos de trabalhos est\u00e3o a forma\u00e7\u00e3o de facilitadores, desdobramentos da Confer\u00eancia Nacional do Meio Ambiente – Infanto-Juvenil, inclus\u00e3o digital, Agenda 21 escolar, entre outras. Est\u00e3o previstas tamb\u00e9m atividades culturais. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[44],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/16709"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=16709"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/16709\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=16709"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=16709"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=16709"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}